Culinária japonesa e chinesa: saiba as diferenças

Muita gente confunde os pratos japoneses com os chineses. E você? Sabe quais são as diferenças entre eles? O TudoGostoso te conta!

diferenças culinárias japonesas e chinesas

Os brasileiros têm consumido cada vez mais a comida asiática. São muitas as pessoas apaixonadas pelos maravilhosos hot rolls e outras delícias como a receita de yakissoba que o TudoGostoso já ensinou como fazer!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Por isso, hoje nós decidimos esclarecer uma dúvida comum: quais são as diferenças entre a culinária japonesa e a culinária chinesa? Vem com a gente conferir!

Principais diferenças entre as culinárias asiáticas

As diferenças entre as comidas japonesas e chinesas vão bem além do sabor: o preparo e o valor nutricional de cada culinária são bem singulares. Enquanto a culinária japonesa usa condimentos mais leves e com pouco temperos, como o molho de soja, a raiz forte e o vinagre de arroz, os chineses usam e abusam de especiarias como o anis-estrelado e a mostarda picante.

Além disso, uma das diferenças mais marcantes é o fato de a culinária japonesa usar muitos frutos do mar e ser predominantemente crua (como nos saborosos sushis e sashimis), enquanto a chinesa é conhecida por suas carnes e frituras (como as deliciosas receitas de tempurá e rolinho primavera). Para você que adora se aventurar na cozinha, o TudoGostoso já mostrou o passo a passo de como fazer o sushi perfeito!

Os pratos chineses geralmente são servidos em maiores porções do que os pratos japoneses.

culinária japonesa

A culinária japonesa utiliza muitos peixes, como o atum e o salmão.

Pratos japoneses e chineses são saudáveis?

Embora a culinária japonesa pareça ser bem saudável, quem é diabético precisa tomar cuidado, afinal, um dos principais ingredientes é o arroz, que se transforma em açúcar no processo de digestão. Quem é hipertenso precisa consumir o shoyu (molho de soja) moderadamente por causa da quantidade de sódio! Já os pratos chineses podem ter uma significativa quantidade de gordura.

Por outro lado, os frutos dos mar são ricos em ômega 3, uma gordura boa necessária para o bom funcionamento do cérebro e do coração.

Mas o TudoGostoso quer saber qual é a sua preferida. Deixe o seu comentário contando para a gente!

Recomendadas
Pela Web