6 dicas para fazer batata frita supercrocante

Confira as superdicas do TudoGostoso para fazer batata frita supercrocante!

dicas para uma batata frita crocante

Confira as dicas para deixar a batata frita supercrocante!

Batata frita: difícil é encontrar quem não goste dessa maravilha! Mas parece mais difícil ainda fazer em casa aquela batata frita tão sequinha e crocante das lanchonetes, né? Às vezes, ela fica murcha ou oleosa. Por isso, o TudoGostoso está aqui para te ensinar como fazer uma batata frita supercrocante!

A escolha da batata

Escolher a batata errada influencia e muito no resultado final. Entrando no mercado, dá até para ficar perdido com tanta variedade de batata. Muitos chefs contam que o melhor tipo para frituras é a asterix, que possui a casca rosada (não vamos confundir com a batata doce!).

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Tipo de corte

Existem muitas formas de cortar suas batatas, mas quem quer uma batata bem crocante precisa saber que a grossura irá influenciar muito na hora da fritura. Quanto mais fina, mais crocantes serão suas batatas. Também é importante manter um corte uniforme, ou seja, tente manter o mesmo comprimento e largura de todas as batatas.

Cozinhar antes de fritar

Uma das coisas que podem atrapalhar uma fritura bem crocante é a quantidade de água que alguns alimentos têm. Isso serve para as batatas: elas possuem muita água. Para eliminá-las, é importante cozinhá-las em água fervente por alguns minutos, até amolecer um pouco. Assim que ela chegar no ponto, transfira para um recipiente com água gelada para parar o cozimento.

dicas para a batata frita crocante

Existem algumas formas de adquirir uma batata frita supercrocante de maneira rápida. Confira!

Batatas molhadas? Eca!

Nada de sair tirando da água gelada direto para a panela com óleo não! Primeiro que isso pode causar um grande desastre, fazendo com que o óleo respingue e você se queime. E como se não bastasse essa tragédia, a sua batata frita ainda vai ficar bem murchinha e sem vida.

Por isso, é essencial que você as seque muito bem. É nessa hora que o papel-toalha entra! Seque-as bem com o papel tolha.

Nada de óleo frio!

O óleo muito quente é muito importante mesmo para o preparo de uma batata frita bem crocante. E não para por aí: ele precisa estar quente nas duas frituras. Isso mesmo, essa é mais uma dica que o TudoGostoso dá! A batata precisa ser frita duas vezes.

A primeira fritura é apenas para esquentar a batata. Assim que estiver um pouco dourada, retire e deixe descansando por 10 minutos.

A segunda fritura também precisa ser com o óleo bem quente, e aí sim pode deixar a sua batatinha dourar. Mas cuidado para elas não passarem do tempo. Quando elas estiverem prontas, sirva-as com deliciosos molhos como um incrível ketchup de goiabada!

Recomendadas
Pela Web