Tomate confitado: o que é e como fazer

Você sabe o que é confitar os alimentos? Venha aprender sobre a técnica e como fazer tomate confitado!

Como confitar alimentos

Veja o que é a técnica de confitar e como fazer tomate confitado!

O TudoGostoso quer sempre te incentivar a cozinhar mais e melhor. Para isso, estamos sempre te mostrando técnicas básicas e dicas muito úteis, como você pode ver nas matérias: Técnicas culinárias: selar e reduzir, Guisar, saltear e marinar: o que são essas técnicas culinárias, Técnicas para desfiar frango em casa de maneira fácil, Como descascar alho: 4 dicas simples e práticas e muitas outras no blog do TudoGostoso. Hoje, vamos falar sobre uma técnica muito difundida na culinária: a técnica de confitar alimentos.  Não faz ideia do que seja? Continue lendo!

Veja o que é a técnica de confitar

O alho também fica ótimo quando confitado!

Técnica de confitar: o que é

A técnica de confitar consiste em cozinhar o alimento em gordura, como o azeite, em baixa temperatura e de maneira lenta. Dessa forma, o alimento dura mais e também fica mais macio. A técnica pode ser feita em casa, no fogão ou no forno, com carnes e legumes. Se for fazer legumes confitados, é importante não picá-los e, sim, deixá-los em pedaços maiores. O alimento fica coberto em óleo, gordura ou azeite, com temperos e ervas. É necessário que a temperatura do forno não ultrapasse os 100ºC. Se você não tiver um termômetro culinário, pode fazer a técnica no fogão, em fogo bem baixo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Os legumes precisam ser bem escolhidos: os que têm tendência a absorver gordura, como a berinjela, não são bons para confitar. Brócolis, couve-flor, alho e tomate ficam ótimos quando submetidos a essa técnica. Quer tentar em casa? Vamos te ensinar a fazer um delicioso tomate confitado. Confira os ingredientes e o modo de preparo!

O tomate confitado fica ótimo servido com torradinhas!

Tomate confitado

Ingredientes

500 g de tomate cereja
2 dentes de alho
sal a gosto
1 xícara de azeite de oliva
orégano a gosto
tomilho a gosto
pimenta calabresa a gosto
pimenta-do-reino em pó a gosto
cebolinha e salsinha a gosto

Modo de preparo

Lave os tomates e seque com papel-toalha.
Coloque os tomates em uma assadeira e coloque o azeite.
Coloque os demais ingredientes.
Leve em forno baixo até os tomates ficarem murchos.

Dica: sirva os tomates com torradinhas, massas, pães e até saladas. Que tal servi-lo em cima de um delicioso pão feito por você mesmo? Confira a receita de pão italiano caseiro e surpreenda seus amigos e familiares com as suas habilidades culinárias!

Recomendadas
Pela Web