Tempeh: o que é e como consumir a proteína vegetal perfeita para substituir a carne em receitas veganas

Olhando rápido o tempeh parece um torrone, mas é uma comida proteica feita à base de grãos fermentados que pode substituir a carne na alimentação

Já ouviu falar de tempeh? Este alimento surpreendente pode substituir a carne animal por ser uma fonte de proteínas vegetal. Tradicional da Indonésia, ele é pouco conhecido no Brasil, mas seus benefícios têm atraído mais consumidores principalmente entre pessoas que procuram receitas veganas para o almoço. Quer saber o que é este alimento misterioso e como inseri-lo na alimentação? Descubra o que é tempeh e como fazer receitas com ele no TudoGostoso!

Tempeh: tigela branca com arroz, brócolis e tempeh com gergelim

O tempeh é um substituto natural e saudável para a carne de animal

O que é tempeh?

Tempeh, ou tempê, é um alimento feito de grãos fermentados que é feito na Indonésia há centenas de anos. Ele é tipicamente de soja, mas pode ser produzido a partir de feijão, grão-de-bico, ervilha e outras leguminosas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Visualmente, quando cru, o tempeh lembra um torrone, mas ele é consumido salgado e a sua cor esbranquiçada é devido à fermentação com o fungo Rhizopus oligosporus. A textura é aveludada e ele é consumido assado, cozido ou frito.

Tempeh, tofu e seitan são iguais?

Apesar de tempeh, tofu e seitan serem conhecidos por substituírem a proteína animal, cada um deles tem as suas particularidades. O tofu é feito de soja e tem uma textura lisa e cremosa, similar a um queijo. Já o seitan tem uma aparência amarronzada como a carne e é derivada do glúten do trigo, não sendo indicada para celíacos. Ou seja, são ambos bem diferentes do tempeh que tem soja, mas é mais consistente por causa da fermentação, e substitui a carne, mas não tem glúten.

Tempeh: tempeh cru em tábua de madeira com cubos e fatias de tempeh em potes e folha de bananeira

O tempeh cru é esbranquiçado, mas seu sabor é diferente do tofu

Quais os benefícios do tempeh?

O tempeh usa os grãos inteiros em vez de processá-los, o que preserva melhor os nutrientes, incluindo as proteínas. Uma porção de 100 gramas de tempeh tem, em média, 20 gramas de proteína, uma proporção similar ao da carne. Além disso, o tempeh é um alimento prebiótico. Ou seja, ele tem uma alta quantidade de fibras e nutrientes que auxiliam no metabolismo e no trato intestinal.

E não para por aí! O preparo da soja neste alimento faz com que ele tenha mais antioxidantes até do que a soja pura. Para completar, assim como a proteína de soja, o tempeh é uma fonte de vitamina B2, potássio, cálcio, magnésio e ferro. Grãos diferentes da soja podem possuir outros benefícios, mas as proteínas e fibras estão presentes nas leguminosas em geral. Por isso, você pode fazer tempeh para substituir a carne e montar um prato vegetariano equilibrado.

Como é feito o tempeh?

O processo de produção de tempeh começa com o cozimento da soja ou do grão escolhido até ficar macio. No final do cozimento, é adicionado vinagre. Após ser cozido, a água da soja é escorrida e os grãos são misturados com um pouco do fungo Rhizopus oligosporus. O fungo é vendido em forma de pó e funciona como fermento natural.

Depois os grãos são colocados para fermentar. Na receita de tempeh tradicional, ele é colocado compactado em folhas de bananeira. Mas é possível fazer em um pote ou travessa e cobrir com plástico filme com buracos para respirar. O tempeh fica encubado em temperatura ambiente por entre 20 e 36 horas até ficar com uma cor bem esbranquiçada por fora.

Tempeh: tempeh fatiado e cozido em uma tigela

O tempeh ganha uma cor mais dourada e apetitosa depois de algum processo de cozimento

Qual é o sabor do tempeh?

O tempeh substitui a carne em nutrientes, mas seu sabor é bem diferente. Por causa da soja fermentada, ele tem um gosto que lembra cogumelos, com um toque de nozes e de amendoim. 

Pode comer tempeh cru?

Não é indicado. Diferentemente do tofu, o tempeh fica bom quente e pode ser preparado de várias maneiras, como frito, assado, grelhado, refogado, empanado e mais. Assim ele fica bem douradinho e apetitoso. Por isso que ele serve bem como prato principal de refeições.

Como fazer receitas com tempeh?

Você pode preparar versões veganas de receitas de carne usando o tempeh. Pode cortar em pedaços pequenos e refogar com legumes para fazer um prato estilo bolonhesa para comer com massa. Como o tempeh é bem suave, ele fica uma delícia com temperos mais fortes como curry, pimenta ou curry.

Outra ideia legal é fazer um hambúrguer vegetariano usando o tempeh grelhado no lugar da carne. Ainda pode colocar fatias no palito de churrasco e fazer espetinhos para servir como um petisco vegetariano ou vegano. Dá para fazer estrogonofe, servir com salada, grelhar simples com azeite, acompanhado de arroz e muito mais. Ou seja, é um alimento bem proteico, saudável e versátil que serve tanto para quem tem dieta restritiva quanto para quem quer variar no cardápio.

Veja também:

Receitas com soja: 25 opções deliciosas com a leguminosa

Lanches vegetarianos: veja 12 ideias supercriativas

Receitas veganas simples: dicas do veganismo popular para uma dieta barata e sem produtos de origem animal – Blog Tudogostoso

Recomendadas
Pela Web