Comidas que duram mais tempo na geladeira: veja quais são

Planeje suas compras de mercado pra não faltar nem sobrar nada descobrindo quais alimentos duram mais e menos na sua geladeira

Quando a gente precisa planejar compras de mercado que durem por mais tempo, a principal preocupação é com os alimentos da geladeira, que geralmente são perecíveis. Mas existem alguns deles que duram mais que os outros e isso costuma estar relacionado à quantidade de água existente naquele alimento. Quanto menos água ele tiver em sua composição natural, mais tempo vai durar antes de você poder usar. Aqui embaixo nós falamos sobre as comidas que duram mais tempo na geladeira e ainda te damos algumas dicas de armazenamento.

Comidas que duram por mais tempo na geladeira

Alimentos que duram

Veja os legumes, frutas, verduras e hortaliças que mais duram na geladeira

Verduras e hortaliças são delicadas

Uma das classes mais difíceis em questão de durabilidade são as verduras e hortaliças, mas ainda assim existem opções espertas. O repolho, por exemplo, dura tranquilamente mais de uma semana e a couve também é das mais duradouras. No caso do alface, prefira opções de textura mais firme como o alface americano: ele dura bem mais do que a versão lisa ou crespa. Já entre as hortaliças, coentro e cheiro verde precisam ser usados em poucos dias, mas o alho-poró e a hortelã resistem mais de uma semana.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Entre os legumes, aposte nos tubérculos

Legumes que se desenvolvem abaixo da terra, os chamados tubérculos, são os que mais vão durar dentro da sua geladeira. Inseridos nesse grupo estão todos os tipos de batata, aipim, beterraba, cenoura e rabanete. Ainda dentro dessa categoria de alimentos que se desenvolvem abaixo da terra, temos dois dos temperos mais brasileiros de todos: alho e cebola. Esses alimentos duram bastante e, ao contrário do que muitos pensam, nem precisam sem conservados na geladeira.

Frutas exigem logística para não estragar

Entre as frutas, a maioria das que encontramos no mercado têm vida útil pequena, justamente pela quantidade de água contida em seu interior. Mas temos algumas exceções como maçãs, peras e laranjas, que podem se adequar melhor quando bem refrigeradas e duram um longo período de tempo. Se ainda assim você quiser comer algumas frutas que estragam rápido como morango, mamão e ameixa, compre poucas unidades delas e combine as compras com aquelas frutas que você agora sabe que vão durar mais.

Cuidados gerais para o alimento durar mais na geladeira

Todas as dicas que demos aqui em cima são relacionadas a alimentos crus e ainda com casca. Depois de descascados, cortados ou preparados, esse tipo de alimento começa a sofrer mais os efeitos da oxidação e se deteriora rapidamente, mesmo dentro da geladeira. O que dá pra fazer é tentar deixá-los refrigerados, tampados e com o mínimo de umidade possível entrando. Para reduzir a umidade, você pode colocar papel toalha dentro desse mesmo pote e, se ele for de plástico, trocar para um de alumínio que conserva melhor.

Recomendadas
Pela Web