Como afiar a faca: aprenda truque com copo, papel-alumínio e muito mais

Foi cortar algum ingrediente e percebeu que suas facas estão sem fio de corte? Corra para ler as dicas do TudoGostoso e descubra como afiar facas e lâminas retas.

Existem alguns itens que são indispensáveis na cozinha, principalmente durante o preparo das receitas. E a faca é um deles, sem duvidas, até mesmo fora da hora do preparo. E nada pior que descobrir que esse item está completamente sem fio no momento de cortar algum ingrediente importante. Por isso, que tal conferir com o TudoGostoso algumas dicas de como afiar faca de um jeito fácil? Usamos apenas itens que com certeza você já deve ter na sua casa, como papel-alumínio, copos e até mesmo outra faca.

Como afiar faca de um jeito fácil usando utensílios que você já tem na sua casa

Uma pessoa passando a faca em um papel

Como afiar faca: mais de um truque prático e fácil para você fazer em casa

Qual a diferença entre amolar e afiar?

Muitas pessoas acham que é a mesma coisa, mas são dois jeitos diferentes de fazer sua faca ou lâmina ficar mais afiada. Amolar é colocar o fio de volta no seu lugar original, ou seja, é fazer a a lâmina voltar ao seu desenho original, arrumando possíveis ondulações ou partes tortas. Já afiar consiste em fazer movimentos que retirem a primeira camada de metal da lâmina para retornar o “fio”.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Como afiar faca usando copo de vidro?

Nessa dica você também pode usar uma caneca ou copo de cerâmica. Tanto um quanto outro vai melhorar o fio de corte da sua faca. Você só precisa usar a boca do copo ou caneca como usaria a pedra de amolar. Com a faca deitada, encostando a lâmina por completo, passe algumas vezes pelo vidro ou cerâmica, até sentir que o fio retornou. Faça isso com os dois lados da faca, dando uma leve pressão (bem de leve mesmo, cuidado nesse processo).

Como afiar faca usando papel-alumínio?

Pegue um pedaço médio de papel (você pode até reaproveitar algum pedaço que tenha ido para a geladeira ou coberto uma receita) e dobre algumas vezes, o ideal é que você fique com um quadrado ou retângulo mais ou menos grosso. Depois, com a faca deitada, passe diversas vezes e dos dois lados da lâmina pelo papel-alumínio dobrado.

Como afiar faca usando outra faca?

Isso mesmo, é possível devolver o fio de corte para um faca usando outra. O resultado fica ainda melhor se a segunda faca for de cerâmica, mas é possível usar outros tipos de faca. Mas lembre-se, o uso constante dessa dica pode acabar retirando o fio das duas facas, por isso tome cuidado e use com cautela. O passo a passo e bem simples, use a segunda faca como se fosse uma chaira ou pedra de amolar, e passe a faca sem fio deitada nos dois lados.

Como afiar faca usando a chaira?

Primeiro devemos explicar o que é esse utensílio muito usado em algumas cozinhas, principalmente na hora do churrasco. A chaira nada mais é que um item reto, cilíndrico e de aço que traz o fio de corte para facas e tesouras. Tudo que você precisa fazer é passar os dois lados da lâmina da faca na chaira, até que perceba que o fio retornou.

Obs: lembrando que essas dicas são para lâminas retas, facas de serra precisam de outras maneiras para retornarem com o fio de corte.

Veja mais:

Pare de guardar as suas facas do jeito errado agora mesmo: aprenda como fazer com o TudoGostoso!

Faca? Descasque frutas e legumes com água quente, colher ou palito de dente

Recomendadas
Pela Web