6 passos simples para evitar que a cozinha fique grudando de gordura

Chega de sofrer na hora de limpar a cozinha! Com as dicas do TudoGostoso, você evita que a sua cozinha fique engordurada e ainda facilita a limpeza.

Nada pior do que chegar o dia da faxina e precisar enfrentar aquela cozinha toda engordurada. Para que isso não aconteça, existem algumas dicas que você pode seguir no seu dia a dia para evitar passar por esse sufoco. Veja aqui no TudoGostoso como evitar que a cozinha fique engordurada com 6 passos simples!

dicas de como evitar que a cozinha fique engordurada

Manter a cozinha limpa nunca foi tão fácil com essas dicas do TudoGostoso

Como fazer para que a cozinha não fique engordurada?

A verdade é que é praticamente impossível cozinhar diariamente sem deixar a cozinha engordurada, mesmo que você não faça frituras nem use óleo no cozimento. Porém, seguindo alguns passos, você consegue diminuir consideravelmente a quantidade de gordura acumulada na cozinha.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

1. Use tampas

Na hora de fazer fritura por imersão, não é aconselhado usar tampas. Isso porque elas ficam suadas por conta do calor, e as gotas de água podem acabar caindo no óleo e causar um acidente.

No entanto, não é só através da fritura por imersão que a cozinha fica engordurada. O simples ato de cozinhar algum alimento, principalmente carnes, já deixa a cozinha cheia de gordura. Para evitar que a sua cozinha fique engordurada, o melhor é tampar a panela ou frigideira na hora do preparo de carnes e molhos. É importante se certificar de que a tampa é do tamanho certo, viu? Tampas maiores fazem com que a gordura acumulada escorra para o fogão, e tampas menores não cobrem toda a superfície engordurada da frigideira.

dicas de como evitar que a cozinha fique engordurada

Tampar as panelas na hora de cozinhar evita que a gordura se espalhe pela cozinha

2. Forre o fogão

Essa dica é excelente para quem não tem tempo de fazer a higienização da cozinha com muita frequência. Uma das formas mais simples de evitar que o fogão fique engordurado é forrar com papel-alumínio a parte de inox. Nos mercados, é possível encontrar protetores de fogão específicos com esse intuito também. Eles vão te auxiliar demais quando o negócio for fazer fritura. Depois, é só retirar e descartar. A limpeza do fogão então pode ser feita com um pano umedecido com desengordurante, fácil fácil!

3. Cubra o chão

Além do fogão, cobrir o chão pode te salvar na hora da limpeza. Use e abuse de jornais e até tapetes na hora de preparar a fritura, cobrindo toda a área ao redor do fogão. Assim, o óleo não espirra direto no chão. No caso do jornal, é só descartar depois. Porém, quem não tem o costume de comprar jornal, os tapetes de cozinha são ótimas opções; afinal, eles são reutilizáveis e ainda dão um toque extra de decoração ao seu ambiente.

4. Invista em uma coifa ou um depurador

A coifa ou o depurador são os maiores aliados do cozinheiro moderno. Antes de mais nada, é importante explicar cada um.

Tanto a coifa quanto o depurador são objetos instalados na cozinha, acima do fogão, que possui o objetivo de extrair gordura, vapor e odores enquanto você cozinha. Isso ajuda a manter a cozinha mais limpa e cheirosa, evitando gordura nos móveis e paredes. É muito indicada em cozinhas americanas, nas quais os ambientes da sala e da cozinha são integrados.

A maior diferença entre a coifa e o depurador está no preço, que sem dúvidas vai ser uma das questões que você irá levar em consideração na hora de investir em um desses aparelhos. O depurador é mais barato, mas a coifa é mais potente. As outras diferenças são na funcionalidade e no tamanho. Se você tiver uma cozinha pequena, pode ser que você prefira depurador, que ocupa menos espaço de parede. Agora, se você faz bastante fritura, a coifa é a melhor escolha para você.

dicas de como evitar que a cozinha fique engordurada

Uma coifa ou um depurador ajudam muito na hora de manter a cozinha desengordurada

5. Frituras no dia da limpeza pesada

Essa dica é de ouro! Na hora de montar o cardápio da semana ou do mês, programe as frituras para serem feitas sempre no dia da limpeza pesada da cozinha, ou no dia anterior. Dessa forma, sua cozinha se mantém limpa e você não acumula gordura por dias nos móveis e eletrodomésticos.

6. Limpe regularmente

Um dos motivos de sofrermos na hora de limpar uma cozinha engordurada é a falta de limpeza regular. O ideal é realizar uma limpeza mais leve diariamente para evitar o acúmulo. Nesse momento, o desengordurante vai ser o seu melhor amigo. O vinagre, por exemplo, é um desengordurante natural e muito econômico, e você pode utilizar na limpeza da cozinha sem medo. Para isso, umedeça um pano e passe por toda a área da cozinha que teve mais contato com a gordura. Depois, utilize um pano seco para retirar o excesso e evitar manchas no fogão e outros eletrodomésticos.

Basta seguir as dicas do TudoGostoso que você nunca mais vai sofrer com a limpeza da sua cozinha!

dicas de como evitar que a cozinha fique engordurada

A limpeza leve da cozinha é a melhor forma de evitar que ela fique engordurada

Veja mais:

Como tirar cheiro de gordura da cozinha

Como limpar utensílios de cozinha: limão, vinagre e bicarbonato de sódio tiram gordura com facilidade

Limpe o armário da cozinha do jeito certo

Recomendadas
Pela Web