Saladas de inverno: aprenda receitas rápidas e perfeitas para os dias frios

Alimentação saudável combina com inverno, sim! O TudoGostoso ensina 13 receitas deliciosas de saladas para a época fria que irão te ajudar a comer saudável. Confira!

Com a chegada do inverno, é normal darmos preferência às receitas mais pesadas para nos saciarmos, como caldos, sopas e massas. Porém, é importante manter as práticas de uma alimentação saudável mesmo durante os dias mais gelados. Pensando nisso, nós ensinaremos como fazer saladas para o inverno! Essas receitas são fáceis de fazer e vão deixar suas refeições mais nutritivas. Você irá encontrar até receitas de saladas quentes para aquecer os dias frios. Quem pensa que salada não pode ser gostosa é porque nunca viu as receitas do TudoGostoso. Confira!

saladas para o inverno fáceis

É importante consumir saladas no inverno para uma alimentação saudável e nutritiva

Como comer saudável no inverno?

Você sabia que nós precisamos comer mais durante o inverno? É porque nosso organismo gasta mais energia para manter nossa temperatura corporal estável! No entanto, isso não significa que a gente pode exagerar. É possível, sim, manter uma alimentação saudável no inverno sem exagerar nas receitas mais gordurosas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Uma dica é sempre acrescentar legumes e verduras às receitas tradicionais de inverno. Legumes como cenoura, batata-doce, abóbora e couve-flor são perfeitos para o preparo de sopas e caldos. Eles garantem cremosidade e ainda são muito nutritivos. Verduras como couve, espinafre, repolho e acelga também pode ser usadas fazer sopas, como é o caso do caldo verde.

Entre as refeições, o melhor é investir em frutas da estação. Isso permitirá que você continue com uma alimentação saudável e nutritiva, e ainda economizar nas contas do mês. Nada melhor, não é mesmo?

Receitas práticas e saborosas de saladas para o inverno

Mesmo com os caldos e sopas, as saladas não podem ser deixadas de lado durante o inverno. Afinal, imagina sobreviver só de sopas e caldos durante uma estação inteirinha? Com essas opções gostosas de saladas para o inverno do TudoGostoso, você não vai querer saber de outra coisa!

Salada de macarrão, legumes e verduras

Inverno sem macarrão não dá! Para quem adora massa, essa receita de salada de macarrão é perfeita para uma refeição balanceada. Se você prefere a salada quente, experimente refogar todos os ingredientes já cozidos com o molho. A gente garante que vai ficar uma delícia!

saladas para o inverno fáceis

A salada de macarrão com legumes é ideal para saciar aquela vontade de massa mas mantendo uma refeição nutritiva e balanceada

Salada de abobrinha ao forno

As saladas quentes são ideais para aquecer os dias frios e nos ajudar a manter a alimentação saudável. A receita da salada de abobrinha ao forno não poderia ser melhor para esse momento: fácil de fazer, o modo de preparo consiste em primeiro cozinhar rapidamente a abobrinha na água e sal, depois levá-la para o forno. Porém, se você quiser mais praticidade, pode colocar direto no forno, mas o tempo de preparo irá aumentar um pouco. Estará pronto quando a abobrinha estiver macia e levemente dourada.

Salada fácil de bacalhau

Essa salada de bacalhau é deliciosa e vale como uma refeição inteira! A dica de o TudoGostoso é para dessalgar o bacalhau usando leite. Basta deixá-lo marinando no leite por duas horas antes do preparo. Além de dessalgar o bacalhau, esse método ainda deixa o peixe suculento e macio.

Salada de berinjela ao forno

O tipo perfeito de salada quente, a salada de berinjela é simples e pode ser complementada com peito de frango. Você ainda pode adicionar os legumes de sua preferência para deixar a salada com o gosto perfeito.

Salada de acelga com alho e gengibre frito

O sabor magnífico dessa salada fica por conta do alho e do gengibre, que dão um toque especial à acelga. Essa salada pode ser saboreada assim que ficar pronta, ainda levemente quente, ou fria!

Salada de legumes cozidos no vapor

Uma deliciosa combinação de ingredientes, essa salada de legumes cozidos no vapor é saudável e superfácil de fazer. Ela pode ser acompanhada de carnes, frangos e peixes, fica a seu critério!

Salada de legumes assados

A salada de legumes assados é a melhor maneira de inovar no consumo de saladas. Se você enjoou daquela salada de todo dia de alface e tomate, essa saladinha vai te surpreender. Para economizar tempo, você pode colocar até o peito de frango para assar junto!

Salada de chuchu

Muita gente reclama que o chuchu é um legume sem graça e sem gosto. Isso até é verdade, mas ele é cheio de benefícios para a saúde e merece ser incorporado na nossa alimentação. O truque para fazer uma salada de chuchu bem gostosa é caprichar nos temperos! Use e abuse das suas especiarias e ervas favoritas para elevar o sabor desse prato.

Salada de brócolis e palmito

Quer palmito? Então aproveite para juntá-lo com brócolis, maionese e creme de leite para fazer uma salada diferente e superapetitosa. A maionese ajuda a proporcionar saciedade ao longo dia e ainda deixa essa receita com aquele gostinho maravilhoso.

Salada de trigo

O trigo para quibe é um alimento muito versátil e que é ótimo para incrementar saladas. Rico em fibras, ele ajuda a aumentar a saciedade. A dica para o preparo desta salada está nos temperos: use e abuse dos seus favoritos para obter um prato cheio de sabor.

saladas para o inverno fáceis

Use e abuse de grãos como trigo, quinoa e lentilha para uma salada nutritiva e balanceada

Salada de berinjela de micro-ondas

Outra receita de salada de berinjela, mas dessa vez preparada no micro-ondas para quem gosta de praticidade e agilidade.

Salada de grãos com castanha-de-caju

Agora, se o que você realmente quer é impressionar o crush com aquela salada digna de restaurante, você precisa fazer a salada de grãos com castanha-de-caju. Se preferir, a castanha-de-caju pode ser substituída por castanha-do-Pará.

Salada de inhame e atum

O inhame é um dos vegetais da estação e ideal para adicionar ao seu cardápio semanal. A nossa sugestão é essa salada com atum, nutritiva e deliciosa, ela é fácil de fazer e vai deixar todo mundo babando!

Veja mais:

O que comer no frio: receitas práticas e gostosas para aquecer no inverno

Como fazer chá: dicas e métodos de preparo para aproveitar no inverno

Recomendadas
Pela Web