Amêndoa sem pele em poucos minutos: truque é fácil e econômico

Remover a pele da amêndoa em casa é mais simples do que parece!

A amêndoa pode ser usada de inúmeras maneiras na culinária. Dos salgados até os doces, da farinha de amêndoa até o leite de amêndoa. Mas, na hora de comprar o ingrediente no mercado para preparar todas as delícias, resta uma dúvida: com ou sem pele? A amêndoa sem pele está pronta para usar, mas é mais cara. Se você quer fazer receitas incríveis com o ingrediente sem gastar muito, descubra no TudoGostoso como tirar pele de amêndoa em casa.

amêndoa sem casca em um pote branco com as cascas ao lado

Tirar a última camada de casca da amêndoa é mais simples do que aparenta

Quais os benefícios das amêndoas?

Assim como as demais oleaginosas, a amêndoa é uma excelente fonte de proteína vegetal e contém fibras e gorduras saudáveis. Vitaminas como B2 e E e sais minerais como cálcio, manganês, magnésio, fósforo e ferro também estão presentes em altas quantidades. Por causa disso, as amêndoas substituem bem proteínas animais, como carne e ovo. Até o leite de vaca pode ser substituído pelo leite vegetal de amêndoas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Para o nosso corpo, toda essa composição de nutrientes protege o coração contra doenças cardiovasculares, fortalece os ossos e mantém a saúde da pele. O sistema digestivo também é beneficiado por causa das fibras e até pode combater a diabetes por controlar a absorção do açúcar pelo sangue. A quantidade ideal de amêndoas por dia é em torno de 30g, ou 30 unidades.

Por que tirar a pele da amêndoa em casa?

Uma das características das amêndoas é a sua pele amarronzada que é a última casca de proteção do fruto. Para fazer receitas ou mesmo comer puro, muita gente prefere removê-la primeiro. Só que, por acreditar que vai dar muito trabalho tirar a camada exterior de uma em uma, muitas pessoas preferem já comprar a versão sem a pele.

Só que isso tem um preço. Uma amêndoa, avelã, noz ou qualquer outra semente sem casca e sem pele podem custar até o dobro do produto puro e inteiro. Por isso, comprar o alimento com a pele e descascá-la em casa é ideal para economizar. De quebra, você ainda garante um ingrediente mais fresco e que ficou bem protegido até a hora de preparar o prato. É uma troca que compensa bem, principalmente porque dá menos trabalho do que aparenta.

amêndoa com pele em uma tigela com jarro de leite de amêndoa do lado

Você pode usar a amêndoa com casca nas receitas ou removê-las em poucos minutos

Truque para tirar pele de amêndoa

A pele da amêndoa é bem presa ao fruto seco. Tirá-la na mão parece uma missão impossível, mas você não precisa de nenhuma ferramenta profissional ou truque de mágica. Tudo que precisa é de água fervente. Pegue uma panela com água e coloque no fogo alto. Quando a água ferver, adicione as amêndoas. Pode colocar a quantidade que quiser.

Após um minuto, as amêndoas que estavam no fundo vão começar a flutuar. Quando isso acontecer, você saberá que estão no ponto certo. Com uma escumadeira ou colher retire as que estiverem flutuando. Passe em água fria ou espere esfriar um pouco para conseguir segurá-las sem se queimar. É só apertar na ponta que a amêndoa sai do outro lado e deixa a pele para trás. É um resultado bem parecido ao processo de cozinhar pinhão.

Calor ajuda a remover pele de outras oleaginosas

Outras sementes como nozes, avelãs e castanhas são vendidas com a sua casca mais dura. Nesses casos, não tem muito jeito além de quebrá-las com um martelo para conseguir o fruto. No entanto, mesmo após esse trabalho, elas continuam com uma pele interna como a amêndoa.

Tem gente que não se incomoda e consome as oleaginosas com a pele, mas se você quiser a semente limpinha para as receitas, se liga nas dicas! No caso da avelã e do amendoim, coloque as sementes em uma frigideira e leve ao fogo baixo. Deixe tostar levemente por alguns minutos. Se sacudir a frigideira algumas peles já saem sozinhas. Para tirar as outras é só esfregar com a mão ou em um pano limpo que elas soltam na hora. Parece mágica!

No caso das nozes, a textura enrugada da semente deixa a tarefa mais difícil, mas novamente o calor vem ao resgate! Pegue uma panela funda, coloque água e deixe ferver. Quando borbulhar, adicione as nozes. Assim que a água ficar com uma cor esbranquiçada, desligue o fogo e tire as nozes da panela. Espere esfriar e tire a pele da noz com a mão facilmente.

Receitas com amêndoa para aproveitar o sabor e os nutrientes do ingrediente

torta de amêndoas em uma assadeira

A torta de amêndoa é ideal para experimentar todo o gosto desta semente

Torta de amêndoas

Nesta torta doce, a amêndoa é a protagonista do recheio e deixa a sobremesa com o aroma e o sabor inconfundíveis desta oleaginosa.

Macaron au chocolat

O macaron é um doce francês clássico que usa farinha de amêndoa para fazer os biscoitos leves e crocantes que são recheados depois com uma cremosa ganache.

Salpicão natalino

Não precisa ser natal para você adicionar lascas de amêndoas no seu salpicão bem temperado e leve.

Brigadeiro gourmet com amêndoa

Esta versão sofisticada do tradicional docinho de festa usa lâminas finas da amêndoa ao redor.

Brownie sem glúten e sem lactose

Este brownie é um ótimo exemplo de como a farinha de amêndoas pode substituir a farinha de trigo para quem é celíaco ou quer uma sobremesa diferente.

Veja mais:

Proteína não é só carne: garanta saciedade na dieta com essas 7 leguminosas proteicas

Sal cítrico: transforme a casca de frutas em um tempero surpreendente

Truque para descascar alho em poucos segundos: testado e aprovado pelo TudoGostoso!

 

Recomendadas
Pela Web