Confira os alimentos que não devem congelados

Quase todos os alimentos podem ser congelados, mas muitos deles perdem em sabor, textura e valor nutritivo. Confira a lista de alimentos que não podem ser mantidos no congelador!

alimentos que não podem ser congelados

Você sabia que muitos alimentos não podem ser congelados? Confira!

Não dá para negar que os congeladores e freezers facilitaram muito a nossa vida, não é mesmo? Esses eletrodomésticos contribuem para armazenarmos os nossos alimentos por muito mais tempo. E o melhor? Sem estragar! O TudoGostoso já mostrou 7 alimentos que não devem ser guardados na geladeira. Agora chegou a vez de contarmos quais alimentos não podem ser congelados!

Pois é, acontece que as baixas temperaturas podem agir como vilãs em alguns casos. Por isso, para acabar com as dúvidas fizemos esta lista de alguns dos alimentos que não devem ser congelados. Se tiver alguma dica não incluída aqui, mande pra gente nos comentários!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Alimentos que não devem ser congelados

quais alimentos não podem ser congelados

Embora congelar os alimentos ajude a evitar o desperdício, a verdade é que muitos alimentos não reagem bem às baixas temperaturas. Confira!

Verduras e legumes

Vamos combinar que as verduras e os legumes são essenciais no nosso dia-a-dia, não é mesmo? E muitas vezes tudo o que a gente quer é fazer estoque desses alimentos para não precisar ir a feira constantemente. No entanto, congelar os vegetais que você costuma consumir cru é uma péssima ideia! Alguns deles, como tomate e pepino perdem o sabor e tem a sua aparência alterada. Isso também serve para as folhas como alface e acelga. Quanto aos vegetais que serão utilizados como temperos, como a salsinha, a cebolinha e o coentro, podem ser congelados tranquilamente. A melhor forma de manter os seus vegetais fresquinhos é comprar somente o que você irá utilizar!

Agora, se você comprou ingredientes demais e não sabe o que fazer, confira Legumes em 3 receitas diferentes.

Batatas

batatas não podem ficar no congelador

A batata não pode ser mantida nem na geladeira nem no congelador!

Batatas são vegetais muito consumidos pelo Brasil. Nós já mostramos receitas incríveis com elas, como: Purê de batata supercremoso: como fazer, Batata sauté: como fazerBatatas ao murro: receita simples. Mas você sabia que elas precisam ser guardadas longe tanto da geladeira quanto do congelador? Pois é! Elas possuem muita água em seu interior, e quando as batatas começam a descongelar, elas absorvem toda essa água, ficando mole e esfarelada. Por isso, mantenha-as longe!

Frutas

As frutas que reagem mal ao congelamento são, principalmente, as que têm alto teor de água, como é o caso da melancia, melão, mamão etc. Elas têm seu sabor bastante modificado quando descongelam. Além disso, outras frutas mais sensíveis têm sua cor alterada quando expostas a baixas temperaturas. Alguns exemplos são banana e pera, que escurecem no freezer. A solução é congelá-las cozidas ou em forma de calda.

Leite, creme de leite, iogurte

O leite sofre o mesmo problema das frutas e da batata: ele possui muita água em sua composição, o que faz com que cada parte congele em um tempo diferente. Se você for utilizá-lo em receitas quentes, como no preparo do molho branco sem creme de leite, não tem problema nenhum em congelar, desde que você deixe-o descongelando por 24 horas fora da geladeira! Agora, se você pretende bebê-lo puro, pode ser que ele fique com um gosto bastante aguado e diferente.

O mesmo acontece com o creme de leite e o iogurte: eles adquirem uma aparência talhada quando são congelados. Diferente do leite, é melhor não os congelar em nenhuma hipótese.

queijo não pode ser mantido no congelador

Os queijos também não podem ser mantidos no congelador, já que eles perdem sabor e textura.

 

Maionese

Com a maionese o processo é o mesmo que ocorre com o leite, creme de leite e iogurte — os ingredientes se separam e congelam em tempos diferentes. Só que no caso da maionese, é a gordura que se separa, e o produto talha quando descongelado. Portanto, para os seus sanduíches, é melhor deixar a maionese apenas refrigerada!

 

 

Queijos

Os queijos não devem ser congelados pois perdem muito em textura e sabor. Se o queijo for de um tipo mais duro, ao ser descongelado, perderá em textura, pois ele ficará esfarelado. Portanto, o ideal é comprar apenas o que irá consumir.

Recomendadas
Pela Web