Chega de sujar o fogão! Truque surpreendente impede que água de fervura transborde da panela

Água transbordando da panela nunca mais! Esse truque supersimples vai te ajudar com esse problema e você só vai precisar de um item de cozinha. Veja qual é!

Se você tem o hábito de esquentar leite no fogão, já deve ter percebido que basta um pequeno descuido para o líquido levantar fervura, borbulhar e vazar da leiteira, fazendo aquela sujeira no fogão. O mesmo acontece, por exemplo, com a água de cozimento do macarrão: se der mole, ela transborda da panela e molha tudo. Que trabalhão!

Em vez de ficar monitorando sua panela no fogo a cada segundo, existe um truque muito simples que evita esse problema, sabia? Surpreendentemente, apenas um utensílio de cozinha, que com certeza você já tem na gaveta, é capaz de evitar que o líquido fervente transborde da panela. Quer descobrir qual é? Continue a leitura!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Leite transborda facilmente depois de levantar fervura

Como evitar que a água ou leite fervente transborde da panela?

Se você já precisou limpar a bagunça que uma panela com água ou leite fervente fez ao transbordar no fogão, sabe que é uma missão trabalhosa, que faz perder tempo e ainda pode estragar a receita.

A boa notícia é que para evitar esse problema você só precisa de um item de cozinha que certamente já usa no dia a dia: a colher de pau. Sim, para evitar que a panela transborde, tudo o que você deve fazer é colocar uma colher de pau apoiada na boca da panela de forma centralizada quando for pôr um líquido para ferver.

A colher atua como uma espécie de “limite” para as borbulhas que se formam após a ebulição, impedindo que o líquido derrame para fora do recipiente. Já sabia disso?

Por que a colher de pau impede que o líquido transborde?

Colher de pau evita que água transborde

Pode até parecer mágica, mas há uma explicação física por trás desse truque. Na verdade, a colher de pau é feita de madeira, um material isolante, ou seja, que não conduz calor ou eletricidade. Ao colocar o utensílio na panela, ele está mais frio do que o líquido, então, quando a bolha de água toca na colher de pau, ela é resfriada, fazendo o vapor se liquefazer e voltar para dentro do recipiente.

Atenção para a dica: a colher de pau não pode ser usada por muito tempo, senão ficará superaquecida, o que prejudica a eficácia do truque. Uma forma de contornar esse problema é molhar a colher em água gelada de vez em quando, para que reesfrie. Dessa forma, você impede que o líquido vaze e grude nos queimadores do fogão.

Veja outras maneiras de evitar que a água transborde

Além do truque da colher de pau, há outras maneiras para evitar que o leite do mingau ou a água da massa transbordem. Veja as dicas!

Deixe a tampa da panela aberta

Se você já cozinhou arroz com a tampa fechada, muito possivelmente já sofreu com a água transbordando. É que a tampa da panela atua como uma barreira para o vapor d’água que, sem ter como sair, acelera o aquecimento da água e transborda mais rapidamente.

Então para aproveitar ao máximo o cozimento, a dica é tampar a panela no início do preparo, até que o líquido atinja a temperatura de fervura e logo em seguida retirar a tampa, para permitir que o vapor saia.

Coloque óleo

Caso a receita aceite, adicionar um pouco de azeite, óleo ou manteiga ao líquido também é uma forma de evitar que transborde. A gordura atua principalmente impedindo que se forme espuma, que é o que normalmente cai no fogão.

Veja mais:

Descascar camarão desse jeito vai economizar o seu tempo na cozinha

5 receitas caseiras incríveis para remover manchas de ferrugem do fogão e forno

Descubra como conservar o azeite em casa

Recomendadas
Pela Web