Ossobuco: o que é e como cozinhá-lo

Se você ainda não sabe o que é o ossobuco, TudoGostoso te explica e dá dicas de receitas com esse ingrediente.

O ossobuco é um corte de carne bovina com um osso em forma de tubo no centro, onde há o tutano.

O que é ossobuco? Talvez você já tenha se perguntado isso após assistir a alguns reality shows culinários, nos quais o ossobuco sempre aparece. O TudoGostoso vai sanar a sua curiosidade!

O que é o ossobuco?

O ossobuco é um corte de carne retirado da perna traseira do boi ou da vitela e é um corte muito utilizado por nós, brasileiros: o músculo. No entanto, ele é retirado na transversal da fibra. Ele é arredondado e tem uma parte óssea em formato de tubo, onde está o tutano, rico em proteínas e com alto valor nutritivo. O tutano é gorduroso e gelatinoso e tem um sabor marcante. Muitas pessoas viram a cara para o tutano, mas, em muitos países, ele é amplamente utilizado em molhos e também assado. No Brasil, ele também tem ganhado o status de ingrediente especial, sendo servido em restaurantes de renome. Se você quiser conferir uma receita com tutano, veja em carne de panela com agrião.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

De onde surgiu o ossobuco?

A história da origem do ossobuco não é muito precisa, mas sabe-se que o corte surgiu na Itália, sendo um prato muito antigo servido em Milão e que depois se espalhou para outros lugares do mundo. Ele faz parte da história da região e, originalmente, ele é feito num cozido que leva horas para ficar pronto, temperado com ervas e feito também com vinho tinto ou branco e azeite. Falando em vinho, quer aprender mais sobre essa bebida tradicional e cheia de história? Veja dicas rápidas e fáceis para iniciantes e adentre esse mundo cheio de aromas e sabores!

O ossobuco é retirado da parte traseira do boi e comumente preparado de forma bem lenta.

Receitas com o ossobuco

Agora que você já sabe o que é o ossobuco, que tal preparar receitas com esse corte? O ossobuco na panela da pressão é fácil e rápido de ser feito. Gosta de cebola? Então, veja essa receita de ossobuco na cebola. O TudoGostoso já te ensinou a cortar cebola sem chorar, então, não tem desculpa para não usar esse ingrediente! A seguir, confira dicas de como preparar carnes vermelhas em geral.

Carne vermelha: preste atenção ao ponto e ao tempero

A carne vermelha é uma boa fonte de proteínas e cada corte tem um sabor diferente. Para seu prato ficar delicioso, é necessário preparar a carne com cuidado, para que o ponto fique perfeito. Você pode conferir as dicas que o TudoGostoso já te deu para acertar o ponto da carne. Para a carne vermelha ficar apetitosa, você deve prestar atenção também ao tempero utilizado. Confira 3 formas básicas de temperar carne vermelha.

Recomendadas
Pela Web