Cascas de frutas surpreendem em receitas de sobremesas deliciosas. Veja 15 opções de doce e evite desperdício!

Que tal transformar cascas de frutas em geleias, bolos, biscoito e até sorvete? Chega de desperdício. TudoGostoso te ensina receitas deliciosas, fáceis de fazer e que aproveitam todo o ingrediente. Confira a lista!

Você também tem pena de jogar comida no lixo? Sempre que possível, é bacana tentar dar novos usos para talos, folhas, cascas e sobras de comida no geral. Chazinhos, sucos e até adubo para planta são algumas alternativas, mas hoje vamos te mostrar como reaproveitar cascas de frutas fazendo sobremesas deliciosas.

As cascas, que quase sempre vão parar no lixo, podem virar receitas bem gostosas, incluindo bolos, doces em compota, manjar, biscoito, geleia e até sorvete! Dá para acreditar? O TudoGostoso te mostra que é possível. Confira as receitas abaixo e aproveite!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Cascas de laranja podem virar doce, geleia e bolo

Receitas com cascas de frutas

Utilizar as cascas de frutas para cozinhar é uma ótima forma de evitar desperdício e ainda se beneficiar das fibras, vitaminas e fontes oxidantes contidas nelas. Veja algumas sugestões:

1. Docinho de casca de laranja

Preparou suco de laranja para o almoço? Reserve as cascas para a sobremesa: um docinho de casca de laranja que leva leite condensado, creme de leite, açúcar e um toque de canela. Não se esqueça de higienizar bem a casca antes de usar, ok?

2. Bolo de casca de banana

Bolo de banana provavelmente você já comeu, mas e bolo de casca de banana? Essa é uma alternativa legal para aproveitar toda a fruta. Para essa receita, você vai precisar da casca de quatro bananas, que serão batidas no liquidificador junto com gemas, leite, margarina e açúcar. Confira o passo a passo!

3. Bolo de casca de maçã

Falando em bolo, também dá para aproveitar a casca de maçã para preparar aquele bolinho que combina superbem com um cafezinho no lanche da tarde. Para essa receita, separe as cascas bem lavadas de quatro maçãs. Elas irão para o liquidificador junto com óleo e ovos. Veja os demais ingredientes da receita experimente!

4. Manjar de casca de abacaxi

Manjar tradicional já é delicioso e essa versão de abacaxi traz uma bossa a mais. E o melhor: é feito com as cascas, claro. Não se preocupe porque a casca é batida no liquidificador com água e depois coado, ou seja, seu manjar vai ficar lisinho e cítrico. Depois é só cozinhar com amido de milho e finalizar com canela. Faça na sua casa!

5. Doce de casca de melancia

Tenho certeza que você sempre joga a casca da melancia fora sem imaginar que ela também pode virar um doce delicioso. Seu preparo é parecido com o de cocada de corte. É a base da casca de melancia ralada e açúcar. Ficou curioso? Experimente em casa e conta para gente o que achou!

6. Bolo de casca de laranja

A casca da laranja é bem versátil e pode se transformar em várias receitas. Esse bolo aproveita toda a fruta e fica bem fofinho. Separe o chazinho de sua preferência e anote os ingredientes desse bolo superaromático: uma laranja com casca, farinha, açúcar, fermento, ovos e óleo. Confira todos os detalhes.

7. Casca de laranja açucarada

Mais um uso para a casca da laranja! Essa sobremesa fica doce e azedinha ao mesmo tempo e vai agradar a família toda. Ainda é muito simples de fazer porque só leva três ingredientes: casca de laranja, açúcar cristal e água. Uma dica extra: a casca açucarada também serve para harmonizar seu drink com gin.

8. Geleia de casca de abacaxi

Mais uma receita facinha para reaproveitar cascas de frutas: geleia de abacaxi, que vai bem na torradinha, em tortas e o que mais sua criatividade mandar. Você vai precisar da casca de um abacaxi, açúcar e água. Veja como preparar.

9. Doce de casca de maracujá

Esse doce de casca de maracujá vai te surpreender! Chega de se sentir frustrado por jogar fora a maior parte da fruta! Dá para comer ele puro ou usar como recheio para crepes, tortas, pavê… explore e se delicie!

10. Bolo de casca de abóbora

Essa é novidade, em? A abóbora é um legume bem adocicado, que pode ser preparado salgado ou doce. Mas usar a casca para fazer bolo é uma proposta bem diferente, que vale a pena testar. Para esse preparo, você vai precisar de 2 xícaras de cascas picadas de abóbora moranga. Aprenda a fazer!

11. Sorvete de casca de manga

Duvido que você já tenha cogitado transformar a casca de manga em um sorvete caseiro, hein? Sim, é possível e apenas com ingredientes que você já tem em casa, como ovos, creme de leite e açúcar. O segredo está em cozinhar as cascas antes de usá-las. Dá para experimentar essa semana, viu?

12. Doce de casca de banana

Doce de banana você já deve ter comido, né? Mas e doce só com as cascas da banana? Dá para fazer e fica muito gostoso! A receita também leva cravo e baunilha para dar aquele sabor ainda mais especial. Testa e conta pra gente!

13. Brigadeiro de casca de banana

Você não leu errado: dá pra fazer brigadeiro de casca de banana! Ficou com vontade de provar? Então separe aí as cascas de 3 bananas cortadas em tiras. açúcar, manteiga, trigo, leite, leite em pó, achocolatado e granulado para decorar. O primeiro passo é cozinhar as cascas com água e açúcar. Confira todo o modo de preparo!

14. Geleia de casca de uva

Se você está acostumado a tirar as cascas das uvas antes de comer, acabou de achar um uso para essa parte que iria para o lixo: uma belíssima geleia de uva. Os ingredientes são aqueles clássicos de uma geleia, água, açúcar e fruta. Use onde preferir!

15. Biscoito de casca de limão

Biscoito amanteigado é uma delícia! Essa versão ainda leva o azedinho do limão… combinação perfeita! Anote os ingredientes: casca de um limão, água, açúcar, farinha de trigo e margarina. Ótima opção de lanchinho da tarde, hein?

Veja mais:

Exagerou no açúcar? Aprenda a salvar uma receita que ficou muito doce!

Como fazer cocada cremosa, de forno, tradicional e de maracujá: veja receitas do TudoGostoso

Receita de donuts: aprenda a fazer a rosquinha de filme americano em casa

Recomendadas
Pela Web