Frango assado de padaria em casa: descubra como temperar e assar a ave como um profissional

Já sabe como assar frango no forno? Seguindo as dicas certas você pode preparar a ave com gostinho de padaria. E é claro que o TudoGostoso vai te orientar nessa missão. Confira!

Um franguinho vai bem preparado de qualquer forma: frito, cozido, ensopado e, claro, assado! Um frango de padaria é a cara de um típico almoço de domingo, rodeado de quem amamos e com comida boa no prato, né? E para quem quer colocar a mão na massa, o TudoGostoso ensina como assar frango no forno e mostra os truques para que ele fique dourado, com uma pele crocante e bem úmido por dentro. Aguou só de pensar? Pare de passar vontade e aprenda a preparar em casa!

Aprenda como assar frango no forno com as dicas do TudoGostoso

Limpe o frango

Agora que você decidiu preparar o frango assado em casa, é hora de escolher qual corte usar. Nossa recomendação é assar o frango inteiro, assim como na padaria. Ele fica delicioso e bem apresentável para compor a mesa do almoço em família. Mas se você preferir usar cortes de coxa ou sobrecoxa, por exemplo, também fica gostoso.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Com a ave em mãos, é hora de limpar a carne. Retire excessos de gordura e os miúdos do interior do frango inteiro. Caso haja pele sobrando, você pode dar uma aparada, mas lembre-se que, para assar frango no forno e ter aquele resultado de padaria, é importante manter a pele. É ela que dá sabor, crocância e aparência douradinha para o prato.

Capriche nos temperos

Para cozinhar um frango bem temperado não dá para economizar nos condimentos, viu? Escolha os temperos que mais combinam com a ave e capriche. Quer algumas sugestões de temperos que dão muito certo? Experimente cebola, alho, açafrão e ervas finas desidratadas.

Para que o tempero penetre ainda mais na carne, você pode fazer uma pasta com todos eles e adicionar azeite e suco de limão. Bata tudo no liquidificador e espalhe minuciosamente no frango: por dentro, por fora e até sob a pele, com cuidado para não rasgá-la.

Outra dica importante é respeitar o tempo da marinada. Ou seja: agregue todo o tempero ao frango e coloque-o em um saquinho culinário ou pote bem vedado para descansar na geladeira e absorver ainda mais sabor. Quanto mais tempo esperar, melhor. Você pode até deixar marinando de um dia para o outro.

Sem tempo? Que tal uma versão descomplicada para assar frango no forno?

Normalmente, o frango de padaria é temperado com antecedência para que fique bem saboroso, mas isso requer planejamento prévio. Se por acaso você decidiu fazer frango no forno de última hora, nem tudo está perdido. Há uma versão sem a marinada que fica pronta mais rápido. Veja a receita no vídeo:

Atenção ao forno

Para assar frango no forno, o ideal é escolher uma assadeira grande, que comporte a ave e ainda tenha espaço o bastante para armazenar as gorduras que saem. Para deixar a apresentação mais bonita, amarre as coxinhas de frango juntas com a ajuda de um pedaço de barbante. A parte do peito, claro, é virada para cima e as costelas para baixo.

Para o frango ficar dourado no forno, você deve monitorar a cocção e a cada 20 minutos regar a carne com o líquido formado por tempero e gordura que se formou na assadeira. Isso deixará a receita bem brilhante. Dica extra: tenha paciência, um frango inteiro demora cerca de duas horas para assar. Quando espetar a ave e ela não liberar sangue ou líquidos, está pronta!

Escolha os complementos para seu frango assado

O tempero do frango assado é o que confere o sabor especial de padaria

Agora que você já viu como assar frango no forno, está na hora de escolher os complementos para a sua refeição. Veja algumas opções:

Farofa de cebola

Frango assado sem farofa é quase um crime! E você não precisa de muitos ingredientes para dar muito sabor à farinha de mandioca. Essa farofa de cebola é a prova disso! Veja como preparar.

Batata calabresa

Uma batatinha calabresa também combina superbem com o frango. Você pode até aproveitar a assadeira da ave para assar as batatas ao mesmo tempo. Aprenda a fazer e se delicie!

Salada de maionese

A salada de maionese é um artifício para fazer as crianças comerem legumes, afinal não tem que não goste dessa delícia. E melhor: é bem fácil de fazer!

Salpicão

O salpicão é o acompanhamento ideal para dias quentes porque pode ser comido geladinho. Também é uma receita democrática porque você sempre pode substituir ingredientes que não é tão fã, como é o caso da polêmica uva-passa.

Molho vinagrete

Que tal trazer um pouco de acidez e frescor para o prato? Esse molho vinagrete vai dar uma camada a mais de sabor para o seu frango.

Arroz à grega

Um arroz colorido deixa o prato bem bonito, além de ser delicioso, né? Nossa versão leva ervilha, cenoura, passas, cebolas e vários outros ingredientes. Escolha os que mais gostar e aproveite!

Veja mais:

Aprenda a fazer receitas com frango usando sobras do almoço e jantar

Queijo coalho perfeito: truque muito simples deixa crocante por fora e derretido por dentro

Hambúrguer de picanha é no TudoGostoso: aprenda a fazer o sanduíche com a carne nobre

Recomendadas
Pela Web