Carnes de primeira e segunda: veja as diferenças entre elas

Carnes de primeira e segunda: veja as principais diferenças entre elas!

Fala-se muito sobre carnes de primeira e segunda, mas você sabe quais são as diferenças entre eles? O boi tem 21 cortes usados para o consumo e as diferenças entres eles estão principalmente na quantidade de nervos e gordura. Veja a seguir as diferenças entre as carnes de primeira e segunda:

Filé mignon: carne de primeira temperada com sal e pimenta

Filé mignon: carne de primeira temperada com sal e pimenta

As carnes de primeira

As carnes de primeira são mais macias porque estão localizadas nas regiões em que o animal pouco movimenta e nas quais os músculos são maiores. Essas carnes têm pouco colágeno e são ótimas para fazer churrasco e assados, pois submetidas a altas temperaturas elas mantêm o sabor e a maciez. São elas: baby beef, maminha, coxão mole, lagarto, contrafilé, patinho, picanha, filé mignon e alcatra. Confira no TudoGostoso algumas receitas incríveis com esses cortes: batata dourada com baby beef, maminha ao forno, coxão mole ao molho, lagarto à vinagrete, contrafilé na pressão, patinho ao vinho, picanha invertida, filé mignon ao molho de mostarda e tiras de alcatra ao molho barbecue.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

 

Fraldinha: carne de segunda

Fraldinha: carne de segunda

 

As carnes de segunda

As carnes consideradas de segunda são menos macias pois ficam nas regiões em que o animal se movimenta mais. Os músculos dessas regiões são pequenos e têm mais colágeno. Por esse motivo, quando as carnes são expostas ao calor direto, costumam ficar mais duras. Elas são boas para fazer ensopados, guisados e tortas. As carnes de segunda são: músculo dianteiro, coxão duro, chuleta, capa de filé, costela, paleta, fraldinha e acém. Veja no TudoGostoso receitas deliciosas com os cortes: músculo com cebolas, estrogonofe de coxão duro, chuleta assada com batatas, capa de filé na panela de pressão, costela na panela de pressão, paleta recheada, fraldinha assada e acém ao molho com batata.

Paleta: carne de segunda

Paleta: carne de segunda

Veja também

Conheça os cortes de carne vermelha

Carnes ideais para fazer hambúrguer: confira

Receitas de costela: 30 opções para você aproveitar

Recomendadas
Pela Web