Sopa no pão é irresistível no frio: veja as dicas e receitas do TudoGostoso

O pão é um acompanhamento clássico da sopa, mas já pensou em usar o alimento como tigela para servir o creme?

Nesse friozinho do inverno, nada melhor do que uma sopa cremosa, não é? Melhor ainda se tiver um pão ou uma torrada para acompanhar. Então por que não juntar o melhor dos dois mundos e servir sua sopa ou caldo direto no pão crocante? Essa receita é prática e ainda dispensa o uso de tigelas. Descubra como fazer uma sopa no pão saborosa no TudoGostoso!

sopa no pão redondo em um prato com colher do lado e mais pães atrás

O pão serve como tigela comestível para sopas e caldos

Por que fazer uma sopa no pão?

Por mais cremosa e encorpada que uma sopa seja, é um prato mais líquido e com menos texturas. Por causa disso, é sempre bom colocar um acompanhamento crocante. Chips, sementes e castanhas são boas opções, mas pão e sopa andam lado a lado. Você pode comer sopa com fatias de pão ou torradas como se fosse uma colher ou pode adicionar croûtons, pequenos cubinhos de pão tostado, em cima do prato.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Essa combinação clássica pode tomar outra forma usando o próprio pão como tigela para a sopa. A casca do pão segura o recheio no lugar e o miolo ainda pode ser usado para devorar a sopa. De quebra, você não vai precisar usar uma tigela para servir. Essa mesma estratégia ainda é usada em outras receitas, como no fondue de queijo no pão ou no risoto de camarão no pão. Quer uma ideia mais deliciosamente prática do que essa?

Que pão usar para colocar a sopa?

Gostou da ideia da sopa do pão, mas não sabe qual pão usar? Não se preocupe que estamos aqui para ajudar. Como a sopa é um prato bem líquido e úmido, o pão precisa ser denso e rígido o bastante para aguentar o recheio sem desmontar. Sem contar que o pão precisa ser grande o bastante para servir a receita inteira.

Por causa disso, o ideal é usar o pão italiano. Esse tipo de pão tem casca grossa e é grande e arredondado, perfeito para usar como tigela para servir a sopa. Você também pode usar o pão de forma retangular que fica no tamanho certo quando cortado ao meio. Mas, nesse caso, prefira um bem denso e não corte muito miolo para não deixar a borda fina demais.

sopa no pão italiano com queijo cremoso dentro, queijos em peaços no fundo e croutons na frente

O pão italiano é casca grossa e combina com recheios cremosos

Que sopa servir no pão?

E o recheio, como escolher? Você tem a liberdade para fazer a sopa com seu sabor predileto, mas a dica para equilibrar bem com o pão é escolher ingredientes mais leves. Como o pão já tem bastante carboidrato, evite usar alimentos como batata, mandioca e inhame.

Aposte em legumes e prepare uma sopa de cebola ou uma sopa de ervilha. Ingredientes com proteínas são perfeitos para dar mais saciedade e combinam bem com esse tipo de prato. Pode usar proteína animal, como na sopa de frango, ou proteína vegetal, como a sopa de lentilha.

Dicas para montar a sopa no pão

Na hora de montar a sua sopa no pão, o primeiro passo é cortar o do pão. Se for um pão redondo como o pão italiano, faça um corte redondo com a faca em diagonal para retirar a tampa. Use uma faca para pão para facilitar. Depois retire o miolo para ter espaço o bastante para a sopa. O miolo pode ser usado com o recheio e a casca do topo serve como tampa para manter a sopa aquecida na hora de servir.

No caso de um pão de forma retangular, corte ao meio para ter um cubo. Use a faca de pão para cortar um quadrado dentro do miolo, deixando cerca de 2 cm de borda. Aproveite o resto do miolo e corte em pedaços para fazer torradas ou croûtons. E uma dica especial: depois de colocar a sopa no pão, adicione queijo ralado em cima e leve ao forno para gratinar e deixar o pão torradinho.

Receitas de sopa no pão para experimentar nos dias frios

Sopa creme de queijos no pão italiano

Queijo e pão é tudo de bom. Nessa receita o recheio tem quatro queijos: parmesão, muçarela, meia cura e catupiry. Essa combinação deixa a sopa cremosa e salgada no ponto certo. Para incrementar, você pode colocar por cima pedacinhos de salsinha, bacon ou os dois!

Sopa de palmito no pão italiano

A sopa de palmito cai super bem no pão. Não esqueça de usar vários temperos como pimenta, salsinha e cebolinha para que essa receita no pão fique supergostosa!

Sopa de milho no pão

O milho é a base dessa sopa que é bem cremosa. Já o sabor fica por conta de outros ingredientes, como o frango e o tomate.

Sopa de legumes e verduras no pão

Prepare uma sopa mais leve e saudável usando couve-flor, brócolis, vagem, cebola e cenoura. A proteína fica por conta do frango e do ovo.

Sopa de lombo e alho-poró no pão italiano

Fez lombo de porco assado no almoço e sobrou? A dica é aproveitar como ingrediente de uma sopa no pão especial para o jantar. Acrescente alho-poró e noz-moscada e terá ainda mais sabor.

Veja mais:

4 receitas de sopa de tomate que conquistaram a web para espantar o frio

Como fazer caldo verde? Receita do TudoGostoso deixa o caldo cremoso e cheio de sabor

Alimentos da safra de inverno: aposte em frutas e legumes da época para economizar com muito sabor

Recomendadas
Pela Web