Salada de grão de bico: opções leves e cheias de sabor

Além de cozido, o grão de bico fica delicioso se preparado como salada. Se animou? Então aprenda com o Tudo Gostoso como fazer salada de grão de bico!

Quer manter a boa forma e comer de forma saudável, mas cansou das saladas de folhas? Experimente substituir o alface, o agrião e a rúcula pelo grão de bico. Muito saborosa e cheia de benefícios, a leguminosa – também conhecida como grão da felicidade –, quando misturada a outros ingredientes, dá vida a diferentes tipos de salada. Gostou da ideia? Então prove as nossas receitas e aprenda de uma vez por todas como fazer salada de grão de bico.

Salda de grão de bico temperada com tomates-cereja e cebolas, servida em um bowl branco

Uma salada de grão de bico pode ser supersaborosa e muito nutritiva

Como fazer salada de grão de bico

Para quem nunca comeu, a salada com grão de bico pode não parecer muito apetitosa de cara, já que a leguminosa sozinha não tem muito gosto. Só que bem temperada e associada a legumes, ao atum, ao bacalhau ou a cogumelos pode ficar bem mais interessante. E o melhor, é muito fácil de fazer, fica pronta em poucos minutos e tem bem poucas calorias. É ou não o prato perfeito? Ah, para quem não abre mão de comer feijão, todos os dias, o grãozinho ainda serve como ótimo substituto dele nas refeições.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Como cozinhar grão de bico para salada

Antes de qualquer coisa, você precisa saber que o grão de bico, antes de ser preparado precisa ficar de molho por pelo menos 12 horas. Seu cozimento é bem rápido e simples, mudando de acordo com a panela escolhida (de pressão ou comum) ou se for feito direto no forno micro-ondas.

Na panela: tire os grãos do molho,  escorra-os e transfira-os para uma panela grande. Cubra com água até o dobro da altura da quantidade de grãos e leve ao fogo médio até ferver. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por aproximadamente uma hora. Escorra e deixe esfriar.

Na panela de pressão: coloque os grãos na panela de pressão e encha de água, cobrindo os grãos até cerca de quatro dedos para cima. Adicione sal e um fio de azeite. Tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, contados a partir do momento em que a panela pegar pressão.

No micro-ondas: leve o grão de bico ao micro-ondas em uma vasilha tampada, com um pouco de sal, água e folhas de louro. Deixe cozinhar por 8 minutos. Escorra novamente, retire as folhinhas de louro e deixe esfriar.

Benefícios do grão de bico

O grão de bico é fonte de triptofano, um aminoácido que estimula a produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar e do bom humor. No cérebro, ele tem um efeito semelhante ao de um chocolate, com a vantagem de ser muito menos calórico e não ter gorduras. Além disso, ajuda a reduzir a absorção de colesterol, fortalece o sistema imunológico, auxilia na regulação o açúcar no sangue e mantém a saúde dos ossos e dentes.

Receitas de saladas de grão de bico: faça e surpreenda-se

Escolha uma das opções de salada com grão de bico e descubra como o grãozinho pode te fazer feliz.

Salada de grão de bico e repolho

Corte o repolho em tiras bem fininhas, junte com o grão de bico e pimentões vermelhos e amarelos e pronto!

Salada de grão de bico e abobrinha

Quer fazer sua salada de grão de bico ficar ainda mais diferente? Adicione abobrinha e um pouco de maionese.

Salada de grão de bico e queijo

Aqui, quem dá o toque final são os ovos de codorna e o queijo minas frescal.

Salada de grão de bico com bacalhau

O bacalhau desfiado misturado ao grão de bico fica maravilhoso!

Salada de grão de bico, lentilhas e mostarda dijon

Dois grãos juntos? Ficam uma delícia e ainda ganham o reforço luxuoso da mostarda dijon.

Confira nossa vídeo-receita e faça uma salada com grão de bico supersaborosa:

Recomendadas
Pela Web