Aprendendo a cozinhar: confira dicas importantes

Confira essas dicas importantes para os iniciantes na cozinha!

Cozinhar pode parecer um bicho de sete cabeças para quem não está acostumado com a atividade, mas só há uma maneira de conseguir esse jeito: praticando bastante! O ideal é começar sempre por receitas mais simples para logo depois se aventurar em pratos mais complexos. A prática leva à perfeição, mas o TudoGostoso vai te ensinar alguns truques que podem encurtar ainda mais esse caminho. Confira essas dicas para quem está aprendendo a cozinhar:

aprendendo a cozinhar

Confira essas dicas para os iniciantes da cozinha

Dicas para quem está aprendendo a cozinhar

Tenha todos os ingredientes

Para que não haja nenhum tipo de imprevisto, faça uma lista de ingredientes antes de começar a sua receita! Nada pior do que no meio do preparo perceber que falta alguma coisa. Por isso, veja se você tem tudo que precisa na sua despensa.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
aprendendo a cozinhar

Tenha todos os ingredientes necessários

Compre mais que só o necessário

Saiu para comprar os ingredientes para a sua receita? Compre sempre mais do que o indicado! Assim você terá uma margem de erro com os ingredientes, para que se não der certo, você possa repetir o processo.

Siga a receita

Uma das dicas mais importante e mais simples: sempre siga a receita à risca! Para você que está começando, o ideal é seguir todos os passos e sempre do modo como é mostrado. Não tente mudar alguma coisa, tirar algum ingrediente ou improvisar. Deixe isso para quando você estiver mais seguro com a receita e com a cozinha no geral!

Fique de olho no gás

Imagine estar preparando uma receita que precisa de muito tempo no forno e seu gás acaba? Tão importante como qualquer outro ingrediente, o gás é peça fundamental na sua receita. Por isso, se o seu prato depende do forno ou do fogão, se certifique que você tem gás suficiente para começar e terminar a receita.

Prove o tempo todo

Em muitas receitas alguns ingredientes vem com a quantidade a gosto. Isso quer dizer que vai depender do seu paladar e de como você vai querer a receita: mais salgada ou mais doce. Por isso, é importante provar do começo ao fim do preparo: isso impede que você acabe errando a mão e deixando sua comida muito salgada ou muito doce.

aprendendo a cozinhar

Prove sua receita

Preste muita atenção

Não se distraia com facilidade: certas receitas pedem um tempo de forno ou congelador muito alto e um momento de distração pode estragar tudo. Não deixe a receita no fogo e vá ver televisão!

Veja também: 

6 truques de cozinha para facilitar a sua vida 
7 receitas simples para quem quer começar a cozinhar 
5 erros comuns dos iniciantes na cozinha 

Recomendadas
Pela Web