5 receitas caseiras incríveis para remover manchas de ferrugem do fogão e forno

Sabia que dá para remover mancha de ferrugem do fogão sem ter que gastar rios de dinheiro com produto de limpeza? TudoGostoso mostra receitas caseiras para limpeza com itens que você já tem em casa. Veja!

Se você tem o hábito de limpar a cozinha, já deve ter notado o quanto é difícil remover manchas de ferrugem do fogão ou do forno, né? Com o tempo, em uma hora ou outra acabamos sofrendo com o problema da ferrugem, que deixa o eletrodoméstico feio e pode até comprometer seu funcionamento.

Mas como remover as manchas de ferrugem sem gastar muito dinheiro em produtos de limpeza, além de horas de trabalho, esfregando e areando as peças? Existem algumas receitas caseiras para resolver esse problema de um jeito prático e econômico. Quer aprender? Vem que o TudoGostoso te mostra!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Aprende truques caseiros para remover mancha de ferrugem do fogão

1. Mistura de álcool com vinagre, detergente e bicarbonato

Essa misturinha vai deixar seu fogão com cara de novo, bem brilhoso e limpo. Você vai precisar de ⅓ de xícara de álcool. ⅓ de xícara de vinagre, 2 colheres de detergente e 1 colher de bicarbonato.

Coloque água em um recipiente o suficiente para cobrir as tampinhas do fogão, misture os demais ingredientes e deixe as peças do fogão de molho por pelo menos uma hora. Caso tenha tempo disponível, pode deixar de molho por um período maior para não precisar esfregar muito depois. A mistura vai dissolver a ferrugem e a sujeira, deixando as peças muito mais limpas. Ao tirar do molho, basta finalizar a limpeza com esponja e água corrente.

2. Limão com sal

A acidez do limão ajuda a remover manchas

Sabia que dá para remover manchas de ferrugem do fogão usando suco de limão? Esse é um item de fácil acesso, econômico e muito eficiente para a limpeza. Sua acidez ajuda a remover as manchas, mas será necessário usar uma boa quantidade do caldo da fruta.

Para fazer a limpeza, comece despejando o sal na superfície manchada. Em seguida, derrame o suco de um limão inteiro ou mais, dependendo da quantidade de manchas do fogão. Esfregue com uma esponja ou escova de dente até que tudo esteja limpo.

3. Batata crua

Você não leu errado: dá para usar batata crua para remover ferrugem do fogão, forno e até da roupa. Isso é possível graças à uma substância presente na batata que se chama chamada de ácido oxálico.

O modo de uso sugerido é ralar a batata e então esfregar na superfície suja. Se quiser deixar a limpeza ainda mais potente para manchas resistentes, experimente misturar vinagre ou bicarbonato à batata. Você vai se surpreender com o resultado!

4. Bicarbonato

Se você está acostumado a testar truques caseiros de limpeza, já deve ter percebido que o bicarbonato de sódio é um verdadeiro aliado na hora de higienizar uma série de objetos e lugares — e com a ferrugem do fogão não é diferente. O bicarbonato é um desengordurante muito potente e ainda ajuda na remoção de manchas.

Experimente misturar um pouco de água com bicarbonato e use para limpar o fogão ou forno. Use uma esponja macia para esfregar a sujeira, só tenha cuidado para não arranhar o eletrodoméstico.

5. Vinagre

Assim como o bicarbonato de sódio, o vinagre é muito útil para limpeza. Ele também ajuda na remoção de ferrugem. Use o vinagre branco no fogão e esfregue com um pano limpo. Caso a mancha permaneça, a dica é deixar de molho para que a ferrugem se solte.

Veja mais:

Como tirar cola de etiqueta de potes de um jeito fácil? TudoGostoso revela 4 formas diferentes

Como tirar o amarelado dos potes de plástico e espátulas de silicone com 5 truques – Blog Tudogostoso

Garrafa térmica com gosto estranho? Descubra como acabar com esse problema!

 

Recomendadas
Pela Web