Aprenda a fazer requeijão caseiro: receita rápida, barata e saudável para sempre ter na geladeira

Já provou requeijão cremoso? Essa é uma receita supersimples que surpreende! Pode ser usada no pãozinho do dia a dia, em receitas e até em sobremesas. Quer aprender a fazer? Confira o passo a passo e as dicas que separamos para você!

Quem não ama requeijão com um pão quentinho, torradinhas ou até pão de queijo? Embora estejamos acostumados a comprar no mercado, fazer requeijão caseiro é muito simples e ainda sai mais em conta, sabia? Isso porque a receita leva pouquíssimos ingredientes e rende uma quantidade generosa.

Se você quer aprender a fazer seu próprio requeijão, está no lugar certo. O TudoGostoso reuniu neste artigo dicas para o requeijão caseiro dar certo, como conservar e como utilizar no dia a dia. Quer conferir? Continue a leitura!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O requeijão caseiro fica saboroso e cremoso, além de ser prático de preparar

Qual a diferença entre requeijão caseiro e industrializado?

Como você já deve imaginar, o requeijão feito em casa leva menos ingredientes, além dos insumos serem mais naturais. Isso faz dele uma opção mais saudável para o dia a dia, já que não leva conservantes, aromatizantes e corantes, por exemplo — substâncias normalmente usadas na versão industrializada.

O sabor é um pouco diferente, mas é igualmente delicioso e pode ficar muito cremoso se fizer direitinho. Além de servir como recheio para pão e torrada, também pode ser usado em preparos que levam requeijão, como é o caso da receita de fricassé.

Como fazer requeijão caseiro?

A receita de requeijão caseiro, como você pôde ver, é ideal para quem está buscando ter uma alimentação mais natural, mas também é uma mão na roda para quem só descobriu em cima da hora que não tem requeijão na geladeira.

Provavelmente você já tem os ingredientes necessários em casa, quer ver? Para preparar, separe 2 litros de leite, vinagre ou suco de limão, manteiga e sal. Fácil, né? Agora, veja o modo de preparo no vídeo:

Como conservar o requeijão caseiro?

Como falamos acima, o requeijão caseiro não leva conservantes como o industrializado. Justamente por isso deve-se ter mais cuidado para conservá-lo com segurança. Use um pote hermético para guardar a receita e mantenha na geladeira, de preferência na parte mais gelada do eletrodoméstico. Dessa forma, o requeijão caseiro dura 5 dias, em média.

Como usar o requeijão caseiro?

Requeijão combina muito bem com receitas salgadas, mas também pode ser usado em sobremesas

O modo de uso do requeijão caseiro é idêntico ao industrializado. Isso porque se feito corretamente, a versão feita em casa fica muito cremosa e saborosa. Ele serve para para passar no pão, torrada, pão de queijo e o que mais quiser.

Além disso, serve de ingrediente para preparos que levam requeijão. Para te inspirar, separamos abaixo algumas receitas que combinam perfeitamente com requeijão caseiro. Veja quais são e experimente!

Pão caseiro fácil

Requeijão caseiro combina com… pão caseiro! Essa combinação é de comer rezando!

Torrada de micro-ondas

Que tal transformar o pão dormido em torradinhas deliciosas para comer com requeijão? Receita superprática de micro-ondas, confere só!

Pão de queijo

Um pão de queijo quentinho banhado no requeijão é irrecusável. Cai bem no café da manhã, à tarde ou em qualquer horário do dia. Veja como fazer com apenas 3 ingredientes!

Sorvete de queijo com goiabada

Estava achando que só dava para usar requeijão em receitas salgadas? Esse sorvete de queijo com goiabada é a prova de que essa delícia vai bem com tudo. Faça para a sua família!

Camarão com requeijão

Receita especial para um almoço de domingo. Só precisa de um arrozinho de acompanhamento e nada mais. Fica pronta bem rapidinho, veja o passo a passo!

Macarrão com requeijão

Que tal um macarrãozinho com queijo, presunto e requeijão? Uma receita supercremosa e cheia de sabor para quem ama queijo!

Torta de liquidificador de frango com requeijão

Amamos receitas de liquidificador por conta da praticidade. Você também? Então, essa torta de frango com requeijão fará parte do seu cardápio com toda certeza. Essa versão leva queijo, milho, alho poró e muito mais. Veja como fazer!

Veja mais:

Torta de sardinha de liquidificador: receita prática para os dias corridos

Como fazer chantilly: aprenda a acertar o ponto e a salvar o creme caso fique aguado

Como fazer suspiro: aprenda passo a passo para um merengue dos deuses

Recomendadas
Pela Web