Sopa de ervilha perfeita: receitas e dicas de como fazer

Sua sopa de ervilha nunca dá certo? Só pode ser porque você não viu as dicas do TudoGostoso de como fazer a sopa de ervilha perfeita! Confira e se delicie.

A sopa de ervilha é uma das receitas mais fáceis de preparar, sendo muito prática para os dias mais corridos.  Basta o clima esfriar um pouquinho que a gente já está comprando ervilha no mercado. O melhor da sopa de ervilha é que ela é uma receita barata, que rende bastante, e você pode até congelar. E aí, quer aprender como fazer a sopa de ervilha perfeita? Então continua lendo que o TudoGostoso vai te ensinar todo o passo a passo e as melhores dicas de como preparar a sopa de ervilha perfeita!

dicas para a sopa de ervilha perfeita

A sopa de ervilha é uma receita prática, perfeita para os dias frios de muita preguiça

Receitas de sopa de ervilha

Sopa de ervilha tradicional

A tradicional sopa de ervilha não poderia ser mais simples de preparar, com ingredientes que temos em casa ou que são bem fáceis de encontrar. Para prepará-la, você irá precisar de 500 g de ervilha desidratada (de pacote), 300 g de bacon, 300 g de costelinha defumada, 1 cebola bem picada e 3 colheres (sopa) de óleo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O modo de preparo começa na panela de pressão. Para isso, coloque o óleo e refogue a cebola até ficar bem murcha. Em seguida, acrescente o bacon e deixe fritar até sair toda a gordura. Depois acrescente a costelinha defumada e refogue por mais alguns minutos. Por último, adicione a ervilha e encha a panela com água até abaixo da marca do cabo da panela. Deixe cozinhar de 25 a 30 minutos. Quando estiver pronta, mexa bem para que os pedaços de ervilha que ainda restaram fiquem bem dissolvidos. Caso a sopa esteja muito grossa, acrescente mais água, misture e deixe ferver novamente fora da pressão.

Viu só como é fácil?

Sopa de ervilha vegetariana

Quem não come carne não precisa se preocupar que não irá ficar de fora dessa! É possível adaptar a sopa de ervilha para sua versão vegetariana usando os ingredientes e temperos certos. Os ingredientes para a sopa de ervilha vegetariana são 500 g de ervilha desidratada (1 pacote), 1 cebola grande picada, 2 dentes de alho amassados, 2 cenouras médias picadas, 3 batatas médias picadas, 1 tempero pronto para legumes, 1 caldo de legumes, pimenta-do-reino em pó a gosto, salsinha desidratada a gosto, cebolinha picada a gosto, folhas de manjericão a gosto, azeite ou óleo de soja para fritar os ingredientes, sal a gosto.

dicas para a sopa de ervilha perfeita

É possível preparar uma versão vegetariana deliciosa da tradicional sopa de ervilha

Com os ingredientes separados, é hora de arrasar no preparo: comece lavando bem a ervilha e deixando de molho por 5 minutos na água. Enquanto isso, pique a cenoura e a batata e reserve. Em uma panela de pressão grande, adicione o azeite ou óleo e deixe esquentar um pouco. Acrescente a cebola e o alho e refogue bem até ficarem dourados.

Cuidado! É importante refogar em fogo médio para evitar que a cebola e o alho queimem, pois eles podem amargar a sopa.

Quando estiverem bem dourados, adicione os temperos, misture e deixe cozinhar em fogo baixo até derreter. Após os temperos estarem incorporados, adicione a ervilha escorrida e dê uma leve refogada junto aos outros ingredientes. Adicione a água até a marca interna do cabo da panela de pressão, tampe e cozinhe por 10 minutos em fogo baixo. Passado esse tempo, retire a panela do fogo e acrescente a batata e a cenoura. Volte com a panela e deixe cozinhar na pressão por mais 5 minutos em fogo baixo.

Por último, abra a panela de pressão com cuidado, e, com o fogo desligado, mexa bem até que a sopa fique com a consistência cremosa. Caso ela esteja muito grossa, adicione mais água, mexa e deixe ferver fora da pressão até ficar na consistência de sua preferência.

Dicas para fazer a sopa de ervilha perfeita

Apesar de ser uma receita que tem um preparo superfácil, nós ainda temos algumas dicas que podem te ajudar a preparar essa belezinha!

Sopa de ervilha sem panela de pressão? O TudoGostoso ensina!

Se você que não tem panela de pressão (ou tem medo de usar) estava ficando chateado achando que não ia comer essa receita deliciosa, pode mandar a tristeza embora. Aqui no TudoGostoso a gente dá a solução de todos os problemas!

É possível, sim, preparar a sopa de ervilha sem usar panela de pressão e, na verdade, nem é tão difícil. O primeiro passo é deixar a ervilha de molho em água de um dia para o outro, para amolecê-la e ela cozinhar mais fácil (e gastar menos gás, né?). No dia seguinte, na hora de cozinhar, troque a água. Não tampe a panela completamente e deixe cozinhar até que a ervilha fique bem macia: pode morar cerca de 40 minutos em fogo médio-alto.

Engrossar a sopa de ervilha

A primeira dica do TudoGostoso é: sua sopa ficou rala? Calma que tem salvação! Para engrossar sua sopa, você pode utilizar alguns métodos, um deles é adicionar miolo de pão cortado em pedaços bem pequenos. Para isso, adicione-os na sopa já pronta e deixe ferver em fogo baixo até que eles tenham sido dissolvidos completamente.

dicas para a sopa de ervilha perfeita

A sopa de ervilha pode ser servida com pedacinhos de pão, torradas e até pão dormido

A segunda forma de engrossar a sopa de ervilha é utilizando aveia ou o bom e velho amido de milho. Mas nada de sair acrescentando direto na panela, não, porque pode empelotar. E nada pior do que sopa empelotada com gosto de farinha, né? Para que isso não aconteça, adicione o amido ou a aveia em um copo com um pouco de água quente e misture bem. Com a sopa em fogo baixo, acrescente a mistura aos poucos na panela, mexendo sem parar até engrossar.

A terceira forma de engrossar a sopa de ervilha já é um pouquinho diferente e pode alterar o sabor, mas pode confiar que fica gostoso: adicionar um pouco de creme de leite. Mas essa dica só vale se a sopa não estiver muito rala, tá?

Como não sujar o fogão preparando a sopa de ervilha

Algumas pessoas reclamam que cozinhar a ervilha faz muita sujeira, mas com alguns truques é possível evitar que isso aconteça. O primeiro passo é usar uma panela grande que comporte o dobro da receita. Assim, quando a ervilha começar a ferver e espumar, ela não irá derramar.

Na panela de pressão, você pode acrescentar um fio de óleo, já que ele ajuda a evitar que o caldo da ervilha transborde. Já na panela convencional, o ideal é se manter atentado: assim que a espuma aparecer e você perceber que irá transbordar, abaixe o fogo remova-a com o auxílio de um concha.

Com todas essas dicas e receitas ficou até mais fácil preparar uma sopa de ervilha perfeita nesse frio, né?

Veja mais:

Como engrossar sopas e caldos

Receitas de sopas e caldos: opções fáceis e cremosas do TudoGostoso

Recomendadas
Pela Web