7 truques infalíveis para fazer fritura digna de restaurante

Fritar nunca foi tão fácil com as dicas do TudoGostoso. Confira como fazer a fritura perfeita com truques práticos e infalíveis!

Fritura é método culinário que consiste em cozinhar um alimento em bastante gordura, deixando-o crocante e suculento. É o processo usado no preparo do bife à milanesa, do rolinho primavera e do frango empanado. Apesar de ser um método muito usado no nosso dia a dia, algumas pessoas ainda sentem dificuldade na hora de fazer. Para resolver todos os problemas, o TudoGostoso preparou um guia com 7 truques infalíveis para fazer fritura digna de restaurante. Vem ver como é fácil!

truques infalíveis para fazer fritura

Veja como é fácil fazer uma fritura digna de restaurante seguindo as dicas do TudoGostoso

Como fazer fritura? Confira os truques infalíveis do TudoGostoso!

Qual o melhor óleo para fritura?

Existem diversos tipos de óleo que podem ser usados para fazer uma fritura, porém os mais indicados pelos chefs são de algodão, milho e girassol, porque oxidam menos em altas temperaturas, aumentando a vida útil da fritura. Além disso, o truque está em escolher um óleo com sabor neutro, para não alterar no gosto do alimento que você está fritando!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Qual a quantidade de óleo para fritura?

Muita gente fica em dúvida na hora de adicionar o óleo para fritura na panela, mas a resposta é simples. Se for para fazer uma fritura por imersão (a mais comum), como no caso das batatas fritas, bolinha de queijo, coxinha e quibe frito, o truque para a fritura perfeita é quantidade de óleo, que precisa ser suficiente para cobrir os alimentos. Para não gastar muito óleo, a dica está no tamanho da panela!

Qual a melhor panela para fritura?

De maneira geral, as panelas e frigideiras mais fundas são as mais indicadas. Para economizar na quantidade de óleo, a dica é usar uma panela funda mas não muito grande; dessa forma, os alimentos ficarão imersos no óleo e você não terá usado muito do ingrediente.

Além disso, as panelas fundas são mais seguras para evitar os respingos que podem causar queimaduras. O melhor é que elas também ajudam a não engordurar o fogão e o chão, o que é essencial!

Usar ou não ovo no empanado?

Atenção, questão polêmica! Se você é do time sem ovo, sentimos dizer que ele é essencial para obter um empanado crocante. O passo a passo correto é: farinha de trigo, ovo batido temperado, farinha de rosca (ou panko e fubá).

Mas calma que agora vem o pula do gato: dá para substituir o ovo no empanado com um tipo de massa muito usada na culinária asiática, especialmente para fazer tempurá! Ela é bem simples de fazer, usa apenas farinha de trigo, sal e água.

Em um recipiente, coloque a farinha de trigo e o sal, e acrescente a água aos poucos até dar obter uma massa densa. Mergulhe o alimento nessa massa e depois passe na farinha de rosca. É importante que a farinha de rosca cubra toda a massa e fica bem sequinho. Por último, é só fritar. Pode confiar que fica uma delícia!

truques infalíveis para fazer fritura

Para fazer fritura, escolha uma panela ou frigideira funda

Qual a temperatura ideal para fritar?

O óleo não pode estar frio de jeito nenhum! Quando colocamos um alimento para fritar em óleo frio, ele demora mais tempo para cozinhar e acaba ficando muito oleoso. Nada pior do que aquela fritura superoleosa, né? Para evitar que isso aconteça, a melhor temperatura para fazer frituras é a 180º C. Caso você não tenha um termômetro para fritura em casa, não se desespere, é claro que nós temos um truque! Coloque o cabo da colher de pau no óleo; se borbulhar, o óleo está na temperatura adequada para fritura.

Quando o óleo está muito quente, o alimento acaba queimando por fora e não cozinhando por dentro. O terror da culinária! Por isso, quando atingir a temperatura ideal, o melhor é diminuir um pouco a temperatura do fogo para garantir que óleo não esquente demais. Também evite adicionar muitos alimentos ao mesmo tempo para não diminuir demais a temperatura; dê preferência por fritar aos poucos.

Como fazer para a fritura ficar sequinha?

Ah, a pergunta com a resposta que vale milhões! A verdade é que é muito fácil ter uma fritura sequinha. Assim que você retirar o alimento do óleo, deixe secar em cima de um papel absorvente. Mas atenção: troque o papel constantemente. Dê preferência a um escorredor ou peneira em vez de um recipiente de fundo fechado. Para um resultado ainda melhor, use uma grade por baixo, porque assim excesso de óleo não fica em contato direto com o alimento.

Seguindo todos os passos do TudoGostoso é garantido que o seu bolinho de aipim ou seu churros caseiro ficarão sequinhos!

Como deixar o óleo da fritura limpo?

Ainda que o ideal seja sempre de utilizar um óleo novo, existem alguns truques para deixar o óleo da fritura limpo. Afinal, o óleo está caro e não dá para ficar desperdiçando por aí! A maneira mais simples é esperar o óleo esfriar e depois coá-lo.

Um truque que viralizou na web para limpar óleo sujo é utilizar uma mistura de amido de milho e água para limpar o óleo da fritura. Basta misturar amido de milho e água em um recipiente até formar uma massa bem líquida. Depois, despeje no óleo frio, esquente e deixe fritar. A mistura supostamente fará com que toda a sujeira do óleo grude nela, e aí é só jogar fora!

truques infalíveis para fazer fritura

Seguindo todos os passos do TudoGostoso, a sua fritura ficará crocante por fora e suculenta por dentro

Veja mais:

Como fazer fritura sem deixar o chão engordurado: veja as dicas

Os melhores itens para ter fazer a fritura perfeita em casa

Recomendadas
Pela Web