Queijo coalho perfeito: truque muito simples deixa crocante por fora e derretido por dentro

Você nunca mais vai preparar queijo coalho de outro jeito depois de descobrir esse truque! Veja o passo a passo e inspire-se com as nossas receitas!

Não gostar de queijo coalho é uma missão quase impossível! Seja na churrasqueira, no forno ou à milanesa, a iguaria combina com as mais variadas ocasiões. Mas para a experiência ser perfeita, nada melhor do que um queijo coalho douradinho, crocante por fora e bem derretido por dentro. Essa é, definitivamente, o melhor dos dois mundos em uma única mordida!

Só que atingir esse resultado não é tão fácil assim. Se der errado, o queijo coalho pode derreter demais e pingar ou ficar borrachuda e duro. Para atingir o equilíbrio perfeito é claro que tem um truque e o TudoGostoso te mostra qual é. Vem ver!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Segredo para queijo coalho perfeito está na cura

O segredo para o queijo coalho perfeito

Você já colocou um queijo coalho na churrasqueira e ele simplesmente começou a pingar na grelha, ao ponto de você perder parte do queijo? Ou, ainda, comprou um bem borrachudo, que depois de assar ainda ficou duro e seco?

Para evitar esses dois extremos e ter um queijo coalho crocante por fora e derretido por dentro, a dica é guarda-lo na geladeira embrulhado em um pano de prato limpo. Esqueça o saquinho plástico ou pote, é o pano de prato que vai permitir que o queijo fique conservado e, ao mesmo tempo, crie uma crosta ao seu redor.

É essa crosta na superfície do queijo que faz com que ele fique crocante por fora ao assar, se mantendo molinho dentro. Para dar certo, aqui vão algumas dicas: é importante deixar na geladeira por pelo menos dois dias até que a crosta comece a se formar. Quanto mais tempo na geladeira, mais grossa a casca fica.

Além disso, garanta que o pano de prato usado esteja bem limpo e sem cheiros. Lave-o com sabão neutro e inodoro para que nenhum cheiro de limpeza passe para o queijo. Além disso, garanta que todos os itens da sua geladeira estejam bem vedados para não correr o risco de ficarem com cheiro de queijo.

O que é cura do queijo?

Um queijo curado forma uma crosta mais rígida em sua superfície

A casca que mencionamos acima é resultado de um processo que se chama cura ou maturação. Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre queijo curado ou queijo meia-cura, né? O nome vem daí.

A cura consiste em uma série de processos físicos, bioquímicos e microbiológicos provocados no queijo para que ele ganhe sabores, aromas, texturas e colorações diferentes — geralmente mais intensas.

Na indústria existem várias formas de curar o queijo, incluindo o uso de câmaras especiais e ambientes controlados, mas o método que ensinamos para o queijo coalho é uma cura caseira, feita na geladeira e bem mais simples e rápida.

No processo de cura, os milhões de microrganismos e enzimas contidos no queijo contribuem para sua maturação. O resultado final varia conforme cada tipo de queijo, além do tempo de cura. Ao final deste procedimento são geradas novas características sensoriais, como textura, sabor, cheiro e até formato do queijo.

Quais os benefícios do queijo coalho?

Se você está buscando um motivo extra para se deliciar com um queijo coalho hoje, a boa notícia é que ele tem vários nutrientes benéficos para nosso corpo.  É rico em proteínas, vitamina B12 e cálcio e tem propriedades probióticas, que ajudam a regular a flora intestinal.

Quer mais vantagens? Temos: reduz o colesterol ruim, melhora a saúde dos ossos e dentes e aumenta a sensação de saciedade. Só temos motivos para amar queijo coalho, né?

Inspire-se com essas receitas diferentes com queijo coalho

Que tal experimentar algumas receitas deliciosas e nada óbvias de queijo coalho? Veja as sugestões do TudoGostoso:

Pão de arroz com calabresa e queijo coalho

Pão de arroz? Sim! A receita é superleve e fácil de fazer. Com queijo coalho e calabresa não tem como ficar ruim, né? Vale a pena provar!

Folhado de queijo coalho

Lanchinho diferente e muito prático. Dá para comprar massa folhada já pronta, você só vai precisar montar o folhado e assar. Veja como fazer!

Petisco de queijo coalho e tapioca

Já ouviu falar em dadinho de tapioca? Essa versão com queijo coalho é de comer rezando. Quer uma dica extra? Faça geleia de pimenta para acompanhar!

Queijo coalho à milanesa

Se queijo coalho já é uma delícia, imagina à milanesa? Com poucos passos é possível dar outra cara para o petisco e deixar os convidados muito felizes.

Rocambole  de queijo coalho

Quer um almoço diferente para o domingo em família? Esse rocambole vai deixar crianças e adultos lambendo os dedos. Veja a receita!

Veja mais:

Atenção! Armazenar manteiga, requeijão e outros laticínios de forma errada afeta a sua saúde

Aprenda a fazer requeijão caseiro: receita rápida, barata e saudável para sempre ter na geladeira

Finger food: comidinhas fáceis para impressionar os amigos em casa

Recomendadas
Pela Web