Tomilho: para que serve e onde usar

Venha saber mais sobre um tempero que deixa qualquer prato mais gostoso: o tomilho!

Onde usar o tomilho

Veja em quais receitas utilizar o tomilho.

Tomilho: para que serve

Os temperos dão outra cara para as receitas, né? O TudoGostoso já falou sobre alguns deles por aqui: cominho, cardamomo, coentro, noz-moscada, pimenta e outros que você pode conferir no blog. Escolher os temperos que combinam com o prato é essencial para garantir um resultado delicioso! Se você tem o hábito de temperar suas receitas com ervas, já deve conhecer o tomilho. Um arbusto aromático originário da Europa, ele é muito fácil de ser encontrado nos supermercados. Além de dar mais sabor aos pratos, ele faz bem para a saúde: combate de forma eficiente as bactérias que causam a acne, que tanto incomoda algumas pessoas. Ele é poderoso para combater os agentes causadores de infecções no organismo. O óleo de tomilho, inclusive, é usado para acabar com fungos nas unhas dos pés. O chá de tomilho é utilizado para tratar os sintomas de gripe, como a tosse e o catarro. Também ajuda a combater a dor de garganta.

O que é bouquet garni

Bouquet garni: seleção de ervas e, entre elas, o tomilho.

Onde usar o tomilho

O tomilho é muito usado na culinária mediterrânea, sendo um dos ingredientes do bouquet garni, uma mistura de ervas utilizada para aromatizar molhos e caldos. As ervas, como salsa, alecrim, tomilho e louro são amarradas com um barbantes e retiradas no fim da preparação. O sabor e aroma do tomilho se parecem com os do orégano, mas são mais suaves. O tomilho pode ser encontrado nas versões fresca ou seca. O tomilho fresco é mais saboroso e deve ser mantido na geladeira por, no máximo, duas semanas. Ele combina com carnes vermelhas, frangos, peixes, legumes, molhos, sopas e feijão.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Receitas com tomilho fresco ou seco

Ficou com vontade de utilizar o tomilho em suas receitas? Temos sugestões para você! Confira as receitas de carne ao molho de cerveja, polenta cremosa ao molho, bacalhau 7 mares, aperitivo de cebola, picanha no forno, macarrão colorido com legumes e batata rústica. Seja usando o tomilho fresco ou o seco, as suas receitas vão ficar uma delícia!

Viu como é possível temperar diversos pratos com o tomilho? Se você tiver uma receita especial com tomilho, envie para o TudoGostoso!

Recomendadas
Pela Web