10 dicas para o macarrão perfeito

Toda vez que você tenta fazer macarrão dá errado? Vem que o TudoGostoso te mostra como pode ser simples preparar o macarrão perfeito!

dicas para o macarrão perfeito

Apesar de parecer superfácil, muita gente sente dificuldade preparar o macarrão perfeito. Confira as dicas do TudoGostoso!

Além de ser versátil, o macarrão é delicioso, né? Apesar disso, muita gente ainda tem dúvidas sobre como preparar o macarrão perfeito. Para isso, o TudoGostoso irá dar dicas para você acertar no preparo desse ingrediente. Confira!

Dicas para ter o macarrão perfeito

Água, muita água: pode parecer bobagem, mas é muito importante acertar na quantidade de água para que o macarrão não grude. A proporção correta é de 1 litro de água para cada 100 g de massa. Por isso, é necessário utilizar uma panela bem grande! Para não precisar fazer um pacote inteiro, confira a dica para acertar na quantidade de massa.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Mexer: essa ideia de colocar o macarrão na panela e não mexer mais até estar pronto é mito! É preciso mexer sim, e sempre com muito cuidado para não quebrar a massa. Seu macarrão ficará bem soltinho!

Hora de colocar para cozinhar: a melhor hora para colocar o seu macarrão para cozinhar é quando a água estiver fervendo, portanto, nada de colocar a massa com a água ainda fria. Além de demorar mais, pode ser que o seu macarrão fique todo grudado.

dicas para o macarrão perfeito

Uma dica importante é colocar o macarrão na panela somente quando a água estiver bem quente!

Óleo não: pode até ser um dos truques mais comentados por aí, mas a verdade é que o óleo é péssimo para ter uma massa perfeita. Ele impede a aderência do molho e só faz com que a massa fique pesada e gordurosa. Com a quantidade certa de água, não é preciso se preocupar em colocar óleo.

Água salgada: os italianos contam que um dos truques para ter um macarrão perfeito é se certificar de que ele está sendo cozido em água salgada. Para isso, quando a água já tiver fervido, acrescente 1 e 1/2 colher de sopa para cada 1/2 kg de macarrão.

Lavar ou não lavar: outro problema para a falta de aderência dos molhos é lavar a massa em água fria, já que ela removerá todo o amido do macarrão. Não faça isso! Quando macarrão estiver al dente (macio, mas não mole), escorra-o rapidamente para que ele não continue a cozinhar.

Relógio é o seu melhor amigo: cada marca e tipo de macarrão indica o tempo correto para chegar ao ponto na embalagem. Não desconsidere! Essa informação está ali para te ajudar na hora de deixar o seu macarrão perfeito. Por isso, o relógio será seu melhor amigo. A maioria das massas ficam prontas em poucos minutos, por isso é importante prestar atenção.

dicas para o macarrão perfeito

Para o molho incorporar bem à massa, é importante não lavá-la nem utilizar óleo. Confira outras dicas!

Massa inteira: nada de quebrar a massa! As massas longas como o espaguete e o talharim devem ser comidas inteiras. Pode acontecer de elas não caberem na panela de primeira, mas quando elas começarem a amolecer, caberão na panela.

Fogo alto: durante os minutos em que o seu macarrão estiver cozinhando, deixe o fogo no máximo e a panela destampada. Isso porque o fogo alto deixará a água sempre fervendo, o que fará com que a massa cozinhe por igual.

Molho, a melhor parte: o TudoGostoso já ensinou como escolher o molho certo para cada tipo de massa, mas não basta só isso! Uma dica de ouro é se certificar de que a massa não está muito mole, já que isso dificulta a absorção do molho.

Além disso, é essencial que o molho esteja pronto antes do macarrão. Assim que a sua massa estiver cozida e escorrida, acrescente-a imediatamente à panela do molho para incorporá-lo. Se a sua massa ficar pronta antes do molho, ela acabará grudando durante o período de espera. Confira as nossas dicas de molhos deliciosos!

Recomendadas
Pela Web