Alecrim: para que serve e como usá-lo na comida de 3 formas diferentes

Sua comida está sem graça e sem sabor? Descubra como dar gosto usando o alecrim nas suas receitas

Você sabe como usar o alecrim na comida? Ele é um tempero que pode ser usado em diferentes tipos de alimentos e combina com carne de boi, frango, carne de porco e cordeiro. Ele pode ser consumido em forma de pó ou em óleo. Além disso, o alecrim oferece diversos benefícios para o corpo, como, por exemplo, ele auxilia na digestão dos alimentos. Para te ajudar a entender mais sobre o alecrim, o TudoGostoso preparou um texto explicando um pouco mais sobre esse tempero que está na culinária há séculos. Confira e use hoje mesmo no preparo dos seus pratos!

Alecrim: empadão com alecrim em cima de uma mesa

Veja como usar o alecrim na comida

Qual a origem do alecrim?

O alecrim, também conhecido como Rosmarinus officinalis, possui origem da região Mediterrânea e tem sido usado na culinária há séculos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Quais são os benefícios do alecrim?

Entre os diversos benefícios do alecrim para a saúde, destacam-se: ele combate à tosse, gripe e asma, auxilia no tratamento de dores reumáticas, equilibra a pressão arterial, ajuda na digestão, combate o stress, reduz gases intestinais, reduz o mau hálito, entre outros.

Para que serve o alecrim?

A folha do alecrim na comida serve para dar aroma e sabor aos alimentos. Ele pode ser usado em forma de pó ou óleo para fazer ensopados, pode ir ao forno e combina bem com diferentes tipos de carnes, como carne de boi, frango, carne de porco e cordeiro.

Alecrim: frango com alecrim em cima da mesa

Veja como usar o alecrim para temperar o frango

Qual é o melhor: alecrim fresco ou seco?

Isso varia conforme o estilo de vida da pessoa e de suas necessidades. Mas, no geral, uma erva fresca, ou seja, aquele que veio do pé, costuma ter mais fibras. No caso do alecrim, ele continua funcionado bem na forma desidratada (ou seja, na versão seca). Isso porque quando seco, o aroma e sabor do alecrim ficam ainda mais concentrados.

Como preparar o alecrim para usar na comida?

Você pode plantar o alecrim em casa, comprá-lo já separado e limpo em um saquinho ou até mesmo comprar o ramo em uma feira. Se você optar pela versão caseira, corte alguns raminhos, lave-os com água corrente e, em seguida, seque-os com uma toalha de papel. Depois, é só retirar as folhas do cabinho. Pronto! Eles estarão limpos e prontos para uso.

Alecrim: uma pessoa está cortando um ramo de alecrim

Como utilizar o alecrim na comida

Quando colocar o alecrim para temperar a comida?

O alecrim fresco (aquele que foi retirado do pé há pouco tempo) pode ser colocado no final do preparo do prato, para preservar a sua cor e aroma, já o ramo de alecrim seco (aquele que veio do supermercado em um saquinho) pode ser usado durante o cozimento de um alimento, com o objetivo de ele liberar sabor para temperar a comida.

Como guardar o alecrim?

Não sabe como armazenar o tempero na sua cozinha? Caso você não tenha espaço para ter o alecrim plantado em casa, você pode comprar os ramos em uma feira. Ao chegar em casa com a folha, lave-as com água corrente, seque-as com papel toalha e coloque-as em um pote de plástico ou de vidro com tampa. Acrescente algumas folhas de papel para não deixar o alecrim úmido. Em seguida, deixe o pote na geladeira.

Outro modo de guardar o alecrim é seguir a etapa de lavagem e, em seguida, cortá-lo em pedacinhos pequenos e colocá-lo para congelar com azeite de oliva. Isso facilita na hora de cozinhar, pois basta retirar os cubinhos já pré-prontos.

Como usar o alecrim na comida: confira 3 jeitos diferentes

Confira como deixar o alecrim pronto para ser usado no preparo dos pratos.

Sal com alecrim

Ele pode ser usado nas batatas assadas, nos assados em geral e no churrasco. Para preparar, você precisa misturar 1/4 de xícara de alecrim junto com uma xícara (de chá) de sal em floquinhos. Coloque tudo em um processador de alimentos e misture. Após, coloque a porção em um potinho de vidro e use sempre que precisar. Dica: essa misturinha tem a mesma validade do sal. Então, é sempre bom verificar qual era a validade na embalagem do sal e anotar em um papel para não esquecer.

Manteiga com alecrim

Outra forma de usar o tempero no preparo dos pratos é fazendo essa mistura de manteiga com alecrim. Ela é indicada para ser usada como pastinha no pão, para rechear batata, para temperar filés, como o filé de frango, ou até mesmo como molho. Se você deseja aprender a preparar, anota em um papel: coloque 1 colher (de chá) de sal marinho com 2 dentes de alho amassados. Acrescente 1/2 colher (de chá) de alecrim picado com 1 colher (de chá) de suco de limão siciliano. Misture tudo com 100g de manteiga. Amasse a mistura com um garfo. Agora, você pode colocar tudo embrulhado em um filme plástico (confira dica para não deixá-lo grudar). Leve à geladeira para mantê-lo conservado até o uso.

Alecrim: manteiga e alecrim em cima de uma tábua

Confira como preparar essa misturinha de alecrim com manteiga

Azeite com alecrim

Já imaginou deixar o alecrim prontinho para ser usado com azeite? Essa mistura serve para fazer legumes assados, para regar uma fatia de pizza e para mergulhar um pedaço de pão, além de outras opções. Para fazer, você precisa de uma panela de fundo mais grosso. Coloque, então, 1/2 xícara de alecrim freso e acrescente 1 xícara de azeite. Durante 10 minutos deixe-os aquecendo. Cuidado para o azeite não ferver! Após esse tempo, desligue o fogo e deixe-o em infusão por 60 minutos. Confira se a mistura realmente esfriou e, então, passe tudo por um coador. Em seguida, coloque em um pote de vidro e deixe-o armazenado na geladeira. Atenção: a mistura dura até 6 meses.

Receitas com alecrim

Agora que você já sabe como usar o alecrim na comida e como conservá-lo, veja como preparar 4 receitas deliciosas usando esse tempero.

Farofa de pão simples

Você já imaginou usar alecrim em uma farofa? Essa receita fica ainda mais gostosa com o uso do tempero no preparo. Ela fica pronta em 30 minutos e rende até 4 porções.

Costela de boi cozida

Não sabe como colocar o alecrim em uma carne? Veja essa receita! O tempero deixa a costela de boi com um toque de sabor a mais.

Foccacia levíssima de alecrim e cebola

Já imaginou comer esse pãozinho de origem italiana com o aroma de alecrim e cebola? Confira como fazer essa receita que rende até 10 porções.

Salmão ao molho de alecrim com risoto à piemontese

O alecrim combina com peixes, como o salmão. Se você ainda tem dúvidas de como usá-lo nesse tipo de prato, confira essa receita!

Alecrim: salmão com arroz em um prato

Veja como preparar o salmão com alecrim. Essa receita é deliciosa!

Veja mais: 

15 receitas com alecrim fáceis de fazer e deliciosas

Temperos: um guia completo sobre ervas e especiarias para cozinhar e nunca mais errar

Alho em conserva: triturado e com azeite, economiza tempo na cozinha

Recomendadas
Pela Web