5 dicas para fazer um petit gâteau perfeito com facilidade

É possível fazer em casa: confira 5 dicas para fazer um petit gâteau perfeito!

petit gâteau: um bolinho delicioso e quente geralmente servido com sorvete. No TudoGostoso, você encontra receitas dessas delícias, como petit gâteau de creme de avelãpetit gâteau de café e até petit gâteau de chocolate branco. Quer fazer essa sobremesa em casa? Confira a seguir 5 dicas para fazer um petit gâteau perfeito!

veja 5 dicas para fazer um petit gâteau perfeito

Petit gâteau de chocolate servido com sorvete de creme

5 dicas para fazer um petit gâteau perfeito

Escolhendo o tipo de chocolate

Você já deve saber que o principal ingrediente do petit gâteau é o chocolate. Apesar de você poder usar qualquer tipo de chocolate, os que têm mais cacau, como os amargos e meio amargos são os mais indicados para preparar essa sobremesa. Isso porque ela ficará com bem mais gosto de chocolate mas sem ficar tão doce. Portanto, na hora de escolher o chocolate, dê preferência aos que são, pelo menos, 50% cacau.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Banho-maria sempre

Para preparar o petit gâteau é necessário derreter o chocolate primeiro. Enquanto muitas pessoas usam o micro-ondas para derretê-lo, o mais indicado sempre será o banho-maria. O chocolate é um ingrediente muito sensível ao calor e pode queimar facilmente.

Use forminhas individuais

A melhor forma de preparar o petit gâteau sempre será em forminhas individuais. O bolo cozinha mais rápido e uniformemente, não sendo necessário muito tempo no forno. Os ramequins de porcelana são os melhores recipientes para fazer essa sobremesa.

Unte, unte e unte mais um pouco

Assim como o suflê, que precisa ter um ramequim muito bem untado para poder crescer, o petit gâteau também precisa para poder desenformar com facilidade. A manteiga e a farinha de trigo são indispensáveis. Como a farinha de trigo pode deixar o seu bolinho um pouco esbranquiçado por fora, você também pode usar cacau ou chocolate em pó.

Acertando o ponto

Chegou a hora de falar da parte mais difícil de fazer petit gâteau. Sim, o danado do ponto. Se cozinha pouco, fica cru demais. Se cozinha muito, vira um bolo como outro qualquer. Uma dica para que ele fique bem cozido por fora mas com aquele centro molhadinho é deixá-lo no geladeira por 30 minutos antes de levar ao forno. O frio impedirá que a massa do centro cozinhe rapidamente.

Outra dica é a temperatura do forno: ela precisa estar alta, cerca de 220º C, porque a temperatura alta permite que a parte de fora cozinhe rapidamente mas sem cozinhar no meio. O tempo certo é entre 7 a 12 minutos. Normalmente 10 minutos é o suficiente.

confira 5 dicas para fazer um petit gâteau perfeito

Petit gâteau no ponto servido com framboesas

Recomendadas
Pela Web