Coco seco: como abrir e descascar a fruta de forma fácil

O TudoGostoso vai te ensinar uma técnica bem simples para você abrir e descascar um coco seco sem dificuldade!

Coco é uma daquelas frutas saborosas repletas de benefícios, superversáteis: com ela, dá para fazer diversas receitas doces e salgadas. No TudoGostoso você já viu como fazer leite de coco, açúcar de coco e até como incluir a fruta em delícias como cocada e bolo de coco gelado. Mas cá entre nós: às vezes, o desafio para poder usar o coco ésua casca dura. Como fazer para abrir o coco sem destruir tudo que está em volta e sem se machucar? O TudoGostoso vai te mostrar agora como abrir e descascar coco seco sem trabalheira. Vamos lá?

Coco aberto

Coco partido ao meio

Como abrir e descascar coco seco

Comece tirando o líquido do interior

Esse passo é bem simples. O coco possui 3 furinhos, também chamados de “olhos”. Procure qual deles é o mais macio e, com um saca-rolha ou faca, faça um furo nele. Para aumentar o furo, você pode usar um palito de madeira limpo ou até uma chave de fenda limpa. Após fazer o furo, retire toda a água do coco.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Hora de ir ao forno!

Com o interior já vazio, coloque o coco em uma assadeira e leve o coco para assar em forno preaquecido a 200º C por aproximadamente 20 minutos ou até que a casca do coco rache. Após esse tempo, é só retirar do forno e esperar esfriar.

Faca furando um dos 3 furos do coco

Faca sendo utilizada para furar um dos 3 furos do coco

Retirando a casca

Com o coco já morno (ou frio), retire toda a casca. Você vai ver como ela vai sair com facilidade! Mas você também pode contar com algumas ajudinhas extras: uma faca sem ponta pode te ajudar nessa missão. Se ainda assim estiver complicado, você pode usar um martelo limpo para dar leves batidinhas pelo coco, quebrando a casca e tornando mais fácil removê-la.

Tcharam: só a polpa do coco!

Após remover a casca, sobrará apenas a “carne” do coco! Se quiser, você pode remover a película marrom que a envolve utilizando um descascador de legumes.

Viu como é fácil descascar um coco seco? Por isso, não desanime quando for comprá-lo. Utilize esses truques, corte a polpa, congele-a e garanta vários pedaços para você utilizar quando quiser em diversas receitas com coco!

Pedaços de polpa de coco

Pedaços da polpa do coco

Recomendadas
Pela Web