Caranguejo: dicas de como fazer e receitas com o marisco

Confira no blog do TudoGostoso dicas de como fazer caranguejo e receitas deliciosas com o marisco rico em proteínas

Inicialmente, pode parecer difícil preparar caranguejo, mas com os utensílios certos e com boas instruções, é possível fazer carne de caranguejo perfeitamente. Confira a seguir dicas de como fazer caranguejo e receitas com o marisco.

Caranguejo: dicas de como fazer e receitas com o marisco

caranguejo

Caranguejo: veja dicas de como fazer e receitas

Antes de preparar caranguejos

Ao comprar caranguejos, reflita qual opção é melhor para você: caranguejos vivos são muito mais frescos, mas precisarão ser sacrificados, o que nem todos conseguem fazer. Se esse for o caso ou se houver dúvida sobre a capacidade de sacrificá-lo, considere comprá-lo recém-sacrificado.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Algumas partes do marisco são bem afiadas, como as garras. Por isso, tome muito cuidado ao remover a casca dele. Após retirar a casca, confira se não há fragmentos presos a ela.

Dicas para cozinhar caranguejos na água

Utilize cerca de 1 litro de água para cada caranguejo que for cozinhar. Quando ela estiver fervendo, adicione o marisco e deixe cozinhar em fogo brando. Dependendo do tamanho do crustáceo, o cozimento pode demorar de 8 a 20 minutos. Ele estará pronto quando a casca adquirir uma cor laranja ou vermelha. Para que o marisco pare de cozinhar, dê um choque térmico nele mergulhando-o em água gelada por cerca de 15 segundos.

Dicas para cozinhar caranguejos no vapor

O cozimento a vapor é um pouco mais demorado que o cozimento em água, sendo o tempo mínimo cerca de 20 minutos. Da mesma maneira que os caranguejos ganharão uma cor avermelhada no cozimento com água, o mesmo acontecerá no cozimento à vapor. Faça também o mesmo procedimento de choque térmico, depositando o marisco em água gelada.

Dicas para assar caranguejos na churrasqueira

Limpe os caranguejos, removendo os olhos, mandíbulas, brânquias e o avental em uma corrente de água fria. Também quebre as garras sem arrancá-las e tempere a seu gosto. Asse de 10 a 15 minutos, vire-o e tempere-o novamente. Tampe a churrasqueira e deixe assar por mais um tempinho. Use a mesma dica de conferir a cor avermelhada dos caranguejos para saber se está pronto

Como retirar a carne do caranguejo

Essa etapa é feita após o cozimento do caranguejo. Atente-se ao passo a passo e retire a carne de maneira simples e prática:

1) Retorça as garras e patas do caranguejo.

2) Com um martelo específico para caranguejos ou um quebra-nozes, quebre a casca nos pontos das articulações e na parte mais larga da carapaça, que são mais frágeis.

3) Ponha o caranguejo de cabeça para baixo, pegue o avental (sulco abdominal) e puxe para cima. Descarte essa parte do caranguejo.

4) Vire o caranguejo do outro lado e também descarte a parte de cima da carapaça.

5) Coloque mais uma vez o marisco de cabeça para baixo e limpe as brânquias, as vísceras e a mandíbula.

6) Por fim, divida o caranguejo na metade. A carne ficará visível e pronta para ser consumida.

Receitas com caranguejo

Confira 4 receitas deliciosas de caranguejos do TudoGostoso para se aventurar no preparo em casa e surpreender a família e amigos!

Caranguejo com leite de coco

Caranguejo com pirão

Caranguejo carioca

Caranguejada na cerveja

Recomendadas
Pela Web