Tipos de farinha de trigo: entenda as diferenças entre elas

Conheça os diferentes tipos de farinha de trigo!

A farinha de trigo é um ingrediente muito usado na cozinha: é com ela que preparamos os bolos, massas, tortas e muitas outras receitas. A mais utilizada é a farinha de trigo branca, mas você sabia que existe uma variedade de farinhas de trigo? É sobre isso que o TudoGostoso vai falar hoje: tipos de farinha de trigo. Confira!

tipos de farinha de trigo veja

Farinha de trigo

Tipos de farinha de trigo

Farinha branca tipo 00

Ela é super-refinada e 100% natural, feita com os grãos de trigo mais fracos. Isso significa que ela tem um teor de glúten menor ao mesmo tempo em que absorve mais água. Se perdeu? A gente explica! Tudo isso faz com que as massas feitas com esse tipo de farinha sejam leves e bem aeradas. Elas são ideias para o preparado de bolos e tortas. Ela também é digerida pelo organismo com mais facilidade.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O único problema é que a farinha branca tipo 00 não é produzida no Brasil. Ela é importada de países como Canadá, Itália e Argentina. Ou seja, pode ser um pouquinho mais difícil de encontrar. Mas calma, se não achou, tem uma maneira bem simples de substituí-la nas receitas: basta acrescentar 2 colheres (sopa) de amido de milho a cada xícara (chá) de farinha de trigo tipo 1 (a mais comum). Lembre-se de peneirar bem, viu? Assim sua massa vai ficar mais aerada e seus ingredientes bem misturados!

tipos de farinha de trigo confira

Chef fazendo massa

Farinha branca tipo 0

Essa farinha tem um teor de glúten um pouco maior que a farinha branca tipo 00. Outra diferença também está no fato de que essa farinha é branqueada naturalmente, além de conter mais ferro, que irá ajudar na textura e no volume das massas. Ela é indicada para preparar pães, pizzas e massas de macarrão.

Farinha tipo 1

A farinha tipo 1 ou especial é uma das mais versáteis e também a mais comum. Ela é feita de uma mistura de grãos de trigo fracos e fortes (com pouco e muito glúten). Assim como a farinha branca tipo 0, ela pode ser branqueada naturalmente (orgânica) ou quimicamente. Esse tipo é usada para preparar pães também.

tipos de farinha de trigo

Saco com farinha de trigo

Recomendadas
Pela Web