8 práticas simples para facilitar sua vida na cozinha

Práticas simples para facilitar sua vida na cozinha: veja como descascar cebola sem chorar, evitar que a água fervente transborde e outras dicas!

Dicas e truques de cozinha são essenciais para facilitar a nossa vida no dia a dia. Se você não tem muita experiência com as panelas, o blog do TudoGostoso está aqui para te ajudar: selecionamos 8 práticas simples e úteis para facilitar sua vida na cozinha. Veja a seguir!

Para facilitar sua vida na cozinha

Como cortar cebola sem chorar: veja essa e mais outras dicas de cozinha

8 práticas simples para facilitar sua vida na cozinha

Saber se o óleo está quente

Quem nunca tentou fritar algo em óleo frio? Para não cometer mais esse erro, pegue uma colher ou outro utensílio de madeira e mergulhe a ponta no óleo. Se ele borbulhar em volta da madeira, é sinal de que está pronto para fritar.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Dica: não use o truque do palito de fósforo para verificar a temperatura do óleo! O fósforo só acende em uma temperatura muito alta, quando o óleo está a ponto de queimar. As chances de fritar a parte externa da comida e deixar o interior cru são maiores.

Tirar cheiro forte das mãos

Cheiro de alho nas mãos? Nunca mais! Pegue uma panela ou tampa de aço inox e esfregue as mãos nela sob água corrente por cerca de 30 segundos. O cheiro irá desaparecer devido à uma propriedade do aço de neutralizar o mau cheiro presente em ovos, alhos, cebolas e outros ingredientes.

Dica: procurando por praticidade? Existe um utensílio de cozinha específico para retirar o cheiro das mãos, o sabonete inox. Sua composição é semelhante às panelas e tampas de aço inoxidável e produz o mesmo resultado.

Descascar ovos cozidos sem dificuldade

Se você sente dificuldade em descascar ovos, esse truque definitivamente facilitará sua vida na cozinha. Após cozidos, coloque os ovos em um recipiente com água fria e deixe que esfriem. Tampe a panela e sacuda o recipiente. Ao destampar, você encontrará a casca quebrada em vários pedaços.

Dica: é preciso sacudir os ovos, mas tenha cuidado para não colocar muita força no processo e danificá-los.

Cortar cebola sem chorar

Sabia que o que nos faz chorar ao cortar cebola é o gás que ela exala? Isso acontece porque os compostos da cebola entram em contato as enzimas dela quando a cortamos. Para contornar essa situação, coloque a cebola no congelador e aguarde entre 10 e 15 minutos para cortar. As enzimas ficarão inativas e não haverá gás para irritar seus olhos!

Dica: essa prática não é recomendada para receitas com cebola crua, como saladas. Para isso, veja mais truques para cortar cebola sem chorar.

Conferir se o bolo está pronto

Prática clássica, mas não custa relembrar. Para saber se um bolo está pronto, espete um palito na massa. Se o palito sair limpo e seco, é hora de tirar do forno. Caso ele saia molhado ou com massa grudada, deixe assando por mais tempo e repita o mesmo processo para saber se está pronto.

Dica: use um palito grande o suficiente para chegar ao centro da massa e espete no meio. Dessa forma, é possível saber se o bolo está inteiramente bem assado.

Evitar que água fervente transborde

Essa truque é o mais simples e você provavelmente já usou, mesmo sem saber. Apoie uma colher de pau na borda da panela, de ponta a ponta, e deixe o fogo fazer o trabalho. Virar as costas por um minutinho não vai mais sujar o fogão!

Dica: você pode usar essa mesma prática para ferver leite e nunca mais chorar pelo leite derramado.

Extrair mais suco do limão e da laranja

É possível extrair mais suco da mesma fruta e não demora mais de 30 segundos. Antes de espremer o limão ou a laranja, pressione a fruta contra a bancada e role. Repita o movimento algumas vezes para quebrar as membranas interiores e fazer com que o suco saia com mais facilidade.

Dica: a força aplicada deve ser suficiente para distorcer um pouquinho o limão, mas não a ponto de estourá-lo.

Recomendadas
Pela Web