Como afiar lâmina do liquidificador: truque com casca de ovo vai te surpreender

A lâmina do liquidificador não está mais cortando direito? Confira dicas para recuperar o fio e fazer receitas práticas e deliciosas

O liquidificador é um utensílio indispensável nas cozinhas. Ideal para triturar e misturar ingredientes, o equipamento é usado em inúmeras receitas de liquidificador doces e salgadas, além de sucos detox e vitaminas refrescantes. De tanto usar, com o tempo a lâmina perde o fio e não funciona mais da mesma forma.

Mas calma que você não precisa correr atrás de um aparelho novo. Com um truque simples você tem como afiar a lâmina do liquidificador e deixá-la como nova! O segredo? Casca de ovo! Confira no TudoGostoso essa e outras dicas para conservar o seu liquidificador e usá-lo em receitas incríveis!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
liquidificador em cima da mesa com gelo dentro e frutas e sucos em volta

Truques caseiros recuperam a lâmina de liquidificador que perdeu o fio

Por que é importante afiar a lâmina do liquidificador?

Já reparou que aquele liquidificador guerreiro que você tem em casa há um bom tempo está demorando mais tempo para triturar os alimentos do que costumava? Normalmente, o liquidificador é capaz de picar ingredientes bem firmes e deixá-los em pedacinhos. Essa tarefa é fácil quando o aparelho é novo e de qualidade, mas, com o tempo, o fio da lâmina começa a ficar gasto e fica difícil até fazer um simples bolo de cenoura de liquidificador.

Assim, o que era para ser um aliado de receitas rápidas vira um obstáculo. Além disso, o trabalho extra que o liquidificador terá para triturar os alimentos pode sobrecarregar o motor, principalmente com ingredientes mais exigentes. Por esses motivos, afiar a lâmina do liquidificador é fundamental para a manutenção do equipamento e para a praticidade da sua cozinha!

Como afiar a lâmina do liquidificador com casca de ovo?

O truque para afiar a lâmina do liquidificador em casa é usando casca de ovo. Não tem mistério! Em vez de jogar no lixo a casca do ovo que usou em uma receita, lave bem e deixe secar. É bom juntar cascas de pelo menos cinco ovos. Depois é só colocar no liquidificador no modo “pulsar” ou no equivalente com a velocidade mais devagar. Bata aos poucos até as cascas virarem quase uma farinha.

Retire as sobras e lave o copo para tirar qualquer resquício antes de usar o aparelho novamente. Se ainda sentir que a lâmina está gasta, pode repetir o processo o quanto quiser até o liquidificador voltar a ficar perfeito e não atrapalhar mais as receitas. E mais: essa dica também vale para o multiprocessador de alimentos.

recipiente com cascas de ovos na frente de três vasos de planta

A casca de ovo tem mais utilidade do que você imagina

O que fazer com o pó da casca de ovo que sobrar?

Agora é só jogar o pó da casca de ovo triturada fora, certo? Não necessariamente! Se você gosta de dar utilidade para tudo na cozinha e evitar desperdícios, uma dica é usar a farinha da casca do ovo como adubo! Os sais minerais deste pó são ótimos para fornecer nutrientes para as plantas. Misture com a terra no vaso ou no jardim e plante temperos, flores ou o que mais quiser para colorir a sua casa.

E que tal usar a farinha da casca do ovo nas receitas? Isso mesmo, você pode consumir a casca do ovo no dia a dia. Por causa da concentração de cálcio, esta farinha faz bem para os ossos e serve como um tipo de suplemento nutricional. Como ela fica bem fininha, dá para incluir em pratos sem afetar o gosto ou a textura. Vale usar em farofas, sopas e caldos, molhos, pães caseiros e vitaminas.

Mais dicas para afiar a lâmina do liquidificador

Se você não costuma ter muito ovo em casa, existem outras técnicas que você pode utilizar. Uma delas é o gelo. Além de servir para fazer sucos refrescantes como uma pink lemonade, bater gelo ajuda a afiar a lâmina do liquidificador ou do processador. Coloque cerca de quatro a cinco cubos de gelo e bata aos poucos na velocidade mais lenta.

liquidificador visto de cima com gelo e frutas

Antes de fazer aquele seu suco ou drink, bata o gelo sozinho no liquidificador para afiar as lâminas

É uma dica legal porque você pode afiar as lâminas toda vez que for preparar um suco, basta triturar o gelo antes de colocar os demais ingredientes. Mas cuidado com a potência! Liquidificadores e processadores mais simples ou antigos podem não ter o poder necessário e bater muitos cubos de gelo pode estragar a máquina. Por isso é importante colocar gelo aos poucos e triturar devagar, sempre atento aos sinais do equipamento.

O último método é menos prático, mas mais eficiente. Se a lâmina estiver tão gasta que nenhum truque funciona, a solução é afiá-la com uma lima ou amolador. Com cautela, remova a lâmina do copo. A maioria dos liquidificadores requer girar a peça que fica abaixo do copo no sentido horário para soltar. Passe o amolador por toda a extensão como se fosse amolar facas. Tenha muito cuidado para não se cortar! Se não tiver o amolador ou não quiser fazer por conta própria, pode recorrer a serviço técnico especializado.

Receitas de liquidificador para aproveitar o equipamento

Torta de liquidificador

A torta salgada de liquidificador tem uma massa saborosa com queijo e cebola e você pode usar o recheio que quiser, dá para fazer uma torta de frango, uma torta de calabresa e cebola e muito mais!

Pão de queijo rápido

Bateu a fome e quer um lanche rápido? Você pode fazer um pão de queijo saboroso batendo os ingredientes no liquidificador e levando a mistura ao forno por 15 minutos.

Pizza de liquidificador

Já pensou em fazer uma pizza maravilhosa em casa? Nesta receita de pizza de liquidificador, você pode preparar uma massa supermacia com o aparelho e depois é só cobrir com seu sabor predileto.

Bolo de banana rápido

Assim como em várias receitas de bolos simples, a massa deste delicioso bolo invertido de banana é batida no liquidificador.

Batidinha de frutas

É claro que os drinks e coquetéis de frutas não podiam ficar de fora! Depois de afiar a lâmina do liquidificador com gelo, acrescente uma dose de cachaça, polpa de fruta e leite condensado para fazer essa batidinha de frutas.

Veja mais:

Mixer ou liquidificador: quais as diferenças e qual o melhor para você?

3 características que um liquidificador precisa ter para você acertar na compra

Veja como fazer drinks sem álcool em receitas surpreendentes

Recomendadas
Pela Web