Receita de croissant simples: passo a passo

Veja como fazer massa básica de croissant: receita simples.

Como fazer croissant: confira a receita.

Receita simples de croissant: confira o passo a passo.

Croissant simples: veja como fazer

O croissant é muito reconhecido como uma receita de origem francesa, mas conta-se a história de que ele nasceu em Viena, em 1683, durante um batalha. Independentemente da origem, ele é uma delícia que conquistou os brasileiros. De massa folhada e crocante por fora, ele pode ter diversos recheios, mas comê-lo com uma manteiga derretida já é o suficientemente bom! Sabia que você pode fazer diversas receitas para comer com croissant? Já mostramos por aqui como fazer manteiga caseira, requeijão caseiro, cream cheese caseiro e também há muitas receitas deliciosas para explorar no TudoGostoso, como geleia de morango e geleia de uva. Mas se você sempre quis saber como fazer croissant, chegou a hora! Vamos te ensinar a fazer uma receita simples de croissant. Anote aí os ingredientes e o modo de preparo.

Ingredientes

3 xícaras de farinha de trigo + 1 colher (sopa) de farinha de trigo (para folhar)
3 colheres (sopa) de manteiga + 100 g de manteiga (para folhar)
1 colher (sopa) de açúcar
2 ovos
1 colher (sopa) de fermento biológico
1 colher (café) de sal
1/2 xícara de água

Como fazer croissant: receita básica

Enrole a massa para formar croissant: veja o passo a passo da receita.

Modo de preparo

Primeiramente, coloque em um recipiente 1/2 xícara de farinha de trigo, o açúcar, o fermento, a água, o sal, os ovos levemente batidos, 3 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente e misture.
Ao poucos, vá acrescentando a farinha de trigo e comece a amassar a mistura, colocando sempre a farinha. A massa tem que ficar lisa.
Coloque a massa em uma tigela polvilhada com farinha, cubra com filme plástico e um pano de prato. A massa deve descansar por 45 mintos.
Em outro recipiente, misture 100 g de manteiga com 1 colher (sopa) de farinha e deixe reservado.
Pegue a massa que estava descansando e abra-a com a ajuda de um rolo de macarrão. Coloque pedaços de manteiga com farinha sobre a massa.
Dobre a massa para que a manteiga não saia.
Você terá que abrir a massa de novo, sobre uma superfície com farinha. Vire a massa e abra dos dois lados. Ela tem que ficar com um dedo de espessura.
Corte 8 triângulos e dobre a massa, da parte maior para a menor, formando um croissant. Coloque em uma assadeira untada e polvilhada com farinha.
Pincele os triângulos com ovo batido e leve em forno preaquecido. Deixe assar até dourar.

Recomendadas
Pela Web