Rocambole de chocolate com morango: receita fantástica

Não tenha dúvidas: você vai se apaixonar pelo rocambole de chocolate com morango! Confira o passo a passo aqui no TudoGostoso!

Rocambole: um doce lindo e delicioso! Criatividade é que não falta na hora de prepará-lo: o TudoGostoso já te apresentou a rocamboles maravilhosos, como os de romeu e julieta, baba de moça, café e mais tantos outros com recheios divinos. Mas pra quem gosta de ousar e inovar nas sobremesas, que tal fazer uma massa e recheio que lembrem um clássico bombom que todo mundo ama, o bombom de morango? O TudoGostoso vai te ensinar agora como arrasar com o rocambole de chocolate com morango!

Rocambole de chocolate com morango

Rocambole de chocolate com morango

Ingredientes do rocambole de chocolate com morango

Massa de chocolate

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

8 claras
8 gemas
2/3 xícara (chá) de açúcar refinado
1 xícara (chá) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de cacau em pó ou chocolate em pó
1 colher (chá) de essência de baunilha ou outra

Recheio de creme

250 g de morango
300 g cream cheese
1/3 de xícara (chá) de creme de leite fresco
3/4 de xícara (chá) de açúcar

Ganache

1 barra de chocolate meio amargo
1/3 de xícara (chá) de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de glucose (ou mel)

Modo de preparo

Recheio de creme

Com os morangos já devidamente lavados e picados, hora de fazer uma calda de morango! Coloque os pedaços da fruta em uma frigideira em fogo baixo e tampe por alguns minutos até que os morangos comecem a soltar água.

Em seguida, destampe e vá mexendo até a água evaporar, reduzindo a calda de morango e tornando-a mais concentrada. Quando chegar a esse ponto, desligue o fogo, coloque a calda em um recipiente, feche e leve à geladeira para que ela esfrie por completo.

Assim que os morangos esfriarem, hora de fazer o creme: coloque o cream cheese, o creme de leite fresco e o açúcar e bata até obter um creme consistente. Desligue a batedeira, adicione 1/3 da calda de morango já fria e bata novamente apenas para misturar tudo.

Com o creme pronto, coloque em um recipiente e leve à geladeira.

Massa

Comece separando as claras das gemas. Em seguida, na batedeira, bata as claras em neve e, aos poucos, vá acrescentando o açúcar até dobrar o volume.

Em seguida, com a batedeira em velocidade baixa, vá adicionando as gemas, uma a uma e, por último, a essência de baunilha.

Após obter uma mistura homogênea, desligue a batedeira e vá acrescentando aos poucos a farinha de trigo e o chocolate em pó (ou cacau em pó), misturando delicadamente.

Com a massa lisa e homogênea, despeje-a em uma forma untada e forrada com papel-manteiga (ou então untada com manteiga e polvilhada com cacau em pó) e leve para assar em forno médio preaquecido até que se forme uma casquinha sobre o bolo — fique atento para não assar demais e seu bolo acabar ficando ressecado, ok?

Montagem

Após desenformar a massa, polvilhe-a com cacau em pó (ou açúcar impalpável), cubra a massa com um papel-manteiga e vire a massa. A parte onde você acabou de polvilhar será a parte de fora do rocambole e é por isso que devemos virá-la.

Com a massa já morna, quase fria, espalhe o recheio de creme de morango reservado na geladeira, ficando atento para não exagerar na quantidade de creme na ponta, pois, do contrário, o creme poderá vazar do rocambole e fazer aquela lambança. Por isso, procure concentrar o creme na ponta onde você vai começar a enrolar, ok?

Para finalizar, coloque alguns pedaços de morango lavados e picados na ponta onde você começará a enrolar e, em seguida, a hora mais esperada: enrole o rocambole! Se a massa estiver grudando, polvilhe cacau em pó sobre ela (ou açúcar impalpável).

Com o rocambole já enrolado, leve-o para geladeira. Enquanto isso, prepare a cobertura!

Ganache

Coloque os chocolates já picados em um liquidificador ou processador e reserve.

Em uma panela, coloque o creme de leite fresco e a glucose (ou mel) e leve ao fogo até que levante fervura. Assim que chegar nesse estado, despeje a mistura ainda quente sobre os chocolates no liquidificador e bata até obter um creme denso e homogêneo.

Com a ganache pronta, retire o rocambole da geladeira e espalhe a cobertura! Para finalizar, você ainda pode colocar pedaços de morango por cima e lascas de chocolate. Vai ficar simplesmente fantástico!

 

Receita de rocambole de chocolate com morango

Rocambole de chocolate com morango decorado com morangos

Recomendadas
Pela Web