Alho em conserva: triturado e com azeite, economiza tempo na cozinha

Não sabe como fazer alho em conserva triturado? Deixe a rotina na cozinha mais rápida com esse ingrediente que deixa qualquer receita mais saborosa!

Se a vida anda corrida e falta tempo para dedicar à cozinha, você precisa aprender como fazer alho em conserva picado. É um ingrediente fácil de fazer, saudável, gostoso e que agiliza muito o preparo de diversas receitas, passando por frango, carnes, peixes, legumes e até gostosuras como o pão de alho. Economizar tempo com ingredientes pré-preparados vale ouro na vida de um cozinheiro, afinal, quem aguenta descascar e picar alho todos os dias? Para te ajudar nesta missão, o TudoGostoso preparou um guia do alho triturado em conserva explicando como fazer, como armazenar e seus benefícios. Confira!

Conserva de alho triturado com bastante azeite, em um pote de vidro, sob toalha de poá

Conserva de alho triturado e azeite é saudável e agiliza receitas

Quanto tempo dura o alho picado na geladeira?

Quando o alho em conserva é armazenado da forma correta e mantido com a tampa bem fechada, ele pode durar até 30 dias na geladeira. Se você costuma utilizá-lo com frequência na cozinha, não precisa se preocupar, pois o alho acabará antes desse prazo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Como saber se o alho triturado estragou?

É fácil observar quando o alho estragou. Ele costuma ficar com um cheiro mais forte e a cor muda do branco para o marrom. Além disso, ele fica mais mole e macio. Caso isso aconteça, jogue imediatamente o alho em conserva fora.

Como conservar o alho triturado no congelador?

Você pode congelar o alho em conserva de três formas: em formas de gelo, em saquinhos de sacolé ou em potes pequenos por até 3 meses.

Como fazer alho em conserva?

Fazer alho em conserva é bem fácil. Você vai precisar apenas dos dentes de alho, azeite, alecrim e sal. Coloque os dentes de alho em uma forma (não precisa ser grande), tempere-os com sal e adicione o alecrim por cima. Se você não gosta de alecrim, não precisa colocar o tempero.

Em seguida, tampe a forma com papel alumínio e leve ao forno por 30 minutos, a uma temperatura de 180ºC. Após 30 minutos, verifique como estão os dentes de alho. Cuidado para não deixar queimar! Despeje um pouco de azeite ou óleo por cima e retorne ao forno por mais 30 minutos sem o papel alumínio.

Ao finalizar, coloque os dentes de alho em um pote de vidro com o alecrim. Complete o recipiente com azeite, tampe e guarde-o na geladeira por até um mês.

Como fazer conserva de alho triturado?

A versão da conserva com o alho picado facilita muito na hora de temperar os alimentos. E o melhor: é muito fácil e rápido de fazer!

Você vai precisar apenas de alho e azeite. O primeiro passo é deixar as cabeças de alho de molho em um pote com água por 2 horas. Após esse tempo, retire-os da água e descasque-os. Aí é só bater o alho no liquidificador ou em um processador. Bata de acordo com o seu gosto, se preferir mais pastoso, o processo deve demorar mais tempo, já se optar por pedacinhos de alho, bata os ingredientes por menos tempo.

Coloque o conteúdo dentro de um pote de vidro e, em seguida, despeje azeite até cobrir o alho. Pronto! Leve-o à geladeira e utilize em suas receitas.

Confira 4 truques simples e práticos para descascar o alho.

Alho é um alimento anti-inflamatório e rico em minerais

Quais os benefícios do alho em conserva?

O alho é rico em minerais (selênio, manganês, ferro, magnésio, fósforo, cobre, potássio) e em vitaminas A, C, B6 e B1. Ele estimula o metabolismo, é anti-inflamatório, fortalece o sistema imunológico, diminui a pressão arterial, desintoxica o organismo, controla o colesterol e é pobre em calorias.

Confira 8 receitas que usam o alho em conserva triturado

Legumes ao alho e óleo 

Quer uma receita mais saudável? Confira como fazer brócolis, couve-flor, couve de Bruxelas, vagem, cenoura, abobrinha e berinjela no alho.

Filé de frango simples e saboroso

Na correria do dia a dia, ter uma conserva de alho faz toda a diferença para agilizar o preparo dos seus pratos! O filé de frango, por exemplo, pode ficar ainda mais gostoso com esse ingrediente.

Picanha no alho

Quem não gosta de uma carne bem temperada e com alho? Aproveite o alho em conserva já pronto para fazer essa picanha deliciosa.

Como fazer conserva de alho: picanha na mesa com alho

Confira essa receita que leva alho

Creme de alho 

Em apenas 5 minutos, você consegue preparar esse creme de alho.

Macarrão ao alho 

Em 30 minutos, você prepara esse prato de macarrão. A receita rende 10 porções e utiliza poucos ingredientes.

Alho em conserva: macarrão com alho em um prato

Como utilizar o alho em conserva nas suas receitas

Couve refogada 

Quem não gosta daquele cheirinho de alho e óleo na frigideira? Imagina preparar uma couve refogada no alho? Confira esse prato que promete te encantar!

Camarão ao alho e óleo 

Para essa receita, você vai precisar de: camarão, óleo, alho e sal. Não precisa ser um chef de cozinha para fazer. Em 30 minutos, esse prato fica pronto para você saborear.

Pão de alho fofinho

Prepare essa receita com o alho em conserva e sirva para os seus convidados. Ela rende até 25 porções.

Veja também:

Receitas com alho: 65 opções fáceis e supersaborosas

Alho negro: saiba mais sobre esse ingrediente

Recomendadas
Pela Web