Que tal um jantar saudável? Veja como comer melhor à noite e largar o delivery

Buscando ter um jantar saudável? A chave está no planejamento e escolhas inteligentes! Veja como se organizar e inspire-se com os pratos leves e deliciosos do TudoGostoso!

Você chega do trabalho cansado, abre a geladeira e não encontra nada pronto. No freezer, tudo congelado. Com a fome apertando, só resta uma opção: pedir comida por delivery e mais um dia o jantar saudável fica para depois. Se identificou com essa situação?

Acredite, você não está sozinho! Ter uma alimentação saudável pode ser um desafio, principalmente depois de um dia lotado de afazeres. Se organizar nem sempre é fácil, mas é possível! E o TudoGostoso vai te ajudar a ter um jantar saudável com as dicas e receitas abaixo. Leia!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Organize suas refeições

Comer bem está diretamente ligado com organizar com antecedência suas refeições. Se você é do tipo que esquece de tirar uma carne do freezer e acaba pedindo lanche no aplicativo de comida, sabe do que a gente está falando.

Para ter frutas, legumes e verduras à disposição é preciso ter o hábito de fazer feira semanalmente. É bom também já higienizar e picar os vegetais e deixá-los guardados em potes na geladeira. Isso vai facilitar bastante no dia a dia.

Uma alternativa para sempre ter comida saudável à mão é investir nos congelados. É possível congelar frutas para sucos, por exemplo, e verduras para as refeições, como brócolis e couve-flor. O feijão também pode ser feito em maior quantidade para ser armazenado no freezer e há, ainda, a opção de separar um dia da semana para fazer marmitas congeladas. Lembre-se: organização é planejamento é a chave para um jantar saudável.

Escolha alimentos melhores

No fim do dia é comum estarmos cansados e tendemos a escolher as refeições mais fáceis — e é aí que mora o perigo dos ultraprocessados: salgadinhos, biscoitos recheados, miojo e embutidos são alguns exemplos.

Como você já deve imaginar, esses alimentos são muito pobres em nutrientes e ricos em gordura, sódio, corantes, conservantes e açúcar, por exemplo — tudo o que devemos evitar consumir, sobretudo à noite, né?

A dica, portanto, é fazer escolhas melhores para um jantar saudável e optar por comida de verdade: cereais, legumes, verduras, carnes magras, grãos e queijos são opções muito melhores!

Saiba que arroz e feijão não são proibidos à noite

Embora muita gente acredite nisso, o arroz e feijão não são inimigos no jantar. Muita gente deixa de comer essa combinação clássica com medo de engordar à noite, mas, na real, a dupla forma um arranjo proteico excelente para a saúde.

Comer arroz e feijão diariamente traz uma série de benefícios, como prevenir doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e o mau funcionamento do intestino. Além disso, é um estímulo para cozinhar em casa, ter um jantar saudável e fugir do delivery.

Tente definir um horário para o jantar

Sopa de legumes é opção saudável de jantar saudável

Normalmente as pessoas buscam refeições mais leves no jantar porque há um mito de que comer à noite engorda mais. Na verdade, o que acontece é que as funções digestivas vão desacelerando no final do dia e, por isso, não é interessante sobrecarregar o organismo neste momento.

É importante definir um horário para o jantar, baseado na hora das demais refeições do dia e, principalmente, não comer muito próximo da hora de dormir. O ideal é respeitar um intervalo mínimo de duas horas até o momento de deitar, mas é interessante contar com ajuda profissional especializada para montar um cronograma adequado para cada pessoa.

Veja opções de jantar saudável do TudoGostoso

Agora que você já sabe como ter um jantar saudável no dia a dia, veja uma lista de receitas práticas e leves para comer à noite:

Omelete de abobrinha

Opção muito prática de jantar saudável, a base é de ovo e abobrinha, mas dá para acrescentar outros ingredientes que você tiver na geladeira, como frango desfiado, atum, carne moída ou queijo.

Torta de legumes

Ótima maneira de incluir os vegetais na alimentação, mesmo para aqueles que não são muito fãs de verduras e legumes. E o melhor: dá para incluir os legumes que tiver em casa, sem precisar ir no mercado.

Panqueca de aveia

Panqueca é uma delícia e pode ser saudável, principalmente se incluir um pouco de fibras na massa. Dá para fazer a versão doce ou salgada usando aveia e rechear como preferir. Veja a receita!

Salada de atum com feijão fradinho

Sabia que o feijão é um alimento muito nutritivo, rico em proteína? Essa salada de feijão fradinho e atum leva vários temperos deliciosos e é uma ótima opção para quem busca um jantar saudável!

Caldo de mandioca com frango

Sopa é um prato leve e saudável que vai muito bem à noite. Esta versão leva frango desfiado, requeijão, tomate, cebola e outros ingredientes maravilhosos. Veja o modo de preparo e aproveite!

Fritada de repolho

Procurando uma receita simples, que suja pouca louça e ainda serve a família toda? Essa fritada é a pedida perfeita! É preparada no forno em uma única travessa, leva repolho na massa e pode ser recheada com o que quiser.

Suflê de legumes

Mais uma maneira não óbvia (e deliciosa) de comer legumes! Em apenas 30 minutos esse suflê de legumes fica pronto para fazer a alegria de todos. Nossos legumes escolhidos foram chuchu, abobrinha e cenoura. Veja o passo a passo no vídeo:

Salmão ao forno

Rico em proteínas, vitaminas do complexo B, ômega 3 e outros nutrientes, o salmão é uma ótima pedida para um jantar saudável. Essa receita é bem fácil de fazer no forno e fica uma delícia. Experimente!

Sopa de abóbora

Outra opção de sopa deliciosa, fácil de fazer e saudável. Alho, cebola e cebolinha dão um sabor especial para o caldo. Faça em casa!

Veja mais:

Inove com receitas de grão-de-bico: aprenda a fazer empadão, almôndega e até cookie

Receitas veganas rápidas: 13 pratos que ficam prontos em até 30 minutos

Como recuperar folhas murchas e evitar o desperdício

Recomendadas
Pela Web