Cardápio carioca: 8 receitas típicas do Rio de Janeiro

Para comemorar os 453 anos do Rio de Janeiro com muito sabor, o TudoGostoso reuniu 8 receitas típicas da Cidade Maravilhosa para você arrasar no cardápio carioca!

Comemora-se hoje, dia 1º de março, os 453 anos do Rio de Janeiro! Além de ser bonita por natureza, a Cidade Maravilhosa também surpreende com seus pratos típicos! E para celebrar mais um ano dessa cidade que tanto encanta, o TudoGostoso selecionou 8 receitas típicas do Rio de Janeiro para você receber o cardápio carioca de braços abertos! Clique sobre o nome da receita para conferir mais detalhes:

Panela com feijoada acompanhada de laranja, couve, farinha e molho

Feijoada servida com molho, farofa, laranja e couve

8 receitas típicas do Rio de Janeiro

Feijoada

A feijoada carioca é conhecida por ingredientes como feijão preto e diversas partes do porco. O prato fica ainda mais gostoso acompanhado de couve refogada caprichada, farofinha feita na hora e arroz branco. Ah, e você vai se surpreender com como a laranja é capaz de dar um toque especial à feijoada!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Bolinho de bacalhau

Como resistir a um bolinho de bacalhau que acabou de sair do fogo? Impossível! A massa do bolinho ainda conta com batata e cheiro-verde, que dão aquele toque na textura e no sabor do salgado. Tudo pode ficar ainda mais gostoso se você servir esse aperitivo acompanhado de algumas gotinhas de azeite!

Bolinhos de bacalhau

Bolinhos de bacalhau

 

Chá-mate

Antes que você fique na dúvida, esse mate é diferente daquele com que se faz o clássico chimarrão sulista. O mate do qual estamos falando é conhecido por ser presença confirmada nas praias cariocas, vendido geladinho, já adoçado e com toque opcional de limão. Só não vale esquecer de pedir um “chorinho” logo depois da primeira golada!

Biscoito Globo

Quem vem ao Rio de Janeiro não pode deixar de experimentar o combo desse famoso biscoito de polvilho com o geladinho do mate! Levinho, crocante e delicioso, o biscoito Globo tem esse nome em homenagem à padaria onde era feito. Nas terras cariocas, você pode encontrá-lo na versão salgada ou doce.

Filé à Oswaldo Aranha

O nome da receita foi dado em homenagem ao político Oswaldo Aranha, que ia sempre a um restaurante na Lapa e pedia o mesmo prato: um filé temperado com alho frito acompanhado de batatas portuguesas, farofa de ovo e arroz soltinho. Dá pra saber por que o Oswaldo Aranha pedia esse prato sempre, né?

Filé à Oswaldo Aranha

Filé à Oswaldo Aranha acompanhado de arroz e batatas

Sopa Leão Veloso

Quem gosta de peixes e frutos do mar não pode deixar de experimentar essa delícia carioca. A sopa tem esse nome em homenagem ao diplomata Paulo Leão Veloso e foi criada no restaurante Rio Minho, localizado no centro do Rio. E só pra te deixar com gostinho de quero mais, olha quais ingredientes que essa receita conta: camarão, mexilhão, peixe, lula e carne de siri. Já deu pra ver que é coisa boa, né?

Sardinha frita

Mais um dos petiscos-sensação dos cariocas! As sardinhas fritas são preparadas facilmente, e ficam ainda melhores quando servidas com algumas gotinhas de limão. Você vai se apaixonar!

Picadinho de carne

É bem provável que o picadinho tenha um lugar reservado no seu cardápio ao longo da semana. Por ser um prato de preparo rápido e fácil, o picadinho de carne bovina incrementa refeições de forma simples e saborosa. Acompanhado de cebola e legumes cozidos então, hmmm… Fica divino!

Picadinho de carne com legumes em uma panela

Picadinho de carne com legumes

 

Recomendadas
Pela Web