Utensílios em madeira: como e por que usar na sua cozinha

Os utensílios de madeira podem ser muito úteis e deixar sua cozinha mais bonita. Veja dicas do TudoGostoso para comprar e conservar seus itens

Os utensílios em madeira são uma verdadeira polêmica quando falamos de cozinha. Isso porque em muitos ambientes mal arejados e úmidos, eles podem acumular alguns micro-organismos prejudiciais à saúde. Mas o que muita gente não sabe é que esse é um problema fácil de resolver, tornado a madeira um item seguro e, de quebra, um charme a mais para a decoração da cozinha. Quer saber mais sobre os itens de cozinha em madeira e aproveitar para garantir os seus com qualidade e segurança? Acompanhe com a gente esse guia!

6 utensílios em madeira para usar na sua cozinha

Tábua de madeira

Kit de tábuas, utensílios em madeira, com suporte aramado

Kit 3 Tábuas De Corte Madeira Teca Com Suporte Aramado De Metal Preto Stolf

As tábuas de madeira são um quebra galho para quem gosta de cozinhar. Elas servem para cortar alimentos na hora de preparar, como suporte para panelas ou refratários quentes e até mesmo para levar à mesa se sua intenção for dar um toque rústico. Esse kit com três tábuas alia a utilidade do utensílio, a beleza e organização do suporte aramado e a qualidade no seu material.

Saleiro de madeira ecológica

Saleiro de madeira de bambu

Saleiro Cozinha Ecokitchen Mimo Style Bege

Quem disse que os utensílios precisam ser escondidos em armários? Alguns itens de cozinha servem para deixar sua decoração ainda mais bonita. É o caso desse saleiro lindo em madeira de bambu resistente. Perfeito para ficar exposto em bancadas e prateleiras, já que evita desastres por não quebrar com facilidade. Um truque superlegal é usar também para colocar outros temperos/ingredientes e colocar uma etiqueta para identificar cada um deles.

Kit de colheres

Bowl e colher, utensílios em madeira, abrigando uma salada colorida com molho

Conjunto de 6 peças de espátulas de colheres de madeira antiaderente Hemoton de madeira e colheres de utensílios de cozinha

A famosa colher de madeira não pode ficar de fora, mas ela fica ainda melhor quando vem acompanhada de um kit com espátulas e pás para cozinhar. Nesse kit, você tem utensílios para os mais diversos fins, que não pegam cheiro, não absorvem sabor e prometem deixar sua cozinha muito linda.

Socador de madeira

Socador com pilão em madeira, em cima de uma superfície branca com grãos espalhados

Socador Ecokitchen Mimo Style Bege

Presença confirmada em muitas cozinhas tradicionais, o socador é usado para macerar alho, grãos, ervas e até frutas. Feito em madeira de bambu sem poros, ele não absorve sabor e cheiro de outros alimentos, além de contribuir para uma pegada mais sustentável na sua casa.

Moedor de grãos

Moedor de grãos em madeira com pino metálico e interior em inox

Moedor Madeira Mimo Style Bege

Nada melhor para fazer uma comida bem gostosa do que utilizar temperos bem preparados com ingredientes frescos. Por isso, o que você precisa é desse moedor de grãos super-resistente em madeira com interior de aço inox. Use para moer pimentas, sal, sementes, e qualquer outro ingrediente seco. Também pode ser levado à mesa para dar aquela turbinada na decoração e finalizar com maestria seus pratos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Como garantir a higiene dos seus utensílios em madeira

Já que a madeira está presente em tantos objetos para a cozinha – como colheres, tábuas, espátulas, socadores e até pratos – você não precisa abrir mão de ter na sua casa, basta aprender a conservar de maneira simples e correta. Veja nossas dicas:

Higienize com água sanitária;

Nunca guarde seus utensílios molhados;

Hidrate a madeira passando óleo mineral em toda a superfície;

Preste atenção ao tempo de uso e troque as colheres e tábua quando notar aparência estranha.

Recomendadas
Pela Web