Como fazer pipoca de cinema em casa? TudoGostoso revela todos os segredos das bombonieres

Depois de aprender a fazer essa pipoca de cinema em casa, você nunca mais vai querer prepará-la de outro jeito. Confira todos os truques para fazer uma receita digna de bomboniere.

Poucas coisas são tão prazerosas quanto sentar em uma sala de cinema com um balde de pipoca no colo — aquele com um gostinho maravilhoso de manteiga e sal na medida certa! Eu sei que você já tentou repetir essa receita em casa e não ficou igual, não é? É que para fazer pipoca de cinema existem alguns truques usados pelas bombonieres que provavelmente você ainda não conhece.

A verdade é que não basta colocar manteiga na pipoca em casa achando que ela vai ficar igual à de cinema. Os truques vão um pouco além disso e o TudoGostoso te mostra, abaixo, quais são. Continue a leitura, escolha seu filme favorito e delicie-se!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O milho deve ser premium

É claro que a base para ter uma pipoca de qualidade é investir em um bom milho. Não se engane, milho de pipoca não é tudo igual! Repare que na prateleira de mercado existem algumas opções diferentes, incluindo os grãos premium ou super premium.

Eles costumam ter um valor um pouco maior do que o milho tradicional, mas, em compensação, oferecem mais qualidade, com grãos que estouram mais facilmente e geram pipocas maiores e mais macias. De nada adianta economizar no milho e acabar com vários grãos sem estourar na panela, né? Por isso dê preferência para um de qualidade.

Use óleo de canola ou de coco

Está há anos tentando estourar a pipoca em óleo de soja e não consegue um resultado de pipoca de cinema? Pois saiba que os melhores óleos para a pipoca são o de canola ou de coco e eles fazem toda a diferença no preparo final. O bacana é que essas gorduras são mais saudáveis para nosso corpo, além de contarem com poucas calorias e serem ricos em Ômega 3. Parece uma troca interessante de ser feita, não?

Aprenda a fazer manteiga clarificada

Manteiga clarificada fica líquida e com cor bem amarelada

Precisamos ser sinceros e te dizer que a pipoca de cinema leva alguns ingredientes diferentes do que temos em casa. Normalmente a manteiga utilizada, por exemplo, não é a comum, mas sim uma mistura de gordura vegetal saborizada de manteiga. Produtos desse tipo são vendidos em grandes quantidades para a indústria, então não é simples de achar.

Nossa dica, portanto, é investir na manteiga clarificada, que é uma manteiga mais pura, livre de toxinas e de líquidos, dando mais sabor e evitando que a pipoca fique murcha. Se você já experimentou jogar manteiga comum derretida em cima da pipoca deve ter reparado que isso acontece e não é legal, né?

Para clarificar a manteiga é bem simples: aqueça a manteiga em uma panela de fundo grosso em fogo baixo até que comece a ferver. Você vai notar que a manteiga se dividirá em três partes, uma espuma branca na superfície, o óleo bem amarelo no meio e resíduos sólidos do leite no fundo.

Com a ajuda de uma espátula retire a espuma branca e, então, com cuidado, separe a parte líquida dos resíduos sólidos com a ajuda de um coador de pano. O que queremos é a parte líquida, que é a manteiga clarificada.

Opte pelo sal micronizado

Está cansado de sofrer para fazer com que os grãos de sal grudem na pipoca? No fim das contas eles vão parar no fundo do pote e a pipoca continua sem sal, né? Isso não acontece com a pipoca de cinema por dois motivos: primeiro porque o milho já é estourado com uma quantidade de sal na panela e, segundo, porque o sal utilizado é especial.

Sim, você jamais terá o mesmo resultado com sal de cozinha comum porque o utilizado pelas bombonieres é o sal micronizado, que é um tipo bem mais fininho e que adere melhor à pipoca. Ele já é vendido pronto no mercado ou você pode fazer em casa, moendo o sal normal usando o liquidificador.

Mas, como você já deve imaginar, o sal utilizado no cinema também é diferente. Normalmente é usado um tempero de sal com sabor de manteiga, que também deixa a pipoca mais amarelada. Novamente, esse é um produto revendido para grandes negócios, mas já é possível encontrar sais especiais para pipoca sabor manteiga para uso doméstico.

Fogo baixo no início e alto quando começar a estourar

Até aqui você já aprendeu algumas dicas importantes para fazer pipoca de cinema em casa. Na hora de pôr a mão na massa, escolha um milho premium e coloque-o na panela junto com um pouco de óleo de canola e manteiga clarificada. Você pode colocar um pouco de sal micronizado já nesta etapa.

Então, ligue o fogo baixo e vá mexendo até que o primeiro grão estoure. Em seguida, tampe a panela e aumente o fogo. Isso vai ajudar a aquecer todos os milhos igualmente e depois potencializar seu estouro, com flores de pipoca maiores.

Quando terminar de estourar é hora de servir. Finalize com manteiga clarificada e mais sal a gosto. Com certeza você nunca mais vai querer comer pipoca de outro jeito depois de provar essa!

Veja mais:

7 dicas para a pizza caseira ficar igual à de pizzaria

Como fazer pipoca: confira truques e faça pipoca até no forno!

Frango frito igual ao de fast-food: truques para receita ficar crocante e sequinha

Recomendadas
Pela Web