Rocambole de lentilha recheado: receita completa

Venha aprender a fazer um rocambole de lentilha recheado delicioso aqui no TudoGostoso! É uma receita vegetariana e fácil de preparar.

Pensou que lentilha só era consumida no Ano-Novo? Que nada! Essa leguminosa é rica em benefícios para a saúde e, com ela, é possível fazer diversas receitas deliciosas! E que tal dar uma variada no clássico arroz com lentilhas e fazer um saboroso rocambole de lentilha recheado? O TudoGostoso vai te ensinar como é fácil surpreender com um rocambole saudável e vegetariano! Confira a seguir os ingredientes e o modo de preparo:

Receita de rocambole de lentilha recheado

Rocambole de lentilha recheado

Ingredientes do rocambole de lentilha recheado

1 xícara (chá) de lentilha
2 folhas de louro
1 e 1/2 xícara (chá) de água
1/4 xícara (chá) de quinoa em grãos
3 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 cebola picadinha
5 dentes de alho amassados
1 colher (sopa) de orégano desidratado
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1/2 xícara (chá) de aveia em flocos
sal a gosto

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Recheio

2 xícaras (chá) de molho de tomate
1 xícara (chá) de purê de batatas
palitos de cenoura a gosto
vagens a gosto

Modo de preparo

Em um recipiente, coloque a lentilha, cubra-a com o dobro de água e deixe de molho por 8 horas.

Passado esse tempo, escorra toda a água, lave bem as lentilhas e coloque-as para cozinhar em uma panela com 1 e 1/2 xícara de água e as folhas de louro.

Enquanto isso, em outro recipiente, coloque a quinoa, cubra com água quente e deixe de molho por aproximadamente 2 minutos. Após esse tempo, escorra, lave bem e reserve.

Agora, em outra panela, adicione o azeite, a cebola, o alho, o suco de limão, o orégano, o cominho, sal a gosto e a quinoa, misture e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos, mexendo sempre para não queimar.

Em seguida, desligue o fogo e adicione a farinha de trigo integral e a aveia em flocos, misture e depois acrescente a lentilha já cozida, tornando a misturar bem! Logo após, deixe esfriar completamente.

Recheio

Enquanto a massa do rocambole esfria, vá fazendo o purê de batatas e o molho de tomate.

Quanto aos legumes, corte-os em palitos grandes e coloque-os para cozinhar em água fervente por cerca de 5 minutos. Após esse tempo, escorra a água, lave bem e reserve.

Montagem

Em uma superfície limpa e lisa, coloque papel-manteiga e abra a mistura de lentilha e quinoa até formar um retângulo. Em seguida, adicione o purê, dando uma distância de 2 cm da borda. Adicione os legumes cozidos e, por fim, enrole o rocambole, certificando-se de apertar bem!

Unte uma assadeira com óleo, coloque o rocambole sobre ela e pincele óleo sobre toda a sua superfície. Em seguida, leve para assar em forno preaquecido a 240º C por cerca de 30 minutos.

Após esse tempo, retire do forno, distribua metade do molho de tomate sobre o rocambole e leve novamente ao forno por mais 10 minutos.

Passados os 10 minutos, retire do forno, adicione o restante do molho de tomate e finalize com azeite. Prontíssimo! Agora é só fatiar e servir essa delícia!

Gostou dessa receita? Então, não deixe de conferir o Canal detox com receitas saudáveis e deliciosas para você incrementar seu cardápio com muita variedade e sabor!  E se você quiser saber mais sobre alimentação detox, dê uma olhadinha também no site Minha Vida: Dieta detox: cardápio completo, como fazer e benefícios.

 

Confira também:

Como preparar lentilha e grão-de-bico de maneira fácil!

O impacto positivo da lentilha na nossa saúde

Alimentos que ajudam a combater a flacidez da pele

Recomendadas
Pela Web