Feijão tropeiro: como fazer

Confira como é simples incrementar seu almoço com um feijão tropeiro delicioso e digno de muitos elogios!

Confira o passo a passo para um feijão tropeiro delicioso!

Confira como é fácil fazer um feijão tropeiro saborosíssimo!

Feijão tropeiro é um dos pratos queridinhos dos brasileiros! A receita de origem mineira, com feijão, calabresa, couve e farinha de mandioca é uma delícia fácil de fazer e muito saborosa.

Uma curiosidade é que o nome provém dos tropeiros, viajantes do período colonial que carregavam diversas mercadorias durante suas tropas e com o auxílio dos animais. À medida que a tropa andava, os ingredientes acabavam se misturando, resultando no famoso feijão tropeiro.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Se você tinha dúvida na hora de preparar essa maravilha, o TudoGostoso veio solucionar te ensinando o passo a passo. Confira!

Ingredientes

500 g de feijão carioquinha cozido

250 g de linguiça calabresa picadinha

150 g de bacon picadinho

1 maço de couve-manteiga lavada e picada

1 cebola média picada

5 dentes de alho amassados

4 ovos fritos e picados

200 g de farinha de mandioca

1 xícara (chá) de azeite

cheiro-verde a gosto

sal e pimenta-do-reino a gosto

Incremente seu feijão com ingredientes que irão somar sabor ao prato!

Com muito sabor, o feijão se torna ainda mais gostoso com a adição de ingredientes saborosos!

Modo de preparo

Se você achava que era complicado fazer um feijão tropeiro, vamos te mostrar que é mais simples do que você imagina! Para começar, coloque o azeite em uma panela e frite o bacon e a linguiça bem picadinhos. Após estarem fritos, retire-os com o auxílio de uma escumadeira, coloque sobre um papel-toalha e reserve.

Nessa mesma panela onde fritou o bacon e a linguiça, adicione a cebola, seguida pelo alho, o feijão cozido e escorrido e mexa bem.

Logo em seguida, acrescente o bacon e a linguiça frita, a farinha de mandioca, a couve, os ovos fritos picados e o cheiro-verde a gosto. Torne a misturar tudo e adicione sal e pimenta-do-reino a gosto, verificando se o sal está no ponto desejado.

Tudo pronto, agora é só colocar em um refratário e servir!

Algumas ajudas extras!

Se você tiver dúvida na hora de cozinhar o feijão, não se preocupe: o TudoGostoso te ensinou nessa matéria como preparar feijão — e inclusive como fazer feijão sem panela de pressão.

Já na parte dos alimentos fritos, não se preocupe: temos algumas dicas para fritar alimentos sem fazer sujeira. E, no caso dos ovos, tem como fritá-los com água e até no micro-ondas.

Ah, e se seu problema é o cheiro que a cebola e o alho deixam na mão após cortá-los, o TudoGostoso ensinou como tirar o cheiro de alho e cebola das mãos.

E se ainda tiver dúvidas, não deixe de conferir esse vídeo ensinando o passo a passo dessa delícia de feijão:

 

Recomendadas
Pela Web