6 dicas valiosas para adiantar o almoço da semana e não perder tempo na cozinha

Buscando formas de adiantar o almoço da semana? Saiba que alguns hábitos simples podem ajudar a perder menos tempo na cozinha. Aprenda a se organizar com TudoGostoso!

Os dias passam cada vez mais depressa, são muitas atividades para dar conta e cozinhar consome muito tempo. Se identificou? Mesmo com a rotina corrida, cozinhar em casa traz vários benefícios, como a economia de dinheiro e uma alimentação mais balanceada. Por isso, a dica é buscar formas de adiantar o almoço da semana para não perder tempo na cozinha.

Pequenos hábitos rotineiros podem ajudar muito na missão de agilizar os processos, fazendo com que a comida fique pronta mais rápido. Quer ver? Para você que está sempre na correria, TudoGostoso separou formas de otimizar o almoço da semana. Confira!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Veja como adiantar o almoço e perder menos tempo na cozinha com TudoGostoso

Como não perder muito tempo na cozinha?

Não tem muito mistério, grande parte das dicas envolve organização e planejamento prévio. Mas não se preocupe, você vai notar que são dicas práticas de seguir e que são muito úteis para adiantar o almoço da semana. Veja quais são:

1. Planeje o cardápio da semana com antecedência

Descobrir no próprio dia o que vai preparar para o almoço pode gerar muitos problemas. Primeiro porque a carne pode estar congelada, o feijão precisa ficar de molho ou simplesmente algum ingrediente da receita pode estar em falta na despensa.

Para evitar problemas como esses, organize minimamente o que pretende cozinhar durante a semana. Pense em quais proteínas tem casa, os legumes e vegetais disponíveis, se já tem feijão cozido e arroz para refogar.

Mentalize os processos necessários para identificar o que dá para adiantar, o que precisa ser comprado no mercado ou até mesmo qual receita precisa ser adaptada para otimizar o processo.

2. Faça uma lista de compras

Regra importante para quem não quer perder tempo na cozinha: sempre tenha uma lista de compras. Confiar apenas na memória na hora de comprar o que falta é correr o risco de ter que voltar ao mercado às pressas e gastar mais um tempão de forma desnecessária.

Mantenha um bloquinho na cozinha e anote os ingredientes que você vai precisar ou aqueles mais rotineiros que já estão quase no fim, como açúcar, feijão e arroz, por exemplo. Se preferir, o bloco de notas do celular também pode te ajudar nessa missão. Há, inclusive, aplicativos específicos para lista de compras. Vale a pena testar.

3. Tenha temperos já picados

Ter alho picado na geladeira é uma forma de adiantar o almoço

O mise en place é uma das etapas de cozinhar que tomam mais tempo. Estamos falando da parte de preparar todos os ingredientes, como lavar, descascar, picar etc. Para adiantar o almoço da semana, a dica é já ter à mão alguns temperos picados. É bem fácil fazer isso com a salsinha e cebolinha picadinhas, por exemplo, que podem ser congeladas e depois despejadas diretamente na panela.

Alho é uma delícia e vai bem com praticamente qualquer preparo e também pode ser picado com antecedência. Não é ótimo poder cozinhar sem ter que descascar alho na hora? Tudo o que precisa fazer é usar um triturador para picar uma grande quantidade e guardar num pote bem vedado com azeite e sal. Assim, ele dura até 30 dias tranquilamente.

4. Armazene folhas para a semana toda

Comer salada todos os dias é importante e a gente sabe que nem sempre é prático porque exige lavar, secar, picar e temperar as verduras. No entanto, para você que busca perder menos tempo na cozinha, a dica é higienizar as verduras corretamente para que durem mais.

Outro ponto importante é o seu armazenamento. Se feito do jeito certo, dá para ter salada a semana toda, sendo necessário apenas temperar na hora de comer. Prático, né? Depois de lavar bem as impurezas, é importante secar completamente as folhas de alface, rúcula e agrião, por exemplo. Na hora de guardar, use um pote de vidro e intercale camadas de verduras com folhas de papel toalha. Isso impedirá que a umidade estrague a verdura rapidamente. Teste e surpreenda-se!

5. Faça comida a mais e congele

Calma, essa dica parece incentivar o desperdício, mas não é bem assim. Para quem busca adiantar o almoço da semana, o freezer é um grande aliado. Quando estiver preparando um alimento, note que pode ser vantajoso preparar uma quantidade maior já pensando em uma porção para o futuro.

Isso funciona muito bem para o frango desfiado. Se você já vai ter o trabalho de desfiar um quilo de frango, desfie dois. Na prática, pouca coisa vai mudar agora, mas esse quilo a mais pode adiantar muito a sua vida no futuro. Basta congelar em potes ou sacos próprios para o freezer e depois usar em uma receita, como lasanha de frango, fricassê ou salpicão, por exemplo.

A mesma dica vale para linguiça e bacon, que podem ser congelados picadinhos. Vai ter que cortar para fazer um caldo verde, por exemplo? Pique uma quantidade a mais e congele para a próxima refeição.

O feijão também fica ótimo congelado e dura muito tempo assim: até 3 meses. Ou seja, se quiser, você só precisa colocar feijão para cozinhar trimestralmente, então separar pequenas porções para congelar e ir tirando aos poucos. Deixe para temperar quando for consumir para manter o sabor fresquinho.

O arroz também entra nessa: faça um pouco de arroz a mais para que vire uma bela receita no almoço, como bolinho de arroz, arroz maluco ou torta de sobra de arroz. As opções são inúmeras!

6. Mantenha a louça limpa

Por último, mas não menos importante, mantenha a organização na cozinha, especialmente a louça. Quem cozinha sabe que a louça simplesmente brota na pia todos os dias, não importa o que aconteça, e perdemos um bom tempo lavando tudo.

Para quem quer perder menos tempo na cozinha, a dica é lavar a louça enquanto cozinha. Está esperando a água ferver? Vai lavando a louça que sujou até então. O frango foi para o forno? Aproveite para lavar o recipiente da marinada. A ideia é que a comida fique pronta ao passo que a louça também fique limpa, assim você não precisará lidar com aquela pilha de panelas após o almoço.

Veja mais:

Que tal um jantar saudável? Veja como comer melhor à noite e largar o delivery

Marmita congelada com gostinho de comida fresca: aprenda a fazer com as dicas do TudoGostoso

Como fazer uma marmita prática e deliciosa para levar para o trabalho

Recomendadas
Pela Web