Carne para churrasco: aprenda a escolher os melhores cortes

Não sabe como preparar a carne para churrasco? Não tem problema! Com o TudoGostoso, você encontra dicas, truques de cozinha e ainda tira suas dúvidas sobre como chegar ao ponto certo da carne.

Será que você sabe como escolher a melhor carne para churrasco? Quando chega o final de semana, o churrasquinho é a pedida certa. Por isso, o TudoGostoso preparou um guia para te ajudar desde a primeira etapa: a compra da carne certa. Te orientamos a diferenciar a carne para churrasco para assar da carne para grelhar. Além disso, você confere quais são os melhores cortes de carne e como chegar no ponto ideal.  Coloca o carvão para grelhar, porque o churrasco vai assar!

Carne para churrasco: carne mal passada em cima de uma mesa

Confira como acertar no ponto da sua carne para churrasco

Qual a melhor carne para churrasco?

Existem sete melhores tipos de carne para churrasco. Elas são: picanha, costela, alcatra, contrafilé, fraldinha, cupim e maminha. Escolha por uma delas e prepare o seu churrasco.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Qual a pior carne para churrasco?

A carne bovina é a que mais apresenta problemas para o seu churrasco, por falta de maciez e suculência. Por isso, evite comprar ponta de peito, lagarto, coxão duro, patinho, pescoço, músculo, capa de filé e ponta de agulha.

Qual é a carne boa e barata para churrasco?

O miolo de alcatra, também conhecido como coração de alcatra, é uma carne boa e barata para o seu churrasco. Como ela possui poucas fibras, sempre fica macia e suculenta. Ela é uma ótima indicação para substituir a alcatra.

Qual carne é macia para churrasco?

As carnes mais maciais para churrasco são: a fraldinha (localizada na lateral do boi), o cupim (rico em gordura entremeada) e o contrafilé.

Confira como escolher e como fazer carne para churrasco

Ainda não sabe o que preparar para o final de semana? Fazer um churrasco ou colocar uma carne para assar no forno pode ser uma boa pedida. Para isso, é importante escolher corretamente a melhor carne.

Carne para assar

Se você deseja assar a carne e não tem uma churrasqueira, uma boa opção é prepará-la no forno. Existem algumas carnes indicadas para esse preparo, como a picanha, a maminha, a brisket, a alcatra, o filé mignon, o coxão mole,  o tomahawk, entre outras.

Porém, não basta comprar a carne certa, você também precisa tomar alguns cuidados para assá-la. Mantenha os cortes inteiros e longos. Tenha paciência, pois para assar a carne o processo pode ser longo. Um truque de cozinha para a carne não ressecar é embrulhá-la em um papel alumínio. De 30 em 30 minutos, confira como ela está. Para chegar ao ponto, verifique se a carne está firme.

Carne para grelhar

Se você deseja grelhá-la, você deve optar por essas carnes: lombo, como a bisteca, filé mignon, contrafilé, alcatra, miolo da alcatra, picanha, maminha, fraldinha, patinho e coxão mole.

Quais são os cortes de carne para churrasco mais indicados?

Existem alguns cortes de carne que são ideais para churrasco. Você pode apostar na picanha, que possui sabor mais forte devido a sua capa de gordura, a alcatra, o contrafilé, a maminha e a costela.

Pontos da carne para churrasco: como alcançar o ponto certo

O ponto da carne pode variar de acordo com o gosto de cada pessoa. Por isso, não existe um ponto ideal, mas sim diferentes modos de fazer a carne.

Malpassada

A carne mal passada precisa ser selada aos poucos, por quatro ou cinco minutos cada lado. Para saber se você alcançou o ponto, verifique se a coloração interna é rosada opaca e levemente dourado na parte externa.

Ao ponto

Já a carne ao ponto deve ser assada aos poucos, por seis a sete minutos cada lado. Você saberá que chegou ao ponto, se ela estiver rosada no meio e por fora possuir bordas tostadas.

Bem-passada

Se você não gosta de uma carne mais vermelhinha, então você deve assá-la por 10 minutos cada lado. Dessa forma, ela ficará na cor marrom, mais rígida e sem suco. Vale tomar cuidado para não torrá-la.

Carne para churrasco: carne de churrasco em cima de uma tábua

Carne para churrasco: confira como chegar na carne bem passada

Qual a quantidade de carne para churrasco?

A quantidade média (ideal) é de 500g a 700g por pessoa. Confira essa sugestão de churrasco para 10 pessoas. Como entrada, sirva 10kg de linguiça toscana, 500g de pão de alho e 500g de queijo coalho. Além disso, faça 500g de fraldinha ou maminha e 2,5kg de picanha. Dessa forma, você vai servir os seus convidados de uma maneira satisfatória.

Como preparar a carne para churrasco?

Primeiro, corte a carne de forma perpendicular à fibra. Em seguida, coloque a carne cortada em uma travessa e coloque os temperos. Você pode usar alho triturado, pimenta-do-reino, sal grosso, folhas de louro e alecrim. Deixe a carne temperando na geladeira um dia antes do churrasco. Dessa forma, ela vai absorver bem os temperos. Pronto! No dia do churrasco, é só retirar a carne e colocar para assar.

Ficou com água na boca? Então confira como fazer 3 receitas para o seu churrasco. Espetinho, molho de alho e salada de ovos: aproveite!

Veja mais: 

Receita de churrasco gaúcho

Receita de churrasco com coxão mole

Escolha os melhores utensílios para fazer o churrasco perfeito

Recomendadas
Pela Web