Sem tempo para cozinhar? Aprenda como temperar frango em até 20 minutos

A vida tá corrida e não sabe o que fazer com o frango que está no congelador? Não se preocupe! Veja as dicas do TudoGostoso de como temperar frango rápido

Não dá para negar, o frango é uma das proteínas mais consumidas pelos brasileiros. Com ele, podemos fazer praticamente tudo, inclusive a paixão nacional que é a coxinha. Perfeito para uma alimentação saudável e balanceada por ser considerada uma carne magra, o frango faz parte das nossas refeições do dia a dia, mas o problema é que ele pode consumir muito do nosso tempo na hora de preparar. Foi pensando nisso que o TudoGostoso trouxe esse post para você que está sem tempo para cozinhar. Veja como temperar frango rapidamente em até 20 minutos!

como temperar frango rápido

A sobrecoxa é um corte do frango que requer mais tempo na hora de temperar

Como temperar frango rápido?

O frango, diferentemente das carnes vermelhas, é uma proteína que dá um pouco mais de trabalho na hora de preparar, porque é necessário deixar descansado depois de temperar para que os sabores penetrem bem na carne. Porém, existem soluções práticas para economizar tempo quando os dias estão corridos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Se você está sem tempo, dê preferência às partes que ganham sabor mais facilmente, como o peito de frango (se for filezinho, melhor ainda) e a coxinha da asa. Além de deliciosos, são partes versáteis que podem ser usadas inteiras ou desfiadas no preparo de diversas receitas como rocambole de peito de frango, espaguete com coxinha da asa e peito de frango ao forno com requeijão.

O peito e o filezinho de frango podem ficar entre 5 a 10 minutinhos descansando se temperados com alguma fruta crítica, como laranja e limão; elas ajudam a deixar a proteína mais suculenta e macia, e ainda elevam o seu sabor. O limão age mais rápido, mas possuí um sabor mais forte. Caso você prefira um sabor mais suave, escolha a laranja. Já a coxinha da asa pode usar precisa de cerca de 15 minutos para ficar com bastante sabor.

Além das frutas, é importante escolher bons temperos para o seu frango. Os tradicionais são alho e pimenta-do-reino, mas você pode experimentar com o que você tiver na cozinha. Cominho é uma especiaria que pode deixar o seu peito de frango ainda melhor. Experimente utilizar curry se quiser sair da rotina com um sabor especial.

como temperar frango rápido

A coxinha da asa é uma parte do frango que é deliciosa e fica pronta rapidamente

Temperos rápidos para coxa e sobrecoxa

Você não quer saber do peito de frango, o que te interessa mesmo é a coxa e a sobrecoxa? Calma que a gente também traz umas dicas valiosas para temperá-las!

A coxa e a sobrecoxa são partes que, de fato, precisam de mais tempo descansando, não tem para onde fugir. Mas é possível temperá-las em até 20 minutos e ficam deliciosas! A nossa primeira dica é começar a fazer sua refeição pelo preparo do frango. Assim, enquanto ele descansa, você otimiza seu tempo fazendo os acompanhamentos como arroz de brócolis, purê de batata, farofa, feijão etc.

Mais uma vez, o limão e a laranja entram em ação temperando a coxa e a sobrecoxa, porém, além deles, você também pode usar vinagre para deixar o seu frango mais saboroso. Mas agora vamos aos ingredientes e o passo a passo que a gente sabe que é o que vocês querem.

Para temperar coxa e sobrecoxa rapidamente você pode usar 2 colheres (chá) de sal, 5 dentes de alho picado, 2 colheres (sopa) de maionese, 1 colher (chá) de mostarda (opcional), 1/2 xícara (chá) de suco de limão, 1 colher (sopa) de páprica doce, pimenta-do-reino a gosto, orégano ou outra erva da sua preferência a gosto. Todos esses ingredientes são suficientes para temperar 1 kg de coxa ou sobrecoxa. Ah, e claro que você pode adicionar os temperos de sua preferência para deixar essa receita perfeita para o seu paladar.

A maionese nessa receita ajuda e muito no sabor da coxa e sobrecoxa, deixando-a saborosa e suculenta bem rápido. Em uma tigela, coloque todos temperos e os pedaços de frango. Misture bem! Certifique-se de que todas as partes do frango estão bem cobertas com o tempero. Tampe e reserve em temperatura por 20 minutos. Depois é só assar, no forno ou na air fryer. Viu como é fácil?

E você também usar essa mesma mistura para deixar o seu frango marinando de um dia para o outro se quiser; só que, nesse caso, você volta com a tigela para a geladeira para passar a noite.

como temperar frango rápido

Escolha os temperos da sua preferência na hora de seguir as nossas dicas de como temperar frango rápido para deixar a proteína do jeito que você gosta

Receitas com frango rápidas e práticas para o dia a dia

Gratinado de frango

Essa receita é prática e ideal para preparar com as sobras de frango assado, basta desfiar e pronto! Uma refeição totalmente nova que vai deixar a família inteira babando.

Estrogonofe de frango

Um clássico atemporal! Você  já pode usar as nossas dicas de como temperar peito de frango rápido para preparar esse estrogonofe. Mas vai aqui mais uma dica do TudoGostoso: na hora de temperar, dê preferência a laranja, porque o limão deixa o estrogonofe com o sabor bem forte.

Frango xadrez

Cansado de comer sempre a mesma coisa? Essa receita é para você! Fácil de fazer, mas diferente. O amendoim e os pimentões vermelho e amarelo são a graça da receita, transformando o peito de frango em um prato saboroso. O frango xadrez pode ser servido acompanhado de arroz branco e até macarrão alho e óleo. Fica uma delícia!

Veja mais:

Frango assado de padaria em casa: descubra como temperar e assar a ave como um profissional

Como desfiar frango no micro-ondas: aprenda esse método incrível

 

Recomendadas
Pela Web