Conheça a história do famoso Mac and Cheese dos EUA

Quer mergulhar na história de um dos pratos mais famosos dos EUA? o TudoGostoso te conta a origem e como você pode preparar esse macarrão com queijo em casa.

A culinária dos Estados Unidos vai muito além do famoso hambúrguer com fritas. Mas o que exatamente você conhece das iguarias estadunidenses e suas influências? Um dos pratos mais famosos no país do Tio Sam é o Mac and Cheese, no nosso português macarrão com queijo, e a gente vai te contar um pouco mais sobre as origens (e, claro, te mostrar como fazer) dessa delícia que carrega muita história no seu sabor. Quer saber tudo? Vem viajar com a gente!

Saiba mais sobre a história do Mac and Cheese

Como surgiu

Para entender as origens do Mac and Cheese, vamos fazer uma viagem no tempo, mais precisamente nos anos de 1770, quando o chef James Hammings, escravizado por Thomas Jefferson na época, foi designado para a cozinha e levado para a França junto com o então presidente americano. Durante o período no país europeu, James incorporou a culinária francesa ao seu modo de cozinhar, dando ao país norte americano o gosto pela comida com bastante molhos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Assim nasceu o que no começo foi chamado de torta de macarroni. Era feito com massa de macarrão seco, bem cozido, em uma proporção de metade leite e metade água. Foi incorporada manteiga na medida certa. Depois de adicionar bastante queijo, o chef colocava tudo em uma panela fechada para cozinhar em fogão aberto e extremamente quente, que funcionava à carvão. A curiosidade era depositar a brasa também na tampa da panela, para derreter o queijo por igual.

mão negra adicionando queijo ao macarrão para preparar mac and cheese, ao lado recipientes com manteiga, queijo e macarrão escoado

A série High on the Hog mostra a história por trás do famoso Mac And Cheese

Ganhando popularidade

O presidente Jefferson logo se apaixonou e não abriu mão de servir em seus jantares oficiais. Como condição para conceder a liberdade ao chef James Hemmings, exigiu que a receita fosse ensinada para outro cozinheiro. Foi então assim que James mostrou tudo o que sabia para alguns cozinheiros. Assim, o Mac and Cheese foi passado adiante, de geração em geração.

Outra versão para a história do macarrão com queijo, mas que nada mais é que uma consequência da popularização do prato, é a de que um grande empresário dos anos 30, já no século XX, resolveu industrializar essa refeição. Assim, com a queda do poder aquisitivo causado pela Grande Depressão, apenas uma caixa do produto poderia alimentar uma família toda.

Legado

Do chef Hemmings, tornado liberto em 1796, se tem registro apenas de utensílios de cozinha e uma lista com quatro receitas. Já o Mac and Cheese não apenas se tornou um dos pratos mais consumidos por pessoas de todas as idades dos Estados Unidos, mas também foi transportado e adaptado para vários países pelo mundo.

macarrão parafuso com bastante queijo sendo levantado por um garfo, dentro de um recipiente vermelho

Faça a sua versão do macarrão com queijo

Receita de macarrão com queijo

Já sabemos que essa mistura de macarrão quentinho tem bastaaaante queijo e uma raiz histórica bem forte. Então que tal reproduzir na sua casa e viver um pouquinho da tradição do país norte americano, sem deixar de incorporar o seu jeitinho? Escolha uma de nossas receitas de Mac and Cheese, bote a mão na massa e aproveite!

Veja também:

Nova série da Netflix revela legumes e frutas que vieram da África

Recomendadas
Pela Web