Como fazer Smash Burger: aprenda técnica para preparar o hambúrguer da moda

Tá com vontade de comer um hambúrguer diferente? Que tal fazer um smash burger? Confira mais sobre esse alimento que virou tendência nas hamburguerias

Quer uma desculpa para comer um hambúrguer? No dia 28 de maio é comemorado o Dia do Hambúrguer. Seja nessa data ou em qualquer outra do ano, essa é uma boa pedida. E o queridinho do momento é o hambúrguer prensado/esmagado, também conhecido como smash burger. Mas você sabe como fazer smash burger? Ainda não? Para te ajudar nisso, o TudoGostoso reuniu dicas sobre o modo de preparo e os ingredientes necessários para fazer esse hambúrguer. Ele é extremamente saboroso pela forma como é feito e combina com uma cerveja ou com uma pink lemonade. Confira e saboreie com os amigos!

Como fazer smash burger: pão prensado com carne, queijo e bacon

Confira como fazer o smash burger

O que é um hambúrguer smash?

O smash burger é um hambúrguer menor e mais fino do que os tradicionais. Ele é prensado na chapa e possui um sabor marcante, gerando a “Reação de Maillard”, que nada mais é do que uma reação química das proteínas com os açúcares, resultando naquela crosta marrom.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Como o smash burger surgiu no Brasil?

O smash burger surgiu nos Estados Unidos, mas aproximadamente em 2014 essa tendência de hambúrguer prensado começou a se espalhar pelo Brasil.

Qual a diferença entre smash e o hambúrguer tradicional?

A carne do smash burger não passa de 110 gramas e é preparado no momento de montagem do hambúrguer, já o hambúrguer tradicional possui carne mais pesada e é preparado antes da montagem.

Qual o melhor pão para smash burger?

O melhor tipo de pão para o smash burger é o liso e com acabamento simples. Dê preferência por um tipo de hambúrguer que seja leve.

Qual carne é boa para fazer smash burger?

O acém com capa de filé é o tipo de carne mais recomendada para quem deseja preparar o Smash Burger, por ter um sabor mais neutro.

Como fazer Smash Burger: uma pessoa está assando carne na chapa

Descubra o melhor tipo de carne para o seu Smash Burger

Não tenho chapa em casa, o que posso utilizar para fazer o smash burger?

Para quem não tem chapa em casa, uma opção é utilizar uma frigideira antiaderente que esquente bastante e alcance uma temperatura superior a 200ºC.

Como fazer Smash Burger: uma pessoa está prensando a carne em uma chapa

Confira outras formas de prensar o Smash Burger

Como fazer smash burger em casa

Agora que você já sabe sobre itens importantes para preparar o seu smash burger, confira como fazer:

O primeiro passo é separar os seguintes itens: pão de hambúrguer leve, manteiga clarificada, blend escolhido (dê preferência pelo acém com 25% de gordura), queijos processados, como o american cheese, sal, pimenta do reino, espátula e algum objeto para prensar a carne (pode ser o prato).

Se você tiver chapa, comece a preparação nela, caso contrário, você pode usar uma frigideira antiaderente. Acrescente um pouco de manteiga onde o Smash Burger será preparado (apenas quando a chapa ou a frigideira estiver bem quente). Antes de começar a prensar o Smash, coloque mais um pouco de manteiga sobre a carne. Dica: essa técnica ajuda a não grudar a carne na chapa.

Agora é a hora de prensar a carne. Para isso, utilize uma prensa ou uma espátula e deslize-a sobre a carne. Adicione o tempero da sua preferência com sal e pimenta. Então, vire o Smash Burger. Adicione o queijo e, enquanto isso, aproveite para selar o pão. Retire o Smash com uma espátula com cuidado da frigideira ou da chapa. Pronto! O seu smash burger pode ser degustado. Se você desejar, aproveite a oportunidade para preparar um acompanhamento, como uma porção de batata frita de fast-food, cebola empanada, batata smile e frango frito.

Como fazer Smash Burger: uma pessoa está colocando queijo em cima da carne do Smash Burger

Confira o modo de preparo do Smash Burger

Veja mais:

Dia do Hambúrguer: 6 utensílios perfeitos para preparar sanduíches deliciosos

Hambúrguer de costelinha: aprenda como fazer o sanduíche com costela de porco em casa

Hambúrguer de picanha é no TudoGostoso: aprenda a fazer o sanduíche com a carne nobre

Recomendadas
Pela Web