Aproveite até o talo dos legumes e verduras em receitas surpreendentes, nutritivas e econômicas

Os talos dos vegetais podem ser tão nutritivos e saborosos quanto as partes convencionais mais consumidas no dia a dia

Quando você come uma couve, um brócolis ou outro vegetal, você tem o costume de cortar apenas a parte que costuma comer e jogar o talo fora? Esse hábito tão comum acaba desperdiçando componentes igualmente consumíveis, como é o caso do talo. Se souber usar, você pode preparar receitas incríveis usando até o talo dos vegetais e evitar o desperdício de alimentos. Descubra porque e como aproveitar o talo dos legumes e verduras no TudoGostoso!

talos de legumes e verduras: homem em fazenda segurando caixa com vegetais como cenoura e aipo

Por que só consumir parte dos vegetais se você pode fazer receitas saudáveis e apetitosas até com o talo?

Quais são as partes comestíveis dos vegetais?

Afinal, o que dá para consumir em cada vegetal? Como regra geral, a parte comestível dos vegetais determina a sua classificação. Verduras são vegetais nas quais nós comemos folhas ou flores. É o caso da alface ou da couve. Se deixamos as folhas de lado e comemos vagens, frutos, raízes ou sementes, é um legume. É a situação da couve-flor e da cenoura.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Mas onde entra o talo nessa história? A grande questão é que estamos tão acostumados a aproveitarmos apenas os componentes mais substanciais e conhecidos dos legumes e verduras que deixamos de lado talos e cascas que também podem ser consumidos. No fim, os vegetais têm mais partes comestíveis do que acreditamos. É tudo uma questão de saber preparar da forma adequada.

Por que comer talos de legumes e verduras?

Se os talos não são consumidos normalmente, por que incluí-los na alimentação? Para começar, é uma maneira de evitar desperdícios e ainda economizar na compra do mês. Da mesma forma que apostar em alimentos da safra de inverno ou da safra de verão nos meses correspondentes, aproveitar os vegetais até o talo ajuda a gastar menos enquanto come bem.

Não é porque costumamos descartá-los que os talos de legumes e verduras são lixo. Na verdade, essa parte dos alimentos concentra uma boa dose de vitaminas e sais minerais. Ou seja, os talos tem tudo para fazer muito bem ao nosso corpo. É a mesma situação das cascas de frutas, que são tão ignoradas mas podem render geleias e doces saborosos e nutritivos.

talos de legumes e verduras: homem manuseando vegetais colhidos em uma caixa

Os talos de legumes e verduras são nutritivos e podem adicionar sabor à comida

Como incluir os talos de vegetais na alimentação?

O maior motivo da falta de popularidade dos talos de legumes e verduras nas mesas de jantar é que não estamos acostumados a usá-los. Como consequência, não sabemos como preparar esses alimentos e eles acabam menos apetitosos por causa das diferenças no sabor e na textura.

Se os vegetais já não são os alimentos prediletos da maioria das pessoas, imagine se for um talo mal preparado? A boa notícia é que você não precisa fazer nenhum sacrifício de comer uma comida ruim só para aproveitar o talo.

Corte os talos em pedacinhos e pode incrementar sopas, saladas e arroz. Bem triturados, rendem excelentes suco detox e caldos mais encorpados. Eles servem inclusive para dar gosto à massas como panquecas saudáveis, omeletes e bolinhos de talos.

Talos de legumes e verduras deliciosos para experimentar

conheça mais sobre o aipo

O talo do aipo é um ingrediente conhecido da culinária

Aipo

O aipo, ou salsão, é um bom exemplo da delícia que o talo pode ser. É um caso raro de talo que já está presente na nossa alimentação. A planta inteira, das folhas ao talo, é usada em receitas. O talo do aipo é picado em tirinhas e usado para temperar pratos ou até ser o protagonista em preparos como a salada de aipo. Ele também finaliza bem sopas e caldos como a sopa de batata com aipo.

Couve

O talo da couve é um ingrediente mais versátil do que parece. É uma parte da couve que ainda traz fibras do alimento e pode ser usado em receitas frescas para o verão ou pratos quentinhos para o inverno. Caldo de inhame com talo de couve, picles de talo de couve, farofa de talo de couve… São tantas opções diferentes que é difícil escolher qual preparar primeiro!

Beterraba

O talo da beterraba é roxo como o tubérculo e também carrega fibras, minerais e vitamina A. A dica de preparo é usar em receitas que já levem a beterraba. Uma salada de beterraba pode usar a planta inteira bem picadinha. A sopa de legumes na panela de pressão fica boa se usar o talo junto com todos os outros legumes e verduras.

Brócolis

O talo do brócolis não serve apenas para segurar os floretes juntos. Em vez de descartá-los, que tal fazer um talo de brócolis assado para incluir no prato? Ou então experimente um bolinho de talo de brócolis como petisco. Para um lanche mais saudável, faça uma torta salgada de brócolis usando o vegetal inteiro, com talo e tudo.

como cozinhar brocolis

Aproveite o brócolis por completo utilizando até o talo do vegetal!

Espinafre

O talo do espinafre bem picadinho pode ser acrescentado a saladas e tortas salgadas facilmente. O souflé de espinafre tradicional utiliza apenas as folhas, mas pode ficar com mais sabor se usar o vegetal inteiro. O bolinho de talo de espinafre com fubá e o tempurá de talo de espinafre são opções de lanches rápidos para fazer no dia a dia quando tiver uma sobra de talo de espinafre na cozinha.

Agrião

O agrião é muito utilizado em saladas, mas o comum é usar as folhas. No caso do talo do vegetal, a dica é o delicioso vinagrete com agrião como acompanhamento de carnes. Ainda dá para fazer espaguete com talo de agrião e alho ou incrementar um pastel de palmito.

Alerta: não consuma talo de mandioca

Para a maioria dos talos de vegetais, não existe qualquer tipo de contraindicação, mas a mandioca é uma exceção. O talo da mandioca é tóxico e não deve ser consumido. Neste caso não tem jeito se não descartar. De resto, todos os talos de vegetais conhecidos estão liberados para consumo com segurança.

Veja também: 

Aprenda a fazer receitas salgadas deliciosas com casca de banana, batata e até melancia

Detox não é só suco: saiba o que comer para fazer uma dieta detox e eliminar toxinas e inchaço

Aprenda a fazer receitas com frango usando sobras do almoço e jantar

Recomendadas
Pela Web