3 tipos de massas de torta: confira as diferenças e como fazer

Confira 3 tipos de massas de torta e como fazer!

Você sabia que existem 3 tipos de massas de torta? As responsáveis por deliciosas sobremesas e também tortas salgadas são a massa brisée, a sablée e a sucrée. Elas são as massas-base da confeitaria francesa que servem para fazer tortas incríveis. Não conhece as diferenças nem para que serve cada uma? O TudoGostoso vai explicar tudinho sobre elas: quando devem ser usadas, com que tipo de recheio e como prepará-las. Confira!

3 tipos diferentes de massas de torta

Torta de limão feita com uma das massas doces

3 tipos de massas de torta

Massa brisée

A massa brisée é a massa que pode ser usada tanto para tortas salgadas como quiches quanto para tortas doces. Isso porque ela não leva açúcar na massa. Ela é a famosa massa podre, de sabor neutro, a nossa queridinha. Além de não levar açúcar, ela também não contém ovo. Ou seja, a receita é bem simples, como você pode ver a seguir:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

1 xícara (chá) de manteiga
1/4 xícara (chá) de água gelada
2 xícaras (chá) de farinha de trigo

Depois é só misturar todos os ingredientes até obter uma massa lisa e homogênea. Asse, sem o recheio, em forno preaquecido até dourar levemente.

3 tipos diferentes de massas de torta

Quiche de abobrinha feita com massa brisée

Massa sablée e massa sucrée

O TudoGostoso decidiu colocar esses dois tipos de massa em apenas um tópico para facilitar para você. Isso porque elas são praticamente iguais, têm os mesmos ingredientes. O que muda é a quantidade de açúcar. A massa sablée tem menos açúcar, o que faz com que ela seja adequada para receitas mais doces. Já a massa sucrée leva uma quantidade maior de açúcar, sendo perfeita para receitas menos doces e mais ácidas como é o caso da torta de limão. Assim como a massa brisée, essas duas também são superfáceis de fazer. Confira como a seguir!

Sablée

1 ovo
1 xícara (chá) de farinha de trigo
125 g de manteiga
125 g de açúcar

Sucrée

1 ovo
1 xícara (chá) de farinha de trigo
125 g de manteiga
175 g de açúcar

O modo de preparo das duas é igual da brisée: só misturar todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Asse, sem o recheio, em forno preaquecido até dourar levemente.

Recomendadas
Pela Web