Como usar abacaxi para amolecer qualquer carne

Quer deixar aquele corte duro de carne mais suculento? O TudoGostoso te conta um truque bem simples de como amaciar carne com abacaxi

A carne vermelha é uma das proteínas animais mais consumidas pelo brasileiro. Ela é bem versátil e pode ser usada em diversos pratos. Mas você já tentou cozinhar uma carne e, na hora de preparar, percebeu que está dura e difícil de comer? Existem alguns jeitos de resolver esse problema hoje vamos te contar como usar um ingrediente bem fácil. Vem que o TudoGostoso te ensina como amaciar carne com abacaxi!

Por que o abacaxi pode amolecer a carne?

O abacaxi é uma fruta que combina bem com carne bovina. Ao mesmo tempo em que confere muito sabor, o suco ajuda a amaciar cortes duros. Isso porque a enzima presente no abacaxi digere proteínas, amolecendo os tecidos da carne antes do cozimento. O suco também dá à carne aquele gostinho ácido bem característico da fruta.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O jeito mais fácil de amaciar carne com abacaxi é extrair o suco direto da fruta. Se pasteurizado, as enzimas que amolecem as fibras da carne deixam de existir e não fazem efeito. A melhor parte é que esse truque não diminui a porção do seu corte de carne, fazendo efeito apenas para deixá-lo molinho na medida certa.

Truque para amaciar carne com abacaxi

O truque perfeito para amaciar carne com abacaxi

Aprenda como usar a fruta para amaciar sua carne

Esse processo é bem simples. Então preste atenção nesse passo a passo para amaciar carne de segunda, aproveitar cortes mais duros, ou até mesmo deixar ainda mais macio o seu churrasco.

1- Pegue um abacaxi fresco e corte em cubos pequenos o suficiente para bater em liquidificador.

2- Bata o abacaxi puro, sem água, até chegar em uma consistência de polpa.

3- Depois de cortar a carne como desejar, espalhe o abacaxi sobre todos os pedaços, de um lado e do outro.

4- Deixe descansar por volta de 4 horas. Esse tempo é o suficiente para que a enzima entre em ação.

5- Lave a carne com um pouquinho de água para retirar o excesso de polpa da fruta e tempere como achar melhor.

Como os ácidos do abacaxi são muito fortes, não deixe o suco na carne por mais de 12 horas, ou ela pode começar a cozinhar.

Qual o melhor abacaxi para ser utilizado?

Mesmo sendo eficaz em qualquer estado, é recomendado escolher a fruta não tão madura, mas também não muito verde. Use aquele abacaxi que você consideraria no ponto ideal caso fosse ser usado para comer. Uma outra dica é não resfriar, portanto nada de geladeira! Quando gelado, ele pode até funcionar, mas não vai deixar a carne na mesma consistência.

Aproveite o nosso truque de como amaciar carne com abacaxi para testar nesse prato delicioso de carne de panela com batata!

 

Recomendadas
Pela Web