Alimentos do dia a dia que não possuem data de validade

Chega de jogar alimento fora por causa da data de validade! Confira 8 alimentos do dia a dia que continuam em boa qualidade, mesmo após o prazo.

Confira 8 alimentos do dia a dia que não possuem data de validade!

8 alimentos que você pode utilizar sem se preocupar com o prazo de validade

A data de validade pode ser uma questão polêmica. Muitas vezes, quando vemos que a data expirou, acabamos por descartá-lo no lixo – ainda que, aparentemente, ele esteja em bom estado. Isso acontece porque, comumente, interpretamos essa data como um prazo limite, e que se formos consumir um produto após ela, estaremos correndo sérios riscos de infecção ou intoxicação.

Porém, viemos te mostrar que não é bem assim! Essa data funciona como uma recomendação de qual período o produto estará em melhor qualidade – mas não necessariamente estragado. Então vem conferir os super alimentos que não tem data de validade, acabando de vez com o desperdício!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O arroz vai continuar sendo seu fiel e eterno companheiro nos pratos

Sendo um dos alimentos clássicos e básicos na refeição dos brasileiros, o arroz é realmente um fiel companheiro. Isso porque por mais que você tenha comprado ele há tempos, o arroz no interior da embalagem continua intacto. Conservá-lo em potes bem fechados que impeçam a entrada de ar também garantem um arroz de boa qualidade! A boa notícia é que isso vale para o arroz branco, arbóreo, basmati, jasmine e selvagem – com exceção do integral, devido ao seu alto teor de gordura.

Todos os tipos de arroz, com exceção do integral, possuem prazo ilimitado de validade.

Todos os tipos de arroz, com exceção do integral, possuem prazo ilimitado de validade.

Feijão cru é nutrição garantida, e sem prazo para acabar

Conhecido como a famosa dupla do arroz, o feijão cru é outro alimento que não possui validade! No momento em que for cozinhar, pode ser que você perceba uma demora para ele amolecer. Porém, isso é normal – e o valor nutricional dessa maravilha ainda se mantém intacta. Por isso, invista sem medo no feijão e seus temperos, independente da data!

O feijão cru, mesmo que já tenha passado a validade, mantém seu valor nutricional.

O feijão cru, mesmo que já tenha passado a validade, mantém seu valor nutricional.

A maisena vai continuar presente nos seus pratos, independente da data

Convenhamos, caros leitores: o amido de milho – a famosa maisena – é um dos melhores amigos das receitas. Presente em grande parte delas, saber que esse ingrediente possui prazo indeterminado é uma ótima novidade, não é mesmo? As dicas de ouro são que você guarde ele bem seco em uma vasilha bem fechada, em um local com temperatura agradável. Se seguir essas dicas, não vai faltar maisena para participar das incríveis receitas que você fará na sua cozinha!

A maisena não te abandona nem após a validade!

A maisena não te abandona nem após a validade!

O açúcar não tem data para ir embora da cozinha

Presente em pratos doces e até mesmo salgados para harmonizar o sabor, o açúcar não possui validade. Assim como os ingredientes anteriores, procure sempre guardá-lo em um recipiente bem fechado e sem umidade – ainda mais porque, como sabemos, as formigas são amantes de açúcar, e não queremos uma invasão delas no pote de açúcar, certo?! Dessa forma, você inclusive evitará que o açúcar fique com aquele aspecto “empedrado”.

Quando guardado em recipientes bem fechados, o açúcar possui validade ilimitada.

Quando guardado em recipientes bem fechados, o açúcar possui validade ilimitada.

Sal sem validade, mas com muita qualidade

Mais uma notícia boa para os leitores! O sal, nosso companheiro de tantas receitas, também será seu eterno companheiro, sem data marcada para ser expulso da cozinha. Esse ingrediente nunca irá falhar no quesito qualidade, independente do seu prazo. Por isso, mantenha seu sal de cozinha (ou sal marinho, ou sal kosher) aí no seu armário, e nada de lixo!

O sal mantém sua qualidade, mesmo após a validade.

O sal mantém sua qualidade, mesmo após a validade.

O café solúvel nunca irá te abandonar

Fiel companheiro, difícil mesmo é não apreciar um cafézinho no meio da tarde. Além de um sabor único, o aroma do café é algo extremamente delicioso. E tudo isso fica ainda melhor com a informação de que o café solúvel pode te acompanhar por um período ilimitado! O segredo é manter a embalagem – já aberta ou não – guardada dentro do freezer. Seu cafézinho ficará sempre saboroso, independente de datas!

O café solúvel, quando guardado no freezer. pode ter uma validade sem prazos.

O café solúvel, quando guardado no freezer. pode ter uma validade sem prazos.

O mel tem diversos benefícios com prazos ilimitados

O famoso antibiótico natural conhecido como mel também possui o prazo de validade “infinito” – até o dia que você o consumir por inteiro. Cheio de benefícios, pode ser que você note que o mel tenha mudado sua cor e/ou cristalizado. Porém, isso não são fatores para se preocupar, e você pode consumir o mel sem medo. No caso do mel cristalizado, basta apenas o colocar o recipiente onde está o mel com a tampa aberta em uma panela com água quente. Em seguida, é só mexer o mel até que todos os cristais se dissolvam.

O mel não possui data de validade, podendo trazer vários benefícios sem data limite.

O mel não possui data de validade, podendo trazer vários benefícios sem data limite.

O vinagre branco pode te acompanhar sempre, desde as refeições até as limpezas

Para completar a lista, apresentamos nosso querido vinagre branco que não perde a validade nunca! Multiuso, o vinagre branco cai bem tanto no quesito refeições, como em salada e marinadas; quanto no quesito limpeza, exercendo a função de desengordurante e desinfetante. Ou seja, um item desses com tantas qualidades e sem validade é o famoso “tem que ter em casa”!

O vinagre não possui validade, sendo ótimo para preparos de refeições e limpezas.

O vinagre não possui validade, sendo ótimo para preparos de refeições e limpezas.

Recomendadas
Pela Web